DSpace/Manakin Repository

Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho é o planejamento escolar.A atividade de planejar deve ser um ato consciente, que tenha como referência a problemática social, a política e a cultura da escola e de todos os membros do processo de ensino educativo. Um problema da educação é que nem sempre isso acontece. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contradições entre o discurso e a prática docente em relação ao planejamento escolar. Os objetivos específicos são: conhecer a percepção dos docentes acerca do planejamento; bem como, investigar junto aos coordenadores pedagógicos o porquê da resistência de alguns docentes para com o planejamento escolar, e ainda, refletir acerca da relação entre o planejamento escolar e a qualidade do ensino. Esta pesquisa tem fundamentação nos seguintes autores: Ganzeli (2017), Hahn(2017), Andrade (2016), Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos e Marconi (2008), e Libâneo (1994). Além do levantamento bibliográfico, realizamos também uma pesquisa de campo em duas escolas públicas. Os sujeitos da pesquisa foram dois coordenadores e três professores. Quanto aos resultados foi possível concluir que alguns educadores têm consciência da real importância de um bom planejamento educacional para se obter um resultado de qualidade durante o processo educativo. Alguns professores tem discursos de que o ato de planejar é uma coisa positiva, no entanto sua ação docente não condiz com uma prática educacional eficiente, vindo então a comprometer o futuro dos estudantes porque realizam aulas monótonas, sem motivação e com pouco significado para os estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The study object of this work is school planning. The activity of planning should be a conscious act, that has as reference the social problematic, the politics and the culture of the school and of all the members of the process of educative education. A major problem with education is that it does not always happen. The general objective of this research is to investigate the contradictions between the discourse and the teaching practice in relation to school planning. The specific objectives are: to know the teachers' perception about planning; As well as to investigate with the pedagogical coordinators the reason for the disregard of some teachers for school planning and also to reflect on the relationship between school planning and the quality of teaching. This research is based on the following authors: Ganzeli (2017), Hahn (2017), Andrade (2016), Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos and Marconi (2008) and Libâneo (1994). In addition to the bibliographical survey, we also conducted field research in two public schools. The subjects of the research were two coordinators and three teachers. Regarding the results, it was possible to conclude that some educators are not aware of the real importance of good educational planning in order to obtain a quality result during the educational process. Some teachers have speeches that the act of planning is a positive thing; however, their teaching activity is not conducive to an efficient educational practice, and then compromises the students' future because they perform very monotonous, unmotivated and meaningless classes for the students. Students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6678
dc.date.accessioned 2019-09-04T16:57:07Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T16:57:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Teoria pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.subject Theory pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Simone de Sá.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School planning: contradictions between discourse and practice. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA,Simone de Sá. Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática. 2017. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta