DSpace/Manakin Repository

A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Renata da Silva.
dc.description.resumo Em virtude da relevância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vem adquirindo desde a sua implantação através da CAPES em 2007, nas instituições de Ensino Superior, com o propósito de estimular e valorizar a formação inicial docente, bem como possibilitar melhorias no processo de ensino aprendizagem das escolas públicas da rede básica de ensino, buscamos nesta pesquisa compreender a importância do Programa e suas implicações para a formação inicial do docente em Geografia. Para tanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto PIBID de Geografia no âmbito do CFP, bem como de entrevistas realizadas com a supervisora e a coordenadora de área do referido subprojeto. Além desses procedimentos obtivemos informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: a portaria de nº 096, de 18 de julho de 2013, que dispõe sobre o regulamento do program a, o projeto institucional do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o subprojeto PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores da UFCG. Somando a esses documentos realizamos também pesquisas bibliográficas relacionadas às polít icas públicas de formação de professores no Brasil, bem como às contribuições do PIBID para a formação inicial docente. Dialogando com os resultados pudemos perceber que o programa contribui de forma significativa para a formação dos bolsistas de iniciação à docência em Geografia, já que permite a parceria entre a universidade e a escola básica, favorecendo o contato dos licenciandos com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos. Assim, por meio dessa integração os bolsistas ID tem a oportunidade de colocar em prática grande parte dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-07
dc.description.abstract Because of the importance that the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) has acquired since its implementation by CAPES in 2007, in higher education institutions, with the purpose to stimulate and valorize the initial teacher training, and to enable improvements in the teaching and learning process of the basic education public schools, this study sought to understand the importance of the program and its implications for the initial academic qualification of the Geography teachers. Therefore, the analysis undertaken here was through the use of questionnaires to the scholarship holders of the Geography PIBID subproject at the CFP surroundings, as well as interviews with the supervisor and the coordinator this subproject. In addition to these procedures, we obtained reports from public documents about the PIBID, such as the ordinance number 096 of July 18, 2013, which comments about the program's regulations, the institutional project PIBID of the Federal University of Campina Grande (UFCG) and the Geography PIBID subproject of the Teachers Training Centre of the UFCG. Adding to these documents, we also conduct literature searches related to public policies for teacher training in Brazil, as well as PIBID contributions for initial academic qualification of the teachers. In dialoguing with the results, we understood that the program contributes significantly to the formation of scholarship holders of the initiation to teaching in Geography, as it allows the partnership between the university and elementary school, favoring the contact of undergraduates with the their future working environments. Thus, through this integration, the ID fellowship holders have the opportunity to practice many theoretical knowledges acquired during their studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6641
dc.date.accessioned 2019-09-04T10:27:47Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T10:27:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Ensino geografia pt_BR
dc.subject Geografia licenciatura CFP Cajazeiras pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Geography Degree CFP Cajazeiras pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Aparecida dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Importance of PIBID and its Implications for Initial Formation teacher in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Aparecida dos Santos. A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia. 2015. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta