dc.creator.ID |
MUNIZ, F. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5887103198523941 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Maria de Lourdes Leandro. |
|
dc.description.resumo |
Com o avango das tecnologias computacionais e o desenvolvimento da sociedade, a
disseminação de cursos de formação continuada de professores via internet tem
crescido cada vez mais. Neste contexto, surge o Programa de Formação Continuada
Mídias na Educação (doravante, Curso Mídias na Educação) disponibilizado na
plataforma do e-Prolnfo. A presente pesquisa analisou as atividades constitutivas do
Ciclc Intermediário do Curso Mídias na Educação a fim de atingir dois objetivos: (1)
Identificar os tipos de letramento subjacentes as atividades dos módulos do Ciclo
Intermediário do Curso Mídias na Educação . (2) Analisar o processo de articulação
entre teoria e pratica que permeia as atividades. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo cujo corpus foi constituído pelo conjunto de vinte
e tres atividades do Ciclo Intermediário do referido curso Os dados, analisados com
base nos estudos contemporâneos de letramento (cf. KLEIMAN.1995; BARTON &
HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 2007), nos estudos sobre transposição didática
(cf. BORDET, 1985; BRONCKART & GIGER, 1998) e nos estudos de formação de
professor (cf. TARDIF, 2002; PIMENTA, 2002), sinalizam que estao subjacentes as
atividades três letramentos: o escolar; o profissional e o acadêmico. O escolar e
requerido nas atividades relativas ao conteúdo teórico sobre as mídias abordadas nos
módulos. O profissional e solicitado nas atividades referentes a ações de ensino
(prat car, em sala de aula, experiencias sugeridas pela atividade) associadas ao saber
teórico estudado em cada modulo. O acadêmico e evidenciado nas atividades de
produção escrita de gêneros acadêmicos - projeto e relatório. Constatamos que 17
atividades requerem do cursista a mobilização dos saberes teóricos e práticos ao
mesmo tempo; o que esta relacionado a finalidade do curso que e, basicamente, a de
formação de professores. Assim, os resultados levam-nos a concluir que as
atividades do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação pautam-se no eixo
aprender-praticar-aprender. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
|
dc.title |
Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-09 |
|
dc.description.abstract |
With the advance of computational technology and the growth of society, the
dissemination of continuing education for professors via the Internet continues to
increase even more. In this context has appeared the Programa de Formagao
Continuada Midias na Educagao ("Continuing Education Program for Media in
Education," also known as the "Media Course in Education") available on the e-Prolnfo
platform. The current study analyzed the activities included in the Intermediate Cycle of
the Media Course in Education in order to achieve two objectives: (1) Identify the types
of literacy underlying the activity modules of the Intermediate Cycle of the Media
Course in Education, (2) Analyze the process of interchange between theory and
practice that informs the activities. It was a descriptive-interpretive study of a
qualitative matrix whose corpus consisted of the conjunction among 23 activities of the
Intermediate Cycle of the referenced course. The data, analyzed on the basis of
contemporary studies of literacy (cf. KLEIMAN.,1995; BARTON & HAMILTON, 2000;
LEA & STREET, 2007), of didactic transposition (cf. BORDET, 1985; BRONCKART &
GIGER, 1998), and of continuing education of professors (cf. TARDIF, 2002;
PIMENTA, 2002), indicate that three types of literacy underlie the activities: scholastic,
professional, and academic. Scholastic literacy is required in the activities that relate to
theoretical content about the media used in the activities; professional literacy is
solicited in the activities by the teaching acts (to practice, in the classroom,
experiences suggested by the activities) associated with the theoretical knowledge
studied in each module. Academic literacy is evidenced in the activities about written
text production of academic genres - projects and reports. We show that 17 of the
activities require the course-taker to mobilize both theoretical and practical knowledge
simultaneously, which is related to the purpose of the course that is, basically, the
education of professors, the activities of the the Intermediate Cycle of the Media
Course in Education posit themselves along the axis of learn-practice-learn. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T11:18:29Z |
|
dc.date.available |
2019-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T11:18:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
|
dc.subject |
Letramento Digital |
|
dc.subject |
Ambiente Virtual:- Internet |
|
dc.subject |
Ensino à Distância |
|
dc.subject |
Mídias na Educação |
|
dc.subject |
Letramento Acadêmico |
|
dc.subject |
Teacher Training |
|
dc.subject |
Digital Literacy |
|
dc.subject |
Virtual Environment: - Internet |
|
dc.subject |
Distance Learning |
|
dc.subject |
Media in Education |
|
dc.subject |
Academic Literacy |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MUNIZ, Fabyana Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacies and teacher education in a virtual environment: from school to professional. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MUNIZ, Fabyana Gomes. Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional. 2009. 106f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715 |
pt_BR |