dc.creator.ID |
SILVA, J. V. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7295278766464212 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thayana Priscila Domingos da. |
|
dc.description.resumo |
Evolução é uma das ideias mais poderosas da ciência e a única teoria unificadora das
Ciências Biológicas. Sendo assim, a evolução deve constituir uma articulação entre
todos os temas do currículo da disciplina Biologia. Por ser um tema relevante, a
evolução necessita de muitos estudos. Devido à escassez de estudos que abordam a
percepção dos estudantes de escolas públicas nos municípios de Cuité, Nova Floresta
e Jaçanã, o objetivo desse trabalho é analisar as percepções de estudantes de
escolas públicas estaduais dos munícipios supracitados, sobre a evolução. Esse
trabalho procurou alinhar-se à pesquisa quali-quantitativa e foi desenvolvida em três
escolas públicas: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada em
Cuité, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira,
Nova Floresta e Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jaçanã. O
público alvo desta pesquisa foi composto por estudantes do terceiro ano do ensino
médio das três escolas citadas, totalizando 88 participantes. A coleta dos dados foi
realizada nos dias 28, 29 de agosto e 01 de setembro de 2017, onde questionários
foram aplicados nos horários de aula de professores de Biologia em uma turma de
cada escola. A análise dos dados coletados foi feita utilizando-se a operação de
categorização. Constatou-se que 57% dos participantes se posicionaram com
argumentos evolucionistas, já os outros 43% defenderam discursos criacionistas. Dos
participantes que se posicionaram com argumentos de evolução, foi observado o
Darwinismo em 8% das respostas, Lamarckismo em 26% e apenas 1 participante (2%)
utilizou argumentações da Teoria Sintética da Evolução. Já os participantes que se
posicionaram com argumentos criacionistas, a maioria (84%) defendeu o Design
Inteligente. Pôde-se perceber, que os estudantes têm diferentes posicionamentos
relacionados à evolução, congregando concepções científicas, religiosas e filosóficas.
Muitos misturavam argumentos e traziam ideias errôneas, como citar teorias
lamarckistas afirmando que foram Darwin que as defenderam, ou afirmar que a
evolução é um progresso, ou ainda que, todos os aspectos da evolução já foram
estudados e estão bem elucidados. Assim, foram notadas inúmeras dificuldades no
entendimento de processos evolutivos, atreladas à complexidade do tema evolução e
as concepções religiosas dos participantes da pesquisa. Dessa forma, necessita-se
de uma maior atenção e reflexão por parte dos professores, mas também que os livros
didáticos, os currículos, os sistemas educacionais também contribuam com os
profissionais docentes, veiculando o tema de uma forma mais científica, facilitando o
aprendizado do tema e procurando superar as dificuldades encontrados no ensino de
evolução. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de alunos de escolas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) e Jacanã (RN), sobre evolução biológica: problematização e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-06 |
|
dc.description.abstract |
Evolution is one of the most powerful ideas in science and the only unifying theory of
Biological Sciences. Therefore, evolution should be a link between all subjects in the
curriculum of Biology. Because it is a relevant topic, evolution needs many studies.
Due to the scarcity of studies that approach the perception of the students of public
schools in the municipalities of Cuité, Nova Floresta and Jaçanã, the objective of this
work is to analyze the perceptions of students of state public schools of the mentioned
municipalities on the evolution. This work sought to align with the qualitative quantitative research and was developed in three public schools: Escola Cidadã
Integral Orlando Venâncio dos Santos, located in Cuité, Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta and Escola Estadual
Professora Terezinha Carolino de Souza, Jaçanã. The target audience of this research
was composed of students of the third year of high school of the three schools, totaling
88 participants. The data collection was performed on August 28, 29 and September
1, 2017, where questionnaires were applied in class times of Biology teachers in a
class from each school. The analysis of the collected data was done using the
categorization operation. It was found that 57% of the participants were positioned with
evolutionist arguments, while the other 43% defended creationist discourses. Of the
participants who posed themselves with evolution arguments, Darwinism was
observed in 8% of the answers, Lamarckism in 26% and only 1 participant (2%) used
arguments of the Synthetic Evolution Theory. On the other hand, the participants who
stood for creationist arguments, the majority (84%) defended Intelligent Design. It can
be noticed that the students have different positions related to evolution, congregating
scientific, religious and philosophical conceptions. Many have mixed arguments and
misconceptions, such as citing Lamarckist theories that it was Darwin who defended
them, or asserting that evolution is progress, or that all aspects of evolution have been
studied and well elucidated. Thus, numerous difficulties were noted in the
understanding of evolutionary processes, linked to the complexity of the evolution
theme and the religious conceptions of the research participants. Thus, more attention
and reflection are needed on the part of teachers, but also that textbooks, curricula,
and educational systems also contribute to the teaching profession, by transmitting the
theme in a more scientific way, facilitating the learning of the and overcome the
difficulties encountered in teaching evolution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6636 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T09:23:37Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T09:23:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Evolution |
pt_BR |
dc.subject |
High School |
pt_BR |
dc.subject |
Conceptions of students |
pt_BR |
dc.subject |
Evolución |
|
dc.subject |
Bachillerato |
|
dc.subject |
Concepciones estudiantiles |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José Vinícius Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of students of public schools of Cuité (PB), Nova Floresta (PB) and Jacanã (RN), on the evolution biological: problematization and perspectives. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concepciones de alumnos de escuelas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) y Jacanã (RN), sobre la evolución biológica: problematización y perspectivas. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, José Vinícius Fernandes. Concepções de alunos de escolas públicas de Cuité
(PB), Nova Floresta (PB) e Jacanã (RN), sobre evolução biológica: problematização e perspectivas. 2018.72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La evolución es una de las ideas más poderosas de la ciencia y la única teoría unificadora de las ciencias biológicas. Así, la evolución debe constituir una articulación entre todas las materias del currículo de la disciplina Biología. Como es un tema relevante, la evolución necesita muchos estudios. Debido a la escasez de estudios que aborden la percepción de los alumnos de las escuelas públicas de los municipios de Cuité, Nova Floresta y Jaçanã, el objetivo de este trabajo es analizar las percepciones de los alumnos de las escuelas públicas estatales de los citados municipios, sobre la evolución . Este trabajo buscó alinearse con la investigación cualitativa-cuantitativa y se desarrolló en tres escuelas públicas: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en Cuité, Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rolderrick de Oliveira, Nova Floresta y Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jacana. El público objetivo de esta investigación estuvo compuesto por estudiantes de tercer año de secundaria de las tres escuelas antes mencionadas, totalizando 88 participantes. La recolección de datos se llevó a cabo los días 28, 29 de agosto y 1 de septiembre de 2017, donde se aplicaron cuestionarios durante el horario de clase de los docentes de Biología en una clase de cada escuela. El análisis de los datos recolectados se realizó mediante la operación de categorización. Se encontró que el 57% de los participantes se posicionaron con argumentos evolutivos, mientras que el otro 43% defendió discursos creacionistas. De los participantes que se posicionaron con argumentos evolutivos, se observó darwinismo en el 8% de las respuestas, lamarckismo en el 26% y solo 1 participante (2%) utilizó argumentos de la Teoría Sintética de la Evolución. La mayoría (84%) de los participantes que se posicionaron con argumentos creacionistas defendieron el Diseño Inteligente. Se pudo apreciar que los estudiantes tienen diferentes posiciones en relación a la evolución, aunando conceptos científicos, religiosos y filosóficos. Muchos argumentos se mezclaron y sacaron a relucir ideas erróneas, como citar teorías lamarckistas afirmando que fue Darwin quien las defendió, o afirmar que la evolución es progreso, o incluso que todos los aspectos de la evolución ya han sido analizados. estudiados y bien explicados. Así, se notaron numerosas dificultades en la comprensión de los procesos evolutivos, ligadas a la complejidad del tema evolución y las concepciones religiosas de los participantes de la investigación. De esta manera, se necesita mayor atención y reflexión por parte de los docentes, pero también que los libros de texto, los currículos, los sistemas educativos también contribuyan a los profesionales de la enseñanza, transmitiendo el tema de una manera más científica, facilitando el aprendizaje del tema y tratando de superarlo. las dificultades encontradas en la enseñanza de la evolución. |
|