dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
O objeto de estudo deste trabalho é o planejamento escolar.A atividade de planejar deve
ser um ato consciente, que tenha como referência a problemática social, a política e a
cultura da escola e de todos os membros do processo de ensino educativo. Um problema
da educação é que nem sempre isso acontece. O objetivo geral desta pesquisa é
investigar as contradições entre o discurso e a prática docente em relação ao
planejamento escolar. Os objetivos específicos são: conhecer a percepção dos docentes
acerca do planejamento; bem como, investigar junto aos coordenadores pedagógicos o
porquê da resistência de alguns docentes para com o planejamento escolar, e ainda,
refletir acerca da relação entre o planejamento escolar e a qualidade do ensino. Esta
pesquisa tem fundamentação nos seguintes autores: Ganzeli (2017), Hahn(2017),
Andrade (2016), Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos e Marconi (2008), e
Libâneo (1994). Além do levantamento bibliográfico, realizamos também uma pesquisa
de campo em duas escolas públicas. Os sujeitos da pesquisa foram dois coordenadores e
três professores. Quanto aos resultados foi possível concluir que alguns educadores
têm consciência da real importância de um bom planejamento educacional para se obter
um resultado de qualidade durante o processo educativo. Alguns professores tem
discursos de que o ato de planejar é uma coisa positiva, no entanto sua ação docente não
condiz com uma prática educacional eficiente, vindo então a comprometer o futuro dos
estudantes porque realizam aulas monótonas, sem motivação e com pouco significado
para os estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The study object of this work is school planning. The activity of planning should be a
conscious act, that has as reference the social problematic, the politics and the culture of
the school and of all the members of the process of educative education. A major
problem with education is that it does not always happen. The general objective of this
research is to investigate the contradictions between the discourse and the teaching
practice in relation to school planning. The specific objectives are: to know the teachers'
perception about planning; As well as to investigate with the pedagogical coordinators
the reason for the disregard of some teachers for school planning and also to reflect on
the relationship between school planning and the quality of teaching. This research is
based on the following authors: Ganzeli (2017), Hahn (2017), Andrade (2016),
Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos and Marconi (2008) and Libâneo (1994). In
addition to the bibliographical survey, we also conducted field research in two public
schools. The subjects of the research were two coordinators and three teachers.
Regarding the results, it was possible to conclude that some educators are not aware of
the real importance of good educational planning in order to obtain a quality result
during the educational process. Some teachers have speeches that the act of planning is
a positive thing; however, their teaching activity is not conducive to an efficient
educational practice, and then compromises the students' future because they perform
very monotonous, unmotivated and meaningless classes for the students. Students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6678 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T16:57:07Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T16:57:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
School planning |
pt_BR |
dc.subject |
Theory |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Simone de Sá. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School planning: contradictions between discourse and practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTANA,Simone de Sá. Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática. 2017. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |