dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.description.resumo |
Desde o processo industrial, até os dias de hoje, houve várias mudanças com a tecnologia, em
diversos ramos da sociedade, e essa mudança se apresentou também na educação. A escola
inserida neste processo, tem sido acometida com a aceleração do conhecimento, através das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É preciso reconhecer que as informações
chegam mais rápido do que nunca, e a conexão que existe entre as pessoas nunca foi tão forte,
diante dessa grande transformação, investiga-se como os professores de duas escolas do RN e
da PB, fazem uso das TIC’s, qual é a importância atribuída pelos docentes aos recursos
tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, quais os recursos disponíveis
para a suas aulas e verificar as propostas dos professores para potencializar o uso da
tecnologia do ensino de ciências. Como base teórico e metodológica de pesquisa temos
OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expressa a inserção das TICs no cotidiano escolar para
desenvolver o pensamento crítico e criativo na aprendizagem do aluno. As TIC’s
desenvolvem e intensificam a interdisciplinaridade; Ajudam os alunos a estabelecer ligações
entre o seu conhecimento e o mundo real; Contribuem positivamente para o desenvolvimento
da literatura científica LIMA, 2007. entre outros autores que expressam a motivação,
inovação atraente e oportunidade. Nossa abordagem da pesquisa é quantiqualitativa de campo,
e utilizou do questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados
através da análise de conteúdo BARDIN, 1977. Alguns dos resultados apontam a grande
importância que é dada pelos professores de Ciências, como a quebra de barreiras entre
docente e alunos, tornando ambos mais afetivo e comunicativo, através dos recursos de
ambientes virtuais. Para potencializar o uso da tecnologia no ensino de ciências, alguns
professores(as) apontam entre algumas das sugestões, a necessidade de aprimoramento da
disciplinas de recurso tecnológico durante a graduação e maior quantidade de TIC’s nas
escolas. As TIC’s vieram para somar com o ensino de ciências, através da inovação,
possibilitando ao professor atuar efetivamente como um mediador do conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O uso das TIC’S no ensino de ciências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Since the industrial process, to the present days, there have been several changes in
technology, in various branches of society, and this change was expressed also in t education.
The school inserted in this process, has been affected by the acceleration of knowledge,
through the Information and Communication Technologies (ICTs). It is necessary to
recognize that the information arrives faster than ever, and that the connection between people
has never been so strong. Faced with this great transformation, it is investigated how the
teachers of two schools in the states of Rio Grande do Norte and Paraiba, make use of ICTs,
what is the importance attributed by the teachers to the technological resources in the teaching
and learning process of Science Teaching, what are the resources available for their lectures,
and verify the teachers proposals to enhance the use of technology in the teaching of science.
As research theoretical and methodologic basis, there’s OSBORNE, HANNESSY, 2003. That
expresses the insertion of ICTs in the school routine to develop critical and creative thinking
in the student's learning. The ICTs develop and intensify interdisciplinarity; help their
students establish connections between their knowledge and the real world; contribute
positively to the development of scientific literature LIMA, 2007. among other authors
express the motivation, attractive innovation and opportunity. Our research approach is
quantitative and qualitative, in field, and has utilized a questionnaire as an instrument of data
collection. The data was analyzed through analysis of content BARDIN, 1977. Some results
points to the great importance that is given by the professors of Science, as the breaking of
barriers between teacher and students, making both more affective and communicative,
through the resource of virtual environments. To enhance the use of technology in the
teaching of Science, some teachers point among other suggestions the necessity of
improvement of disciplines on technology resources during graduation; bigger number of
ICTs in schools. The ICTs have come to add in science teaching, through innovation,
allowing the teacher to effectively act as a mediator of knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T11:28:08Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T11:28:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Technology |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje |
|
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, José Wesley da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of ICTs in science education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El uso de las TIC en la enseñanza de las ciencias. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. 2018. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Desde el proceso industrial, hasta nuestros días, ha habido varios cambios con la tecnología, en varias ramas de la sociedad, y este cambio también se ha manifestado en la educación. La escuela inserta en este proceso se ha visto afectada por la aceleración del conocimiento, a través de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC's). Es necesario reconocer que la información llega más rápido que nunca, y la conexión que existe entre las personas nunca ha sido tan fuerte, ante esta gran transformación, se investiga cómo docentes de dos escuelas de RN y PB hacen uso de las TIC´s, cuál es la importancia que atribuyen los profesores a los recursos tecnológicos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Ciencias, de qué recursos disponen para sus clases y verificando las propuestas de los profesores para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias. Como base teórica y metodológica para la investigación tenemos a OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expresa la inserción de las TIC en el cotidiano escolar para desarrollar el pensamiento crítico y creativo en el aprendizaje de los estudiantes. las TIC desarrollan e intensifican la interdisciplinariedad; Ayudan a los estudiantes a hacer conexiones entre su conocimiento y el mundo real; Contribuir positivamente al desarrollo de la literatura científica LIMA, 2007. entre otros autores que expresen motivación, innovación atractiva y oportunidad. Nuestro enfoque de investigación es cuantitativo-cualitativo en campo, y se utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido BARDIN, 1977. Algunos de los resultados apuntan a la gran importancia que le dan los profesores de Ciencias, como romper barreras entre profesor y alumnos, haciéndolos más afectivos y comunicativos, a través de los recursos de los entornos virtuales. Para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias, algunos docentes señalan, entre algunas de las sugerencias, la necesidad de mejorar las disciplinas de recursos tecnológicos durante la graduación y una mayor cantidad de TIC en las escuelas. Las TIC vinieron a sumarse a la enseñanza de las ciencias, a través de la innovación, posibilitando que el docente actúe efectivamente como mediador del conocimiento. |
|