DSpace/Manakin Repository

Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, T. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2853033860410038 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-06
dc.description.abstract Biological evolution is seen as a fundamental content within biological sciences, since their understanding is indispensable for understanding a series of other contents, such as Biodiversity, among many other biological themes and processes. The study of the Evolution theme is very relevant for students of all grades, especially those in high school, since this content is the basis for several others. Even so, this content does not receive due merit in the high school syllabus, which may lead the student to think that such a topic is not relevant to their formation, Which is a misconception. Scoring the principles inherent to biological evolution as indispensable for the understanding of biological sciences, as well as the difficulties found in the literature of the area, that surround their teaching and learning, The objective of this study is to investigate the difficulties of the, emphasize the relevance of the content theory of biological evolution and identify which personal conceptions of teachers on the subject, in the school curriculum of high school students in schools in Paraíba and Rio Grande do Norte, making a quantitative and qualitative analysis through the application of questionnaires with high school teachers. The results obtained evidenced the lack that the teachers present of this theme, since the textbook itself offered by the schools has limited content, thus, it is necessary to seek other didactic resources. The research, expose the deficit in the development of the subject Biological Evolution in high school and portrayed some strategies used by teachers to bypass the shortage of didactic resources. In this way, it is necessary to restructure the teaching material used by schools and the school curriculum in full pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
dc.date.accessioned 2019-09-04T17:52:47Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T17:52:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Processos evolutivos pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Evolutionary processes pt_BR
dc.subject Evolução
dc.subject Concepções docentes
dc.subject Libro de texto
dc.subject Escuela secundaria
dc.subject Evolución
dc.subject Enseñanza de concepciones
dc.subject Evolution
dc.subject Teaching conceptions
dc.subject Libro de texto
dc.subject Bachillerato
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Taisa Alves Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.title.alternative Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte.
dc.identifier.citation COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La Evolución Biológica es considerada como un contenido fundamental dentro de las Ciencias Biológicas, ya que su comprensión es indispensable para la comprensión de una serie de otros contenidos. Aún así, este contenido no recibe el debido mérito en el currículo de la escuela secundaria. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar las dificultades del abordaje, resaltar la relevancia del contenido de la teoría de la Evolución Biológica e identificar las concepciones personales de los profesores sobre el tema, en las escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte, ya que a la escasez de estudios sobre este tema en las regiones mencionadas. Se realizó un análisis cuantitativo y cualitativo a través de la aplicación de un cuestionario con profesores de secundaria en escuelas públicas, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa- PB y Profesora Teresinha Carolino de Souza-RN. El público objetivo de la investigación fueron los docentes que enseñan Biología en la enseñanza media, totalizando 10 docentes. La recolección de datos se realizó con las escuelas entre el 25 de octubre y el 30 de noviembre de 2017. Los resultados evidenciaron la deficiencia en la enseñanza de la teoría evolutiva, donde los docentes no muestran dominio completo sobre el contenido y lo tratan de manera superficial, lo cual es alarmante, dada la relevancia del tema. Este trabajo espera servir como subvención para futuras investigaciones.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta