dc.creator.ID |
BARROS, R. F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5518605312990149 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, Deborah Dornellas |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.description.resumo |
Quando se considera o âmbito de atuação do pedagogo, pensa-se, imediatamente,
nas suas possibilidades do trabalho no contexto escolar. Contudo, existem outras
esferas de atuação menos conhecidas, nas quais esses profissionais também
podem trabalhar e contribuir. Logo, esse trabalho buscou conhecer como as
pedagogas podem atuar nos CAPS, que consistem em espaços nos quais, por lei,
essas profissionais devem estar inseridas, trabalhando em uma perspectiva
diferente daquela que se vê nas escolas, que consistem em espaços nos quais a
sua figura já é associada um determinado perfil de atuação. O objetivo do estudo,
portanto, foi compreender as possibilidades de atuação do pedagogo nos CAPS dos
municípios do Curimataú paraibano. Metodologicamente, partiu-se de uma
perspectiva de pesquisa qualitativa, que compreendeu a realização de visitas aos
CAPS dos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa e Picuí, além de entrevistas
semiestruturadas com as pedagogas que atuavam nos mesmos. A partir da análise
do conteúdo das entrevistas, verificou-se que, muito da atuação dessas profissionais
nos CAPS envolve o uso de práticas e atividades pedagógicas - tais como: a leitura
e letramento, alfabetização, musicoterapia e as oficinas pedagógicas, por exemplo -
que visam a promoção do desenvolvimento de habilidades globais entre os
usuários. As profissionais ressaltaram ainda a importância da participação dos
pacientes nessas atividades e a repercussão disso na sua recuperação, assim como
a atuação da equipe em uma perspectiva multiprofissional na reinserção social dos
usuários do CAPS e das suas famílias, contribuindo, por fim, para uma vida digna e
autônoma para os mesmos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação especial |
pt_BR |
dc.title |
Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
When considering the scope of action of the pedagogue, it is immediately thought of
their possibilities of work in the school context. However, there are other, less well
known, spheres of action in which these professionals can also work and contribute.
Therefore, this work sought to know how the pedago-gas can act in the CAPS, which
consist of spaces in which, by law, these professionals must be inserted, working in a
perspective different from that seen in schools, which consist of spaces in which his
figure is already associated with a certain profile of performance. The objective of the
study, therefore, was to understand the possibilities of the pedagogue in the CAPS of
the municipalities of Curimataú Paraíba. Methodologically, it was based on a
qualitative research perspective, which included visits to the CAPS of the
municipalities of Cuité, Barra de Santa Rosa and Picuí, as well as semi-structured
interviews with the pedagogies who worked on them. From the analysis of interview
content, it was verified that much of the work of these professionals in the CAPS
involves the use of pedagogical practices and activities - such as reading and
literacy, literacy, music therapy and pedagogical workshops, for example - that aim to
promote the development of global skills among users. The professionals also
emphasized the importance of the participation of patients in these activities and the
repercussion of this in their recovery, as well as the team's performance in a
multiprofessional perspective in the social reintegration of users of the CAPS and
their families, contributing, finally, to a life dignified and autonomous for them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6677 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T16:14:18Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T16:14:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da familia - Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
special education |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Family health - Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Educación especial |
|
dc.subject |
Salud mental |
|
dc.subject |
Salud de la familia - prácticas pedagógicas |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Ramana Flávia dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The performance of CAPS pedagogues: a study in the cities of Paraiba Curimataú. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desempeño de los pedagogos de CAPS: un estudio en las ciudades de Curimataú Paraibano. |
|
dc.identifier.citation |
BARROS, Ramana Flávia dos Santos. Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú paraibano. 2018. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Al considerar el ámbito de actuación del pedagogo, inmediatamente se piensa en sus posibilidades de trabajo en el contexto escolar. Sin embargo, existen otros ámbitos de actividad menos conocidos, en los que estos profesionales también pueden trabajar y contribuir. Por lo tanto, este trabajo buscó saber cómo los pedagogos pueden trabajar en los CAPS, que consisten en espacios en los que, por ley, estos profesionales deben insertarse, trabajando en una perspectiva diferente a la que se ve en las escuelas, que consisten en espacios en los que su figura está ya asociado a un determinado perfil de rendimiento. El objetivo del estudio, por lo tanto, fue comprender las posibilidades de actuación del pedagogo en los CAPS de los municipios de Curimataú en Paraíba. Metodológicamente, partió de una perspectiva de investigación cualitativa, que incluyó visitas a los CAPS de los municipios de Cuité, Barra de Santa Rosa y Picuí, además de entrevistas semiestructuradas con los pedagogos que actuaban en ellos. Del análisis de contenido de las entrevistas, se constató que gran parte del trabajo de estos profesionales en los CAPS involucra el uso de prácticas y actividades pedagógicas - tales como: lectura y alfabetización, alfabetización, musicoterapia y talleres pedagógicos, por ejemplo - que tienen como objetivo promover el desarrollo de habilidades globales entre los usuarios. Los profesionales también destacaron la importancia de la participación de los pacientes en estas actividades y la repercusión de esta en su recuperación, así como la actuación del equipo en una perspectiva multiprofesional en la reinserción social de los usuarios de CAPS y sus familias, contribuyendo finalmente a una vida mejor. digno y autónomo para ellos. |
|