DSpace/Manakin Repository

As estratégias pedagógicas na educação especial: um olhar para a criança do TDAH.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID XAVIER, M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0022220734753467 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumo Este trabalho teve por objeto de estudo as estratégias pedagógicas na Educação Especial: um olhar para a criança com Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo geral de analisar as estratégias pedagógicas utilizadas por uma supervisora e uma docente da Educação Infantil , para crianças com TDAH, de uma escola pública da cidade de Sousa/PB; e os objetivos específicos foram: Identificar quais as atividades pedagógicas utilizadas com os alunos com TDAH; verificar quais as estratégias pedagógicas utilizadas pela docente e a supervisora para o aluno com TDAH; averiguar se essas estratégias contribuem para a permanência desses alunos em sala de aula. Para atender esses objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo. Para tanto, foi realizado levantamento teórico junto a trabalhos pertinentes ao assunto e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram: uma professora da Educação Infantil e uma supervisora de uma instituição pública da cidade de Sousa- PB. A análise dos dados realizou-se mediante a análise qualitativa, tendo em vista as estratégias pedagógicas, conhecimento e experiências dos sujeitos entrevistados. Logo após a coleta de dados, observou-se que o trabalho pedagógico, voltado para a criança com TDAH, deve ser diferenciado e que respeite a individualidade dessa criança, com o desenvolvimento de novas estratégias e metodologias a serem trabalhadas; percebeu-se também que a falta de formação na área, dificulta o desenvolvimento de atividades pedagógicas no dia a dia da sala de aula com esses alunos que necessitam de um suporte a mais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As estratégias pedagógicas na educação especial: um olhar para a criança do TDAH. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-26
dc.description.abstract This study aimed to study the pedagogical strategies in Special Education: how to deal with children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The general objective is to analyze the pedagogical strategies used by the teachers of Early Childhood Education to teach children with ADHD, of a public school in the city of Sousa / PB; and the specific objectives were: To identify the pedagogical activities used for students with ADHD; to verify the pedagogical strategies used by the teachers for the student with ADHD; to find out if these strategies contribute to maintaining these students in the classroom. A descriptive and field qualitative research was carried out to achieve these objectives. In order to do so, a theoretical survey was carried out along with relevant papers. The instrument of data collection was the semi-structured interview. The subjects of the research were: a teacher of Early Childhood Education and a supervisor of a public institution in the city of Sousa-PB. Data analysis was performed through qualitative analysis, considering the pedagogical strategies, knowledge and experiences of the subjects interviewed. Right after the data collection, it was noticed that a differentiated perception of the pedagogical work came to light, in relation to the child with ADHD, respecting the individuality of this infant, trying to innovate the methodology used, thus perceiving the difficulties faced daily when teaching students who need extra support. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6721
dc.date.accessioned 2019-09-05T12:01:41Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T12:01:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject TDAH pt_BR
dc.subject Pedagogical Strategies pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject ADHD pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Mailza Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical strategies in special education: a look at the ADHD child. pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Mailza Ferreira. As estratégias pedagógicas na educação especial: um olhar para a criança do TDAH. 2018. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta