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Análise do efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento para redes veiculares.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7489360858563778 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Reinaldo Cézar de Morais.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, Reinaldo Cézar de Morais pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8132074356628564 pt_BR
dc.contributor.advisor2 COSTA, Anderson Fabiano Batista Ferreira da.
dc.contributor.advisor2ID COSTA, A. F. B. F. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3275705963015582 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.referee2 GURJÃO , Edmar Candeia.
dc.contributor.referee3 CAVALCANTI , Elmano Ramalho.
dc.description.resumo O aumento da utilização de uma rede veicular depende de vários fatores para cumprir os requisitos de transferência dos dados e entrega dos pacotes. Nesse contexto, as redes podem divergir em velocidade dos nós, posicionamento geográfico e variações de ambientes. A escolha de cada parâmetro na simulação é fundamental na obtenção de dados mais precisos e realísticos ao ambiente simulado. O objetivo deste trabalho é analisar o efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento na comunicação veicular. Inicialmente, foi feito um levantamento sistemático para enfatizar os principais parâmetros utilizados na literatura ao longo dos últimos onze anos em conferências e periódicos. Posteriormente, tendo como base os dados coletados no estudo inicial, foram definidos os softwares e parâmetros de simulação para comparar o desempenho do protocolo de roteamento OLSR (Optimized Link State Routing) e GPSR (Greedy Perimeter Stateless Routing). A partir da coleta dos dados, observou-se que a métrica de taxa de entrega de pacotes proporcionou os melhores resultados no cenário e o protocolo OLSR foi superior ao GPSR na maioria dos cenários. No entanto, o protocolo OLSR apresentou os valores de atraso maiores em comparação com o protocolo GPSR. O protocolo OLSR obteve os maiores valores de sobrecarga, pois tendem a gerar uma alta carga de mensagens de roteamento, e os nós continuamente emitem mensagens, mesmo quando não participam da comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Análise do efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento para redes veiculares. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-28
dc.description.abstract Increasing the usability of a vehicle network depends on several factors to meet the requirements of data transfer and package delivery. In this context, networks may differ in node velocity, geographical positioning and environmental variations. The choice of each parameter in the simulation is fundamental in obtaining more accurate and realistic data to the simulated environment. The objective of this work is to analyze the effect of the environment parameters on routing protocols in vehicular communication. Initially, a systematic survey was made to emphasize the main parameters used in the literature over the last eleven years in conferences and periodicals. Based on the data collected in the initial study, software and simulation parameters were defined to compare the performance of the OLSR (Optimized Link State Routing) and GPSR (Greedy Perimeter Stateless Routing) routing protocols. From the data collection, it was observed that the packet delivery rate metric provided the best results in the scenario and the OLSR protocol was superior to the GPSR in most scenarios. However, the OLSR protocol presented the largest delay values compared to the GPSR protocol. The OLSR protocol obtained the highest values of overhead because they tend to generate a high load of routing messages, and the nodes continuously send messages, even when they do not participate in the communication. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6723
dc.date.accessioned 2019-09-05T12:04:25Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T12:04:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Redes Veiculares pt_BR
dc.subject Protocolos de Roteamento pt_BR
dc.subject Modelos de Mobilidade pt_BR
dc.subject Vehicular Networks pt_BR
dc.subject Routing Protocols pt_BR
dc.subject Mobility Models pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, José Anderson Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the effect of environment parameters on routing protocols for vehicular networks. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, J. A. R. de. Análise do efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento para redes veiculares. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6723 pt_BR


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