Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo Desde o processo industrial, até os dias de hoje, houve várias mudanças com a tecnologia, em diversos ramos da sociedade, e essa mudança se apresentou também na educação. A escola inserida neste processo, tem sido acometida com a aceleração do conhecimento, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É preciso reconhecer que as informações chegam mais rápido do que nunca, e a conexão que existe entre as pessoas nunca foi tão forte, diante dessa grande transformação, investiga-se como os professores de duas escolas do RN e da PB, fazem uso das TIC’s, qual é a importância atribuída pelos docentes aos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, quais os recursos disponíveis para a suas aulas e verificar as propostas dos professores para potencializar o uso da tecnologia do ensino de ciências. Como base teórico e metodológica de pesquisa temos OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expressa a inserção das TICs no cotidiano escolar para desenvolver o pensamento crítico e criativo na aprendizagem do aluno. As TIC’s desenvolvem e intensificam a interdisciplinaridade; Ajudam os alunos a estabelecer ligações entre o seu conhecimento e o mundo real; Contribuem positivamente para o desenvolvimento da literatura científica LIMA, 2007. entre outros autores que expressam a motivação, inovação atraente e oportunidade. Nossa abordagem da pesquisa é quantiqualitativa de campo, e utilizou do questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo BARDIN, 1977. Alguns dos resultados apontam a grande importância que é dada pelos professores de Ciências, como a quebra de barreiras entre docente e alunos, tornando ambos mais afetivo e comunicativo, através dos recursos de ambientes virtuais. Para potencializar o uso da tecnologia no ensino de ciências, alguns professores(as) apontam entre algumas das sugestões, a necessidade de aprimoramento da disciplinas de recurso tecnológico durante a graduação e maior quantidade de TIC’s nas escolas. As TIC’s vieram para somar com o ensino de ciências, através da inovação, possibilitando ao professor atuar efetivamente como um mediador do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title O uso das TIC’S no ensino de ciências. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Since the industrial process, to the present days, there have been several changes in technology, in various branches of society, and this change was expressed also in t education. The school inserted in this process, has been affected by the acceleration of knowledge, through the Information and Communication Technologies (ICTs). It is necessary to recognize that the information arrives faster than ever, and that the connection between people has never been so strong. Faced with this great transformation, it is investigated how the teachers of two schools in the states of Rio Grande do Norte and Paraiba, make use of ICTs, what is the importance attributed by the teachers to the technological resources in the teaching and learning process of Science Teaching, what are the resources available for their lectures, and verify the teachers proposals to enhance the use of technology in the teaching of science. As research theoretical and methodologic basis, there’s OSBORNE, HANNESSY, 2003. That expresses the insertion of ICTs in the school routine to develop critical and creative thinking in the student's learning. The ICTs develop and intensify interdisciplinarity; help their students establish connections between their knowledge and the real world; contribute positively to the development of scientific literature LIMA, 2007. among other authors express the motivation, attractive innovation and opportunity. Our research approach is quantitative and qualitative, in field, and has utilized a questionnaire as an instrument of data collection. The data was analyzed through analysis of content BARDIN, 1977. Some results points to the great importance that is given by the professors of Science, as the breaking of barriers between teacher and students, making both more affective and communicative, through the resource of virtual environments. To enhance the use of technology in the teaching of Science, some teachers point among other suggestions the necessity of improvement of disciplines on technology resources during graduation; bigger number of ICTs in schools. The ICTs have come to add in science teaching, through innovation, allowing the teacher to effectively act as a mediator of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652
dc.date.accessioned 2019-09-04T11:28:08Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T11:28:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Science Teaching pt_BR
dc.subject Aprendizaje
dc.subject Enseñanza de las ciencias
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, José Wesley da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of ICTs in science education. pt_BR
dc.title.alternative El uso de las TIC en la enseñanza de las ciencias.
dc.identifier.citation SANTOS, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. 2018. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Desde el proceso industrial, hasta nuestros días, ha habido varios cambios con la tecnología, en varias ramas de la sociedad, y este cambio también se ha manifestado en la educación. La escuela inserta en este proceso se ha visto afectada por la aceleración del conocimiento, a través de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC's). Es necesario reconocer que la información llega más rápido que nunca, y la conexión que existe entre las personas nunca ha sido tan fuerte, ante esta gran transformación, se investiga cómo docentes de dos escuelas de RN y PB hacen uso de las TIC´s, cuál es la importancia que atribuyen los profesores a los recursos tecnológicos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Ciencias, de qué recursos disponen para sus clases y verificando las propuestas de los profesores para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias. Como base teórica y metodológica para la investigación tenemos a OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expresa la inserción de las TIC en el cotidiano escolar para desarrollar el pensamiento crítico y creativo en el aprendizaje de los estudiantes. las TIC desarrollan e intensifican la interdisciplinariedad; Ayudan a los estudiantes a hacer conexiones entre su conocimiento y el mundo real; Contribuir positivamente al desarrollo de la literatura científica LIMA, 2007. entre otros autores que expresen motivación, innovación atractiva y oportunidad. Nuestro enfoque de investigación es cuantitativo-cualitativo en campo, y se utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido BARDIN, 1977. Algunos de los resultados apuntan a la gran importancia que le dan los profesores de Ciencias, como romper barreras entre profesor y alumnos, haciéndolos más afectivos y comunicativos, a través de los recursos de los entornos virtuales. Para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias, algunos docentes señalan, entre algunas de las sugerencias, la necesidad de mejorar las disciplinas de recursos tecnológicos durante la graduación y una mayor cantidad de TIC en las escuelas. Las TIC vinieron a sumarse a la enseñanza de las ciencias, a través de la innovación, posibilitando que el docente actúe efectivamente como mediador del conocimiento.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta