DSpace/Manakin Repository

A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINHEIRO, V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7340631353644890 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANSELMO, Maria da Glória.
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca Vieira.
dc.description.resumo O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Cals, Barro - CE. Tem como objetivo geral, compreender como a relação professor/aluno pode contribuir no processo da construção do conhecimento geográfico.Refletindo um pouco sobre a atuação em sala de aula, de ambas as partes no contexto escolar.Para atingirmos esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica sobre algumas abordagens na questão do ensino, em especial na geografia escolar. Em seguida abordamos uma reflexão sobre o objeto de estudo da geografia, na sistematização do conhecimento geográfico. Tendo como foco, a necessidade de considerar o saber e a realidade do aluno como referencia para o estudo do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão da temática aqui abordada, a partir das descrições das características apresentadas sobre os acontecimentos vivenciados no âmbito escolar em que se transforma numa análise empírica. Durante o desenvolvimento do estudo e as observações na escola constatou-se que a boa relação, isto é, harmoniosa entre professor e aluno é essencial para a construção do conhecimento, principalmente o conhecimento geográfico, considerado mais complexo em questão de entendimento, mas que de uma certa forma instiga juntamente com o educador a busca pelo saber. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The present work consists in search realized at School Municipal of Fundamental Education César Cals, Barro- CE. It have how general objective, comprehend how at the comether teacher/pupil may contribute in the process of construction of the knowledge geographic. Reflecting a little about the actuate in classroom, of both at the parts on the context scholar. For reach that one, objective start with at brief discussion theoretical about some broach a subject at question of teach, in special at scholar geography. In following board at reflection about the object of study geography in the systematization of the knowledge geographic. Holding how focus the necessity of consider of the know and reality of pupil how referring for the space study geographic. The procceding methodological adopt in that study hold how basis bibliographic search, for that hade the best thematic comprehension here to broach, a subject from descriptions characteristics presentable about the occurrences vivacity in the ambit scholar in that if transformation at ananalysis empyrean. During the development of study and the observes evidence that the interrelation act of reporting, that is harmonius between teacher and pupil is essential for the construction of the knowledge, principally the geographic knowledge, considerate more complex in question of the understanding, but that of on certainty form instigation together with the educator the search by the knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
dc.date.accessioned 2019-09-04T10:57:47Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T10:57:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teacher / student relationship in the construction of geographical knowledge in the Municipal School of E.F. II César Cals, Barro - CE. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Vanessa Pinheiro de. A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta