DSpace/Manakin Repository

Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, E. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6942581386436663 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Israel Soares de.
dc.description.resumo Este estudo parte de uma reflexão voltada para a Educação do Campo. Busca identificar algumas das dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas do ensino multisseriado, para obter resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como locus de pesquisa a Escola Gabriel Lucindo Pereira, localizada no Distrito de Azevém, zona rural do município de Cajazeiras-PB. A base teórica partiu de uma discussão acerca da problemática em questão nos trabalhos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), entre outros. Para realizar a reflexão sobre os desafios educacionais no ensino multisseriado e apreender fatores que interferem nesse tipo de educação buscamos fundamentos nos seguintes autores: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) e Klein & Ribeiro (1991). Além disso, utilizamos como fonte as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo. Consideramos, também, a ausência do Estado frente a tais questões e a necessidade de edificação dessas escolas, a exemplo da escola do Distrito de Azevém, uma vez que, o surgimento das escolas no meio rural, veio através de movimentos sociais organizados pelos próprios moradores para garantirem a educação dos seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva e exploratória na referida escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-14
dc.description.abstract This study starts from a reflection focused on Rural Education. It seeks to identify some of the difficulties faced in the pedagogical practices of multi-grade teaching, to obtain positive results in the teaching-learning process of students. Its research loci are the Gabriel Lucindo Pereira School, located in Azevém District, rural area of ​​Cajazeiras-PB. The theoretical basis came from a discussion about the issue in question in the works of Arroyo, Caldart and Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), among others. In order to reflect on the educational challenges in multi-grade education and to apprehend factors that interfere with this type of education, we sought the following authors: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) and Klein & Ribeiro (1991). In addition, we use as source the Operational Guidelines for Basic Education in schools in Campo. We also consider the absence of the State from these issues and the need to build these schools, such as the school of the District of Azevém, since the emergence of schools in rural areas came through social movements organized by the residents themselves. to ensure their children's education. The research was developed through a descriptive and exploratory methodology in the referred school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711
dc.date.accessioned 2019-09-05T10:54:11Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T10:54:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de campo pt_BR
dc.subject Classe Multisseriada pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Multi-Class pt_BR
dc.subject Pedagogical Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Erivânia Espedita de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multi-grade classes: the challenges and pedagogical practices of field education at school M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - district of Azevém/Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Erivânia Espedita de. Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras-PB. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta