dc.creator.ID |
CRUZ, L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9530776175658993 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BELO, José Tiago Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BELO, José Tiago Ferreira |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PEREIRA, Franklin Kaic Dutra. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
PEREIRA, F. K. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0234305843667539 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira. |
|
dc.description.resumo |
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o principal meio de comunicação da pessoa
surda, seu conhecimento por parte do professor e do aluno é indispensável para a
comunicação, o ensino e a aprendizagem. O estudo aqui realizado tem o objetivo de
investigar as concepções e metodologias dos docentes de ciências, suas dificuldades
e relevâncias dessa língua em escolas municipais e estadual de Cuité-PB, uma vez
que a escassez de estudo e conhecimentos sobre a LIBRAS pode afetar no
desenvolvimento das aulas. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo
exploratório, de abordagem mista. A partir dos dados obtidos, as análises das
respostas foram feitas inspiradas nas estratégias de análise de conteúdo de Bardin
(1997). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com
docentes do Ensino Fundamental das escolas municipais e estadual do município de
Cuité-PB. O público alvo da pesquisa foram dez professores que lecionam a disciplina
de ciências. Os resultados mostram a deficiência no conhecimento da LIBRAS pelos
professores entrevistados, foi possível constatar que essa língua é pouco abordada
pelos docentes, e que o conhecimento mediado aos alunos surdos é feito de forma
rasa, evidenciando a necessidade de os docentes terem uma formação continuada
para o melhor aperfeiçoamento profissional, assim promovendo a inclusão do aluno
surdo de maneira positiva durante as aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação especial |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The Brazilian Language of Signals (LIBRAS) is the main means of communication of
the deaf person, their knowledge by the teacher and student is indispensable for
communication, teaching and learning. The purpose of this study is to investigate the
conceptions and methodologies of science teachers, their difficulties and their
relevance of this language in municipal and state schools of Cuité-PB, since the lack
of study and knowledge about Brazilian language of signals can affect in the
development of classes. The present research is characterized as an exploratory,
mixed approach study. From the obtained data, the analyzes of the answers were
made inspired by the strategies of content analysis of Bardin (1997). For data
collection, a semi-structured questionnaire was used with Elementary School teachers
from the municipal and states schools of the city of the Cuité-PB. The target audience
for the survery were ten sciences teachers discipline. The results show the lack of
knowledge of LIBRAS by the teachers interviewed, it was possible to verify that this
language is not approached by the teachers, and that the knowledge mediated to the
deaf students is done is a shallow way, evidencing the need for the teachers to have
a continuous education for the best professional improvement, thus promoting the
inclusion of the deaf student in a positive way during the classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6665 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T12:52:01Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T12:52:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade surda |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian language of Signals |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf community |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Educación primaria |
|
dc.subject |
Comunidad sorda |
|
dc.subject |
Educación inclusiva |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CRUZ, Luana Magalhães da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge beyond sound: a look at conceptions teaching methodologies in science education for children Deaf in Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Saber más allá del sonido: una mirada a las concepciones metodológicas de los profesores en la enseñanza de las ciencias para niños sordos en Cuité-PB. |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, Luana Magalhães da. O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB. 2018. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS) es el principal medio de comunicación de la persona sorda, su conocimiento por parte del docente y del alumno es indispensable para la comunicación, la enseñanza y el aprendizaje. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar los conceptos y metodologías de los profesores de ciencias, sus dificultades y la relevancia de este lenguaje en las escuelas municipales y estatales de Cuité-PB, ya que la falta de estudio y conocimiento sobre LIBRAS puede afectar el desarrollo de las clases. La presente investigación se caracteriza por ser un estudio exploratorio, con un enfoque mixto. A partir de los datos obtenidos se realizó el análisis de las respuestas inspirándose en las estrategias de análisis de contenido de Bardin (1997). Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario semiestructurado con profesores de Enseñanza Fundamental de escuelas municipales y estaduales de la ciudad de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron diez profesores que enseñan la disciplina de ciencias. Los resultados muestran la deficiencia en el conocimiento de LIBRAS por parte de los docentes entrevistados, se pudo constatar que este lenguaje es poco abordado por los docentes, y que el conocimiento mediado a los estudiantes sordos se realiza de manera superficial, evidenciando la necesidad de docentes. tener una educación continua para el mejor desarrollo profesional, promoviendo así la inclusión del estudiante sordo de manera positiva durante las clases. |
|