dc.creator.ID |
COSTA, T. A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2853033860410038 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Kiriaki Nurit. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.description.resumo |
Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das
Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para
compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo
não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo
aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem,
ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar
quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas
estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de
estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise
quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do
ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB,
José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa
Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da
pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio,
totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre
os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a
deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total
domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante,
visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para
pesquisas futuras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-06 |
|
dc.description.abstract |
Biological evolution is seen as a fundamental content within biological sciences,
since their understanding is indispensable for understanding a series of other
contents, such as Biodiversity, among many other biological themes and
processes. The study of the Evolution theme is very relevant for students of all
grades, especially those in high school, since this content is the basis for
several others. Even so, this content does not receive due merit in the high
school syllabus, which may lead the student to think that such a topic is not
relevant to their formation, Which is a misconception. Scoring the principles
inherent to biological evolution as indispensable for the understanding of
biological sciences, as well as the difficulties found in the literature of the area,
that surround their teaching and learning, The objective of this study is to
investigate the difficulties of the, emphasize the relevance of the content theory
of biological evolution and identify which personal conceptions of teachers on
the subject, in the school curriculum of high school students in schools in
Paraíba and Rio Grande do Norte, making a quantitative and qualitative
analysis through the application of questionnaires with high school teachers.
The results obtained evidenced the lack that the teachers present of this theme,
since the textbook itself offered by the schools has limited content, thus, it is
necessary to seek other didactic resources. The research, expose the deficit in
the development of the subject Biological Evolution in high school and portrayed
some strategies used by teachers to bypass the shortage of didactic resources.
In this way, it is necessary to restructure the teaching material used by schools
and the school curriculum in full |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T17:52:47Z |
|
dc.date.available |
2019-09-04 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T17:52:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Processos evolutivos |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Evolutionary processes |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução |
|
dc.subject |
Concepções docentes |
|
dc.subject |
Libro de texto |
|
dc.subject |
Escuela secundaria |
|
dc.subject |
Evolución |
|
dc.subject |
Enseñanza de concepciones |
|
dc.subject |
Evolution |
|
dc.subject |
Teaching conceptions |
|
dc.subject |
Libro de texto |
|
dc.subject |
Bachillerato |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte. |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Evolución Biológica es considerada como un contenido fundamental dentro de las Ciencias Biológicas, ya que su comprensión es indispensable para la comprensión de una serie de otros contenidos. Aún así, este contenido no recibe el debido mérito en el currículo de la escuela secundaria. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar las dificultades del abordaje, resaltar la relevancia del contenido de la teoría de la Evolución Biológica e identificar las concepciones personales de los profesores sobre el tema, en las escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte, ya que a la escasez de estudios sobre este tema en las regiones mencionadas. Se realizó un análisis cuantitativo y cualitativo a través de la aplicación de un cuestionario con profesores de secundaria en escuelas públicas, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa- PB y Profesora Teresinha Carolino de Souza-RN. El público objetivo de la investigación fueron los docentes que enseñan Biología en la enseñanza media, totalizando 10 docentes. La recolección de datos se realizó con las escuelas entre el 25 de octubre y el 30 de noviembre de 2017. Los resultados evidenciaron la deficiencia en la enseñanza de la teoría evolutiva, donde los docentes no muestran dominio completo sobre el contenido y lo tratan de manera superficial, lo cual es alarmante, dada la relevancia del tema. Este trabajo espera servir como subvención para futuras investigaciones. |
|