dc.creator.ID |
SILVA, E. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8396686389175265 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOVIKOFF, Cristina. |
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dc.contributor.advisor1ID |
NOVIKOFF, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GARCIA, Sônia Cardoso Moreira. |
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dc.contributor.referee2 |
GOMES, Hérica Cambraia. |
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dc.description.resumo |
O estudo tem como perspectiva questionar a formação do professor para enfrentar os
desafios dos comportamentos denominados de indisciplina no cotidiano da escola. Espera-se
mapear os entendimentos de professores e da literatura educacional, o conceito de disciplina e
indisciplina. A posteriori pensar se são possíveis outros entendimentos. Partimos da hipótese
teórica de que tanto a disciplina como a indisciplina carrega uma conotação pejorativa
impregnada de preconceitos e estereótipos de corporeidade. A discussão pretendida é repensar
a partir de um estudo de caso as inquietudes corporais, sejam de movimento ou de fala,
analisando possíveis motivações e implicações no processo de ensino e aprendizagem.
Optamos pela pesquisa qualitativa com descrição analítica de um estudo de caso com uma
criança de nove anos para nos ajudar a compreender melhor a forma e os motivos que
contribuem para essas inquietações. Dessa maneira, esperamos contribuir com os professores
e pais um melhor entendimento sobre o que acarreta a criança a tais comportamentos
inquietos. Para um bom desenvolvimento no estudo será realizado observações em seu meio
familiar, educacional e social. Diante do estudo, percebemos que é preciso um cuidado do
professor nas ações dos alunos. O professor preocupa-se muito com o conteúdo a ser aplicado
e esquece do essencial, que é a observação e o diálogo que não pode faltar entre professor e
aluno. Fica perceptível a importância de uma formação continuada para professores, que
inúmeras vezes se acomodam apenas com sua graduação. A família passa por um dilema por
não conseguir que a criança respeite regras e limites, mas o que os pais precisam saber é a
maneira de impor esses limites, que inúmeras vezes parece ser ordem. A criança sente a falta
de afeto pelo pai e isso colabora para a indisciplina. A falta de diálogo também está presente
na vida familiar da criança e sua indisciplina mostra ser uma maneira de chamar a atenção dos
pais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
(In) Disciplina:entendimentos constituídos na formação docente vivenciados na prática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-12 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this study is to question the teacher 's education in order to face the
challenges of behaviors called indiscipline in the daily life of the school. It is hoped to map
the understandings of teachers and the educational literature, the concept of discipline and
indiscipline. A posteriori to think if other understandings are possible. We start from the
theoretical hypothesis that both discipline and indiscipline carry a pejorative connotation
impregnated with prejudices and stereotypes of corporeity. The intended discussion is to
rethink from a case study the bodily concerns, be they of movement or speech, analyzing
possible motivations and implications in the teaching and learning process. We chose
qualitative research with an analytical description of a case study with a nine-year-old child to
help us better understand the form and motives that contribute to these concerns. In this way,
we hope to contribute with teachers and parents a better understanding of what causes the
child to such restless behaviors. For a good development in the study will be realized
observations in their family, educational and social environment. Before the study, we
realized that it takes a teacher's care in the actions of the students. The teacher is very
concerned about the content to be applied and forgets the essential, which is observation and
dialogue that can not be lacking between teacher and student. The importance of continuing
education for teachers, who are often accommodated only by their graduation, is noticeable.
The family is in a dilemma for failing to respect the rules and limits, but what parents need to
know is how to enforce those boundaries, which often appear to be order. The child feels the
lack of affection for the father and this contributes to the indiscipline. The lack of dialogue is
also present in the family life of the child and his indiscipline proves to be a way to draw the
attention of parents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6683 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T17:33:02Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T17:33:02Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
(In)Indisciplina |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina e indisciplina |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento inquieto - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
(In) Indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline and indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Restless Behavior - Classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Elaynne Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
(In) Discipline: understandings constituted in teacher education experienced in practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Elaynne Pereira da. (In)disciplina:entendimentos constituídos na formação docente e vivenciados na prática.2017. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |