Dépôt DSpace/Manakin

Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.referee2 BATISTA , Maria Thaís de Oliveira.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a educação sexual a partir das experiências e da formação do(a)s graduando(a)s em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está inserida no campo da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 04 (quatro) graduando(a)s em pedagogia participantes do curso de extensão “Educação Sexual e Cidadania: formação continuada para professore(a)s e graduando(a)s” e pela observação-participante durante o referido curso, me possibilitando conhecer suas experiências pessoais e de formação profissional, no que diz respeito à educação sexual. O trabalho concluiu que as experiências do espaço da família, na educação desde a infância influenciam na educação sexual dos sujeitos, determinando como devem se comportar, ensinando os papéis para “meninos” e “meninas”, a partir das proibições, dos silenciamentos, da omissão de falar sobre sexualidade. Na escola, essas discussões praticamente não aconteciam, e quando aconteceram foi de maneira não programada, reproduzindo os valores que são instituídos pela família. Sobre a formação profissional foi possível perceber que a entrada do(a)s graduando(a)s na Universidade foi de grande relevância, de maneira que puderam ter conhecimento acerca de gênero e diversidade sexual, especialmente sobre os conceitos e diferenças sobre orientação sexual, descontruindo e construindo significados acerca da educação sexual e rompendo com conceitos padronizados e/ou enraizados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-06
dc.description.abstract This research aims to discuss sexual education based on the experiences and training of undergraduate students in pedagogy at the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is inserted in the field of qualitative research. As for the methodological procedures, the data collection was done by means of a semi-structured interview with 04 (four) graduating in pedagogy participating in the course "Sexual Education and Citizenship: Continuing Education for Teachers (a) graduating (s) "and by participant observation during the course, allowing me to know their personal experiences and professional training, regarding sexual education. The study concluded that the family space experiences in education since childhood influence the sexual education of the subjects, determining how they should behave, teaching the roles for "boys" and "girls", based on prohibitions, silencing, omission to talk about sexuality. At school, these discussions practically did not happen, and when they happened it was in an unscheduled way, reproducing the values that are instituted family. Regarding the professional formation, it was possible to perceive that the entrance of the graduates to the University was of great relevance, so that they could have knowledge about gender and sexual diversity, especially on the concepts and differences on sexual orientation , deconstructing and constructing meanings about sex education and breaking with standardized and / or rooted concepts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
dc.date.accessioned 2019-09-05T14:16:00Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T14:16:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Gênero sexual pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Sexual diversity pt_BR
dc.subject Sexual gender pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Clênia Valéria Gonçalves. Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. 2018. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte