dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Carpolígua. |
|
dc.contributor.referee3 |
SANTOS, Claúdia Patrícia F. dos. |
|
dc.description.resumo |
O Lixo eletrônico é proveniente do descarte de materiais eletrônicos, esse se
caracteriza por apresentar uma gama de metais pesados em sua composição, e por
esse motivo, ao serem descartados de maneira inadequada, ocasionam uma serie de
impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Considerando a relevância e
atualidade dessa temática, é de grande importância o envolvimento da escola no
desenvolvimento de atividades voltadas à problemática do lixo eletrônico. Diante
disso, o presente trabalho tem como objetivo planejar, executar e avaliar uma
experiência de ensino em educação ambiental, sobre o lixo eletrônico com ênfase no
descarte adequado de pilhas e baterias, com os alunos do 3º ano “A” do ensino médio
EJA da E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta-PB. O projeto de ensino
tem como objetivo apresentar e discutir com os alunos formas adequadas de manejo
e descarte daqueles materiais. A sequência didática foi organizada em três etapas
inspiradas na didática da pedagogia histórico-crítica buscando compreender a prática
social inicial do conteúdo através de um questionário sobre a relação dos alunos com
o lixo eletrônico; seguida da instrumentalização através de uma aula expositivo dialogada que apresentou os principais conceitos relativos ao tema; finalizado com a
organização de uma campanha de coleta e descarte correto de pilhas e baterias na
escola. Como resultado do trabalho notou-se uma participação ativa dos alunos em
todas as etapas. O tema despertou muito interesse. A estrutura didática facilitou a
participação. Conclui-se, portanto, que a problemática do lixo eletrônico é um tema
socialmente relevante e deve ser trabalhado nas escolas enquanto tema de educação
ambiental, e a estrutura proposta, que liga os problemas cotidianos aos estudos
teóricos, permitiu a sensibilização dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Descarte correto de pilhas e baterias: uma experiência em educação ambiental na educação de jovens e adultos em Nova Floresta-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-07 |
|
dc.description.abstract |
This research study aim to plan, execute and evaluate a teaching experience in
environmental education, about eletronic waste, with emphasis in the proper disposal
of batteries with the students of the high school EJA in the class 3rd "A" of the school
José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta-PB. Electronic waste comes from the
disposal of electronic materials. It is known by quantity of heavy metals in its
composition, and for this reason, when disposed of inappropriately, they cause a series
of impacts on the environment and human health. Considering the relevance of this
subject, it is necessary to involve the school in the development of activities focused
on the problem of electronic waste. The teaching project aims to present and discuss
with students the appropriate ways of handling and discarding of those materials. The
didactic sequence was organized in three stages inspired by the didactics of historical critical pedagogy. The aim was to understand the social relevence of content through
a questionnaire about the relationship of students with electronic waste; followed by
the orientation of solid wastes management through an expositive class where was
presented the main concepts related to the theme; finally, a campaign of collection and
disposal of batteries was promoted in the school. As a result of the work, there was an
active participation of the students in all the stages. The subject caught attention. The
didactic structure helped in participation. It is concluded, therefore, that the problem of
electronic waste is a socially relevant issue and must be worked in schools as a theme
of environmental education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6634 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T08:36:10Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T08:36:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lixo eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic Waste |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education. |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
|
dc.subject |
Práctica docente |
|
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Géssica da Silva Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proper Battery Disposal: An Experience in environmental education in youth and adult education in New Forest-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Eliminación correcta de pilas: una experiencia de educación ambiental en la educación de jóvenes y adultos en Nova Floresta-PB. |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Géssica da Silva Santos. Descarte correto de pilhas e baterias: uma experiência
em educação ambiental na educação de jovens e adultos em Nova Floresta-PB. 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los desechos electrónicos provienen del desecho de materiales electrónicos, los cuales se caracterizan por tener una gama de metales pesados en su composición, por lo que al ser desechados de manera inadecuada, provocan una serie de impactos al medio ambiente y a la salud humana. Considerando la relevancia y actualidad de este tema, la participación de la escuela en el desarrollo de actividades dirigidas al problema de los desechos electrónicos es de gran importancia. Por ello, el presente trabajo tiene como objetivo planificar, ejecutar y evaluar una experiencia docente en educación ambiental, sobre residuos electrónicos, con énfasis en el descarte adecuado de pilas, con estudiantes del 3° año “A” de la secundaria EJA de la E.E.E.F.M. José Rodderrick de Oliveira, Nova Floresta-PB. El proyecto didáctico tiene como objetivo presentar y discutir con los estudiantes las formas adecuadas de manipulación y disposición de esos materiales. La secuencia didáctica se organizó en tres etapas inspiradas en la didáctica de la pedagogía histórico-crítica, buscando comprender la práctica social inicial del contenido a través de un cuestionario sobre la relación entre los estudiantes y los desechos electrónicos; seguido de la instrumentalización a través de una clase expositiva dialógica que presentó los principales conceptos relacionados con el tema; finalizó con la organización de una campaña para la recogida y correcta eliminación de pilas en la escuela. Como resultado del trabajo, se notó una participación activa de los estudiantes en todas las etapas. El tema despertó mucho interés. La estructura didáctica facilitó la participación. Se concluye, por tanto, que el tema de los desechos electrónicos es un tema socialmente relevante y debe ser trabajado en las escuelas como un tema de educación ambiental, y la estructura propuesta, que vincula problemas cotidianos a estudios teóricos, permitió la sensibilización de los estudiantes. |
|