DSpace/Manakin Repository

Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, R. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5518605312990149 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAMOS, Deborah Dornellas.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, Deborah Dornellas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.description.resumo Quando se considera o âmbito de atuação do pedagogo, pensa-se, imediatamente, nas suas possibilidades do trabalho no contexto escolar. Contudo, existem outras esferas de atuação menos conhecidas, nas quais esses profissionais também podem trabalhar e contribuir. Logo, esse trabalho buscou conhecer como as pedagogas podem atuar nos CAPS, que consistem em espaços nos quais, por lei, essas profissionais devem estar inseridas, trabalhando em uma perspectiva diferente daquela que se vê nas escolas, que consistem em espaços nos quais a sua figura já é associada um determinado perfil de atuação. O objetivo do estudo, portanto, foi compreender as possibilidades de atuação do pedagogo nos CAPS dos municípios do Curimataú paraibano. Metodologicamente, partiu-se de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, que compreendeu a realização de visitas aos CAPS dos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa e Picuí, além de entrevistas semiestruturadas com as pedagogas que atuavam nos mesmos. A partir da análise do conteúdo das entrevistas, verificou-se que, muito da atuação dessas profissionais nos CAPS envolve o uso de práticas e atividades pedagógicas - tais como: a leitura e letramento, alfabetização, musicoterapia e as oficinas pedagógicas, por exemplo - que visam a promoção do desenvolvimento de habilidades globais entre os usuários. As profissionais ressaltaram ainda a importância da participação dos pacientes nessas atividades e a repercussão disso na sua recuperação, assim como a atuação da equipe em uma perspectiva multiprofissional na reinserção social dos usuários do CAPS e das suas famílias, contribuindo, por fim, para uma vida digna e autônoma para os mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação especial pt_BR
dc.title Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract When considering the scope of action of the pedagogue, it is immediately thought of their possibilities of work in the school context. However, there are other, less well known, spheres of action in which these professionals can also work and contribute. Therefore, this work sought to know how the pedago-gas can act in the CAPS, which consist of spaces in which, by law, these professionals must be inserted, working in a perspective different from that seen in schools, which consist of spaces in which his figure is already associated with a certain profile of performance. The objective of the study, therefore, was to understand the possibilities of the pedagogue in the CAPS of the municipalities of Curimataú Paraíba. Methodologically, it was based on a qualitative research perspective, which included visits to the CAPS of the municipalities of Cuité, Barra de Santa Rosa and Picuí, as well as semi-structured interviews with the pedagogies who worked on them. From the analysis of interview content, it was verified that much of the work of these professionals in the CAPS involves the use of pedagogical practices and activities - such as reading and literacy, literacy, music therapy and pedagogical workshops, for example - that aim to promote the development of global skills among users. The professionals also emphasized the importance of the participation of patients in these activities and the repercussion of this in their recovery, as well as the team's performance in a multiprofessional perspective in the social reintegration of users of the CAPS and their families, contributing, finally, to a life dignified and autonomous for them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6677
dc.date.accessioned 2019-09-04T16:14:18Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T16:14:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Saúde da familia - Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Family health - Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Educación especial
dc.subject Salud mental
dc.subject Salud de la familia - prácticas pedagógicas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Ramana Flávia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The performance of CAPS pedagogues: a study in the cities of Paraiba Curimataú. pt_BR
dc.title.alternative Desempeño de los pedagogos de CAPS: un estudio en las ciudades de Curimataú Paraibano.
dc.identifier.citation BARROS, Ramana Flávia dos Santos. Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú paraibano. 2018. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Al considerar el ámbito de actuación del pedagogo, inmediatamente se piensa en sus posibilidades de trabajo en el contexto escolar. Sin embargo, existen otros ámbitos de actividad menos conocidos, en los que estos profesionales también pueden trabajar y contribuir. Por lo tanto, este trabajo buscó saber cómo los pedagogos pueden trabajar en los CAPS, que consisten en espacios en los que, por ley, estos profesionales deben insertarse, trabajando en una perspectiva diferente a la que se ve en las escuelas, que consisten en espacios en los que su figura está ya asociado a un determinado perfil de rendimiento. El objetivo del estudio, por lo tanto, fue comprender las posibilidades de actuación del pedagogo en los CAPS de los municipios de Curimataú en Paraíba. Metodológicamente, partió de una perspectiva de investigación cualitativa, que incluyó visitas a los CAPS de los municipios de Cuité, Barra de Santa Rosa y Picuí, además de entrevistas semiestructuradas con los pedagogos que actuaban en ellos. Del análisis de contenido de las entrevistas, se constató que gran parte del trabajo de estos profesionales en los CAPS involucra el uso de prácticas y actividades pedagógicas - tales como: lectura y alfabetización, alfabetización, musicoterapia y talleres pedagógicos, por ejemplo - que tienen como objetivo promover el desarrollo de habilidades globales entre los usuarios. Los profesionales también destacaron la importancia de la participación de los pacientes en estas actividades y la repercusión de esta en su recuperación, así como la actuación del equipo en una perspectiva multiprofesional en la reinserción social de los usuarios de CAPS y sus familias, contribuyendo finalmente a una vida mejor. digno y autónomo para ellos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta