dc.creator.ID |
SILVA, D. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7576194879239511 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Roberto Véras de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3105734658276566 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Marilda A. |
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dc.contributor.referee2 |
LULA, Waltimar Batista Rodrigues. |
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dc.contributor.referee3 |
PRESTES, Emília Maria da Trindade. |
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dc.description.resumo |
Nossa pesquisa tem como proposta de investigação analisar os processos de
Reforma da Educação Profissional e os impactos que esta teve sobre o Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Ao mesmo tempo, a referida
Reforma foi analisada pelo angulo das repercussões sofridas com as mudanças atuais no
mundo do trabalho e as novas necessidades, demandas e desafios colocados para a
Educação Profissional. Atualmente em processo de transformação institucional para o
novo formato de IFPB, a experiencia da Paraíba nos oferece um indicador da
problemática, para se entender de que modo uma instituição publica de ensino básico,
técnico e tecnológico tem se coloca frente a nova situação, principalmente em relação
aos conflitos gerados pelas reorientações do discurso oficial do governo. Recorremos a
reconstituição da trajetória histórico-social e institucional do IFPB, para situar as
principais mudanças verificadas ultimamente quanto ao papel que vem desempenhando
localmente no campo da Educação Profissional e identificar, entre os atores mais
diretamente envolvidos, as suas percepções sobre as questões atuais do trabalho, do
emprego e da formação/qualificação profissionais, assim como sobre a atuação do
IFPB. No que se refere a abordagem metodológica, para a apreensão das estruturas,
processos e praticas relacionados a formação profissional, procuramos abordar as
dimensões objetivas e subjetivas implicados em tais situações, entretanto sob uma
perspectiva focada nos sujeitos e nas experiencias nas quais se inserem e atuam, suas
experiencias histórico-sociais. suas potencialidades, possibilidades e conflitos. De
caráter qualitativa, a pesquisa utilizou dos seguintes procedimentos: analise
bibliográfica, particularmente focada sobre o debate atual a respeito dos temas do
trabalho, emprego e educação profissional; analise documental, abrangendo
documentos nacionais e locais, técnicos, institucionais e pedagógicos; procedimento de
observação direta (espaço. ambientes, equipamentos, atividades); e entrevistas semi-dirigidas com gestores, professores, coordenadoras pedagógicas do IFPB, campi de João
Pessoa e Campina Grande. A partir da nossa pesquisa percebemos dois momentos
distintos na lnstituição: o momento da Reforma de 1997, que separou a educação
propedêutica da educação técnica e que impossibilitou o crescimento dos IFETs, ao
mesmo tempo que orientou suas ações para vendas de serviços, parcerias, ou seja, ações institucionais tipicas do modelo neoliberal vigente naquele momento: e o atual Decreto 5.154/04, que resgata o caráter publico dos Institutos, retomando os investimentos e ampliando o numero de campi. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
|
dc.title |
A educação profissional diante dos novos desafios do mundo do trabalho: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
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dc.description.abstract |
Our research is research proposal review processes Reform of Professional
Education and the impact this had on the Federal Office for Education, Science and
Technology in Paraguay - IFPB. At the same time, this reform was considered by the
angle of impact suffered with the current changes in the world of work and new needs,
demands and challenges for Vocational Education. Currently in the process of
institutional transformation to the new format IFPB. the experience of Paraiba gives us
an indicator of the problem, to understand how an institution of public education,
technical and technology has been put forward to the new situation, especially in
relation to conflicts generated by the reorientation of the official discourse of the
government. We appeal to the reconstitution of the history and social history and
institutional IFPB to locate the main changes seen lately about the role that has played
locally in the field of professional education and identify those actors most directly
involved, their perceptions of current issues labor, employment and Professional
Education, as well as on the performance of IFPB. As regards the methodological
approach to the understanding of structures, processes and practices related to training,
we seek to address the objective and subjective dimensions involved in such situations,
though from a perspective focused on the subject and the experiences within which they
operate and act, it's historical and social experiences, their capabilities, possibilities and
conflicts. Character of qualitative research used the following: literature review,
particularly focusing on the current debate on the issues of labor, employment and
professional education, document analysis, including national and local documents,
technical, institutional and educational, the procedure for observation direct (spaces,
environments, equipment, activities), and semi-structured interviews with
administrators, teachers, pedagogical coordinators IFPB, campuses of Joao Pessoa and
Campina Grande. From our research we noticed two distinct moments in the institution:
the time of the Reformation of 1997 that separated the preliminary work in the
education and technical education that prevented the growth of IFETs while that guided
their actions to sales of services, partnerships, or that is, institutional actions typical of
the neoliberal model then in force, and the present Decree 5.154/04, which rescues the public nature of the Institutes, returning to investing and expanding the number of
campuses. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6738 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T14:19:47Z |
|
dc.date.available |
2019-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T14:19:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma Educacional |
|
dc.subject |
Mudanças no Mundo do Trabalho |
|
dc.subject |
Educação Profissional |
|
dc.subject |
Reforma do Ensino Técnico |
|
dc.subject |
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba |
|
dc.subject |
IFPB |
|
dc.subject |
Formação Profissional |
|
dc.subject |
Educational Reform |
|
dc.subject |
Changes in the World of Work |
|
dc.subject |
Professional Education |
|
dc.subject |
Technical Education Reform |
|
dc.subject |
Paraíba Federal Institute of Science and Technology Education |
|
dc.subject |
IFPB |
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dc.subject |
Professional Qualification |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Diogo Fernandes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professional education in the face of new challenges in the world of work: the federal institute of education, science and technology of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, D. F. da. A educação profissional diante dos novos desafios do mundo do trabalho: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6738 |
pt_BR |