dc.creator.ID |
SILVA, G. P. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6552386509738102 |
|
dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de analisar como são solucionados os problemas de leitura e de
escrita em escolas públicas de uma cidade do alto sertão do Estado da Paraíba/Brasil. A
pesquisa, de caráter descritivo, utilizou o método quanti-qualitativo. Os dados estão
processados pelo Programa Estatístico "StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS) versão
17.0" e analisados através da Análise de Conteúdo. A amostra consta de dez professoras do 3º
ao 9º ano do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual. O instrumento de coleta de
dados é um questionário semiaberto composto por dez questões mistas, que abrangem o
conhecimento das docentes quanto às dificuldade e aos distúrbios de aprendizagem de leitura
e de escrita, como os casos são identificados, encaminhados e resolvidos, de que forma as
famílias contribuem na resolução dos referidos problemas. As educadoras do Ensino
Fundamental II expressam conhecer ambos os problemas e os identificam de forma mais clara
do que as educadoras do Ensino Fundamental I, bem como, procuram,com maior frequência,
solucionar os casos com o auxílio da Coordenação pedagógica e da família. Todas as docentes
revelam que não dispõem do auxílio de profissionais especializados e, consequentemente, não
é possível resolvê-los sem causar atrasos à aprendizagem dos discentes.As famílias
contribuem com algumas limitações, tais como: dificuldades dos pais em relação à leitura e à
escrita; ausências nas reuniões de pais; quando necessário, não buscam especialistas; vícios;
desconhecimento dos problemas que envolvem a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Resolutividade dos problemas de leitura e de escrita em escolas públicas de uma cidade do Alto Sertão Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to analyze how reading and reading problems are solved.
written in public schools of a highland city of Paraíba State / Brazil. THE
This descriptive research used the quantitative and qualitative method. The data is
processed by the Statistical Program "StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS) version
17.0 "and analyzed through Content Analysis. The sample consists of ten teachers from the 3rd
to the 9th grade of elementary school, from the municipal and state networks. The instrument for collecting
The data is a semi-open questionnaire composed of ten mixed questions, covering the
teachers' knowledge of reading difficulties and learning disabilities
how cases are identified, referred and resolved, how
families contribute to solving these problems. The educators of teaching
Elementary II express knowledge of both problems and identify them more clearly
than primary school educators, as well as more
solve the cases with the help of the pedagogical coordination and the family. All teachers
show that they do not have the assistance of specialized professionals and therefore do not
it is possible to solve them without causing delays in student learning.
some limitations, such as: parental difficulties in reading and
writing; absences from parent meetings; when necessary, do not seek specialists; addictions;
ignorance of the problems surrounding learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6687 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-04T18:04:38Z |
|
dc.date.available |
2019 |
|
dc.date.available |
2019-09-04T18:04:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita-sertão paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita-dificuldade e distúrbio |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing in Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing - difficulty and disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gabriela Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Resolutivity of reading and writing problems in public schools in a highland Paraíba city. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA,Gabriela Pereira da. Resolutividade dos problemas de leitura e de escrita em escolas públicas de uma cidade do Alto Sertão Paraibano. 2015. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |