DSpace/Manakin Repository

O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9530776175658993 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BELO, José Tiago Ferreira pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PEREIRA, Franklin Kaic Dutra.
dc.contributor.advisor-co1ID PEREIRA, F. K. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0234305843667539 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.
dc.description.resumo A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o principal meio de comunicação da pessoa surda, seu conhecimento por parte do professor e do aluno é indispensável para a comunicação, o ensino e a aprendizagem. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as concepções e metodologias dos docentes de ciências, suas dificuldades e relevâncias dessa língua em escolas municipais e estadual de Cuité-PB, uma vez que a escassez de estudo e conhecimentos sobre a LIBRAS pode afetar no desenvolvimento das aulas. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem mista. A partir dos dados obtidos, as análises das respostas foram feitas inspiradas nas estratégias de análise de conteúdo de Bardin (1997). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com docentes do Ensino Fundamental das escolas municipais e estadual do município de Cuité-PB. O público alvo da pesquisa foram dez professores que lecionam a disciplina de ciências. Os resultados mostram a deficiência no conhecimento da LIBRAS pelos professores entrevistados, foi possível constatar que essa língua é pouco abordada pelos docentes, e que o conhecimento mediado aos alunos surdos é feito de forma rasa, evidenciando a necessidade de os docentes terem uma formação continuada para o melhor aperfeiçoamento profissional, assim promovendo a inclusão do aluno surdo de maneira positiva durante as aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação especial pt_BR
dc.title O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The Brazilian Language of Signals (LIBRAS) is the main means of communication of the deaf person, their knowledge by the teacher and student is indispensable for communication, teaching and learning. The purpose of this study is to investigate the conceptions and methodologies of science teachers, their difficulties and their relevance of this language in municipal and state schools of Cuité-PB, since the lack of study and knowledge about Brazilian language of signals can affect in the development of classes. The present research is characterized as an exploratory, mixed approach study. From the obtained data, the analyzes of the answers were made inspired by the strategies of content analysis of Bardin (1997). For data collection, a semi-structured questionnaire was used with Elementary School teachers from the municipal and states schools of the city of the Cuité-PB. The target audience for the survery were ten sciences teachers discipline. The results show the lack of knowledge of LIBRAS by the teachers interviewed, it was possible to verify that this language is not approached by the teachers, and that the knowledge mediated to the deaf students is done is a shallow way, evidencing the need for the teachers to have a continuous education for the best professional improvement, thus promoting the inclusion of the deaf student in a positive way during the classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6665
dc.date.accessioned 2019-09-04T12:52:01Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T12:52:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Comunidade surda pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Brazilian language of Signals pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Deaf community pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Sciences pt_BR
dc.subject Educación primaria
dc.subject Comunidad sorda
dc.subject Educación inclusiva
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Luana Magalhães da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge beyond sound: a look at conceptions teaching methodologies in science education for children Deaf in Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Saber más allá del sonido: una mirada a las concepciones metodológicas de los profesores en la enseñanza de las ciencias para niños sordos en Cuité-PB.
dc.identifier.citation CRUZ, Luana Magalhães da. O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB. 2018. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS) es el principal medio de comunicación de la persona sorda, su conocimiento por parte del docente y del alumno es indispensable para la comunicación, la enseñanza y el aprendizaje. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar los conceptos y metodologías de los profesores de ciencias, sus dificultades y la relevancia de este lenguaje en las escuelas municipales y estatales de Cuité-PB, ya que la falta de estudio y conocimiento sobre LIBRAS puede afectar el desarrollo de las clases. La presente investigación se caracteriza por ser un estudio exploratorio, con un enfoque mixto. A partir de los datos obtenidos se realizó el análisis de las respuestas inspirándose en las estrategias de análisis de contenido de Bardin (1997). Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario semiestructurado con profesores de Enseñanza Fundamental de escuelas municipales y estaduales de la ciudad de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron diez profesores que enseñan la disciplina de ciencias. Los resultados muestran la deficiencia en el conocimiento de LIBRAS por parte de los docentes entrevistados, se pudo constatar que este lenguaje es poco abordado por los docentes, y que el conocimiento mediado a los estudiantes sordos se realiza de manera superficial, evidenciando la necesidad de docentes. tener una educación continua para el mejor desarrollo profesional, promoviendo así la inclusión del estudiante sordo de manera positiva durante las clases.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta