DSpace/Manakin Repository

O ensino de história e as tecnologias: o que pensam professores e alunos nas escolas da cidade de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.description.resumo A pesquisa apresentada analisou três escolas da cidade de Cajazeiras-PB que pertencem a diferentes administrações, uma privada, uma pública estadual e uma pública federal. O objetivo foi problematizar como as novas tecnologias estão sendo pensadas por parte das escolas analisadas no ensino de história. Aplicamos questionários com os alunos do Ensino Médio, bem como entrevistamos os professores de história sobre o que pensa-vam sobre as tecnologias e sua utilização em sala de aula. Assim, analisamos se as esco-las percebem de formas diferentes a utilização das tecnologias, já que falam de distintos lugares de gestão. Procuramos historicizar as tecnologias no ensino, principalmente no ensino de história, discutindo o currículo do ensino médio e suas diretrizes e o que elas dizem sobre o uso das tecnologias. A proposta da pesquisa é perceber como discentes e docentes pensam e utilizam esses recursos na disciplina de história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O ensino de história e as tecnologias: o que pensam professores e alunos nas escolas da cidade de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-31
dc.description.abstract The research presented examined three schools in Cajazeiras-PB belonging to different administrations, a private, a public state and federal. The objective was to discuss how new technologies are being considered by schools examined in teaching history. We use questionnaires to high school students, and interviewed the history teachers about what they thought about the technologies and their use in the classroom. Thus, we analyze whether schools perceive in different ways the use of technologies as they speak of dif-ferent management positions. We seek historicizing technologies in education and espe-cially in teaching history, discussing the high school curriculum and guidelines and what they say about the use of technology. The aim of this research is to understand how students and teachers think and use these resources in the discipline of history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6739
dc.date.accessioned 2019-09-05T14:30:34Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T14:30:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação – novas tecnologias pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ensino médio - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Education - new technologies pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject High School - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA NETO, Júlio Cornélio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching and technologies: what teachers and students think in schools in the city of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA NETO, Júlio Cornélio da. O ensino de história e as tecnologias: o que pensam professores e alunos nas escolas da cidade de Cajazeiras - PB. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta