DSpace/Manakin Repository

Descarte correto de pilhas e baterias: uma experiência em educação ambiental na educação de jovens e adultos em Nova Floresta-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 GIESTA, Letícia Carpolígua.
dc.contributor.referee3 SANTOS, Claúdia Patrícia F. dos.
dc.description.resumo O Lixo eletrônico é proveniente do descarte de materiais eletrônicos, esse se caracteriza por apresentar uma gama de metais pesados em sua composição, e por esse motivo, ao serem descartados de maneira inadequada, ocasionam uma serie de impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Considerando a relevância e atualidade dessa temática, é de grande importância o envolvimento da escola no desenvolvimento de atividades voltadas à problemática do lixo eletrônico. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo planejar, executar e avaliar uma experiência de ensino em educação ambiental, sobre o lixo eletrônico com ênfase no descarte adequado de pilhas e baterias, com os alunos do 3º ano “A” do ensino médio EJA da E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta-PB. O projeto de ensino tem como objetivo apresentar e discutir com os alunos formas adequadas de manejo e descarte daqueles materiais. A sequência didática foi organizada em três etapas inspiradas na didática da pedagogia histórico-crítica buscando compreender a prática social inicial do conteúdo através de um questionário sobre a relação dos alunos com o lixo eletrônico; seguida da instrumentalização através de uma aula expositivo dialogada que apresentou os principais conceitos relativos ao tema; finalizado com a organização de uma campanha de coleta e descarte correto de pilhas e baterias na escola. Como resultado do trabalho notou-se uma participação ativa dos alunos em todas as etapas. O tema despertou muito interesse. A estrutura didática facilitou a participação. Conclui-se, portanto, que a problemática do lixo eletrônico é um tema socialmente relevante e deve ser trabalhado nas escolas enquanto tema de educação ambiental, e a estrutura proposta, que liga os problemas cotidianos aos estudos teóricos, permitiu a sensibilização dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Descarte correto de pilhas e baterias: uma experiência em educação ambiental na educação de jovens e adultos em Nova Floresta-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-07
dc.description.abstract This research study aim to plan, execute and evaluate a teaching experience in environmental education, about eletronic waste, with emphasis in the proper disposal of batteries with the students of the high school EJA in the class 3rd "A" of the school José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta-PB. Electronic waste comes from the disposal of electronic materials. It is known by quantity of heavy metals in its composition, and for this reason, when disposed of inappropriately, they cause a series of impacts on the environment and human health. Considering the relevance of this subject, it is necessary to involve the school in the development of activities focused on the problem of electronic waste. The teaching project aims to present and discuss with students the appropriate ways of handling and discarding of those materials. The didactic sequence was organized in three stages inspired by the didactics of historical critical pedagogy. The aim was to understand the social relevence of content through a questionnaire about the relationship of students with electronic waste; followed by the orientation of solid wastes management through an expositive class where was presented the main concepts related to the theme; finally, a campaign of collection and disposal of batteries was promoted in the school. As a result of the work, there was an active participation of the students in all the stages. The subject caught attention. The didactic structure helped in participation. It is concluded, therefore, that the problem of electronic waste is a socially relevant issue and must be worked in schools as a theme of environmental education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6634
dc.date.accessioned 2019-09-04T08:36:10Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T08:36:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lixo eletrônico pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Electronic Waste pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education. pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Práctica docente
dc.subject Educación de jóvenes y adultos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Géssica da Silva Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Proper Battery Disposal: An Experience in environmental education in youth and adult education in New Forest-PB. pt_BR
dc.title.alternative Eliminación correcta de pilas: una experiencia de educación ambiental en la educación de jóvenes y adultos en Nova Floresta-PB.
dc.identifier.citation ARAÚJO, Géssica da Silva Santos. Descarte correto de pilhas e baterias: uma experiência em educação ambiental na educação de jovens e adultos em Nova Floresta-PB. 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Los desechos electrónicos provienen del desecho de materiales electrónicos, los cuales se caracterizan por tener una gama de metales pesados ​​en su composición, por lo que al ser desechados de manera inadecuada, provocan una serie de impactos al medio ambiente y a la salud humana. Considerando la relevancia y actualidad de este tema, la participación de la escuela en el desarrollo de actividades dirigidas al problema de los desechos electrónicos es de gran importancia. Por ello, el presente trabajo tiene como objetivo planificar, ejecutar y evaluar una experiencia docente en educación ambiental, sobre residuos electrónicos, con énfasis en el descarte adecuado de pilas, con estudiantes del 3° año “A” de la secundaria EJA de la E.E.E.F.M. José Rodderrick de Oliveira, Nova Floresta-PB. El proyecto didáctico tiene como objetivo presentar y discutir con los estudiantes las formas adecuadas de manipulación y disposición de esos materiales. La secuencia didáctica se organizó en tres etapas inspiradas en la didáctica de la pedagogía histórico-crítica, buscando comprender la práctica social inicial del contenido a través de un cuestionario sobre la relación entre los estudiantes y los desechos electrónicos; seguido de la instrumentalización a través de una clase expositiva dialógica que presentó los principales conceptos relacionados con el tema; finalizó con la organización de una campaña para la recogida y correcta eliminación de pilas en la escuela. Como resultado del trabajo, se notó una participación activa de los estudiantes en todas las etapas. El tema despertó mucho interés. La estructura didáctica facilitó la participación. Se concluye, por tanto, que el tema de los desechos electrónicos es un tema socialmente relevante y debe ser trabajado en las escuelas como un tema de educación ambiental, y la estructura propuesta, que vincula problemas cotidianos a estudios teóricos, permitió la sensibilización de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta