DSpace/Manakin Repository

O processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.description.resumo O trabalho intitulado “o processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez” teve como objetivo geral estudar os processos de alfabetização e letramento de alunos com surdez na escola. E como objetivo específico analisar através de pesquisa bibliográfica, o histórico do processo de inclusão da pessoa com surdez na escola. Uma vez que, busca entender que letramento e a alfabetização são práticas bem ligadas e que buscam ser ensinadas de maneira eficaz, tendo o papel fundamental de inserir o indivíduo na sociedade, pois alfabetizar letrando significa ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Por outro lado, podem-se observar nas leituras que as escolas públicas necessitam de professores e equipe pedagógica capacitados, para garantir o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com surdez que constituem um grupo heterogêneo, necessitando que os profissionais envolvidos na educação desse grupo conheçam e considerem as particularidades de cada educando para que possam alcançar êxito no processo educacional. Este estudo foi realizado por uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, enciclopédia, CD-ROM, internet e revista. Dessa forma a analise permitiu concluir que o processo de integração escolar para pessoas surdas deve ser aplicado em todas as escolas, pois, a alfabetização em libras é parecida com a dos alunos ouvintes, na qual é utilizada à apropriação da escrita e alfabeto em Libras. Desse modo a inclusão de alunos com surdez, na escola, deve acontecer de forma mais precoce possível na Educação Infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-05
dc.description.abstract The paper called "the alphabetization and literacy process in deaf students" ha as general purpose the study of alphabetization and literacy process in deaf students in school. And as specific purpose to analyse by bibliographic research the record of deaf people inclusion process in school. Once that, it intends to understand that literacy and alphabetization are well connected practices and they intend to be taught in an effective way, playing the fundamental role of inserting the individual in the society, as teaching to read and write with literacy doctrines means teaching to read and write in the social practices context of reading and writing. On the other hand, we can observe by studies that public schools lack capable teachers and pedagogical team to assure deaf students development and learning who are in heterogeneous team and lack that the professionals involved in the education of this team come to know and consider the particularities of each learner to reach success in educational process. This paper has been accomplished by a bibliographic research using books, encyclopedia, CD-ROM, internet and magazines. Therefore the analysis allowed to conclude the school integration process for deaf people must be put in practice in every schools, because the sign language alphabetization (in Brazilian Portuguese Libras) is similar to the listener students', which one is used for writing and Libras alphabet acquisition. Thereby deaf students inclusion in school must happen as soon as possible, in Kindergarten. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6727
dc.date.accessioned 2019-09-05T12:21:44Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T12:21:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Deafness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SÁ, Tatiana Izabel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The literacy and literacy process of the deaf student. pt_BR
dc.identifier.citation SÁ, Tatiana Izabel de. O processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez. 2015. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta