DSpace/Manakin Repository

Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3835024058516022 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, J. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0692887895288943 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.advisor-co1ID CEZÁRIO, Danilo de Sousa. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7786604219297149 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo A avaliação vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do cenário educativo, inclinando para desvincular das unidades educacionais práticas tradicionais e classificatórias que excluem as potencialidades de contribuições que o processo avaliativo pode oportunizar ao trabalho pedagógico. A presente pesquisa monográfica, tem como principal objetivo analisar a importância do processo de avaliação da aprendizagem, considerando as especificidades da prática na Educação Infantil. O interesse pelo estudo surgiu na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus- Cajazeiras-PB. Para tanto, a pesquisa repousa em uma abordagem qualitativa, foi escolhido como lócus uma creche pública e municipal, da cidade de São José de Piranhas, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são três professoras que apresentaram conhecimentos adequados com as novas visões avaliativas, relacionados à compreensão de avaliar tal como processo e acompanhamento dos desenvolvimentos dos alunos e de seu próprio trabalho. Concluísse que ao avaliar é possível acompanhar de maneira mais clara a realidade e desenvolver ações planejadas e intencionais, que venham a consolidar a verdadeira função da avaliação, que é possibilitar melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-23
dc.description.abstract Assessment has been gaining increasing prominence in educational discussions that want to dissociate from educational units traditional and classificatory practices that exclude the contribution potential that evaluative process can provide to pedagogical work. The main objective of this monographic research is to analyze the importance of the learning evaluation process, considering the specificities of this practice in Early Childhood Education. An essential motivation for this study was The Universidade Federal de Campina Grande Pedagogy course subject Learning Assessment. To do so, this research rests on a qualitative approach, a public and municipal day care center in the city of São José de Piranhas,was chosen as a locus, using as data collection tool a specific kind of interview, the structured one. The research subjects were three teachers (women) that presented adequate knowledge to new evaluative visions related to the comprehension of evaluating such as process and monitoring the students' developments and their own work. Therefore, when evaluating, it is possible to be more clearly aware of the process of teaching and learning reality and thus to develop planned and intentional actions, which will consolidate the true function of evaluation: to improve that process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694
dc.date.accessioned 2019-09-04T19:47:57Z
dc.date.available 2019-09-04
dc.date.available 2019-09-04T19:47:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Processo avaliativo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Evaluation process pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation process dynamics: contributions and challenges in early childhood teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Lucicléia Ferreira de. Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta