DSpace/Manakin Repository

Inclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, D. Z. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6401974858616027 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Luis Henrique.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, L. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6991283096951332 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Antônio Berto.
dc.contributor.referee2 SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.
dc.description.resumo No âmbito do debate acerca das politicas de inclusão social adotadas pelas universidades publicas brasileiras na ultima década uma questão tem sido ainda pouco abordada: como as relações sociais no interior das próprias universidades são afetadas pelas politicas de inclusão e em que medida as universidades publicas tem combinado projetos de ação afirmativa com medidas que possibilitem a integração efetiva dos alunos beneficiados por estas politicas em seu ambiente acadêmico. Criado em 1997 pela Universidade Federal da Paraíba, o Programa Estudante Convenio - Rede Publica (PEC-RP) facilitou o acesso de professores não licenciados em efetiva atuação profissional em escolas publicas, através de processo seletivo simplificado, nos cursos de licenciatura da UFPB e da Universidade Federal de Campina Grande (criada como desmembramento da primeira, em 2002). No curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da UFCG, a inserção desses alunos tem definido formas de relações e configurações sociais novas, dividindo os estudantes em dois grupos: o do alunado PEC, estigmatizado, e o do alunado não PEC (alunado que ingressa na universidade principalmente através do vestibular). Este trabalho analisa o processo de constituição de duas identidades diferenciadas entre os estudantes do curso de Ciências Sociais, em que o grupo majoritário (alunado nao PEC) e o minoritário (alunado PEC) tem suas imagens confrontadas em termos do desempenho acadêmico. As representações do alunado PEC são carregadas de conteúdos e atributos negativos e depreciativos, que definem as formas pelas quais se relacionam tanto com os demais alunos do curso quanto com os professores. Os jogos de atribuições de identidade e de seus significados revelados pela pesquisa, tanto quantitativa quanto qualitativa, permitem compreender como relações de poder operam nas novas configurações sociais criadas pela politica de inclusão instituída pelo PEC-RP. A problemática inserção do alunado PEC no curso de Ciências Sociais da UFCG e o estigma que lhe e associado possibilitam a ampliação do debate sobre as politicas de inclusão, de modo a incorporarem mecanismos de acompanhamento de estudantes beneficiados por elas depois do ingresso na universidade, evitando que integrem grupos minoritários estigmatizados no interior das instituições em que estão sendo acolhidos, situação que afeta tanto a credibilidade destas politicas quanto o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia
dc.title Inclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2006-04
dc.description.abstract In the middle of the debate about the inclusive policies adopted by the Brazilian statesponsored (federal) universities in the last decade there is a question that has not been much discussed: how the social relations inside the universities themselves are affected by these policies, and how these universities have combined projects of affirmative action with measures that allow the effective integration of the students benefited by these same policies in the academic environment. Created at the Federal University of Paraiba (UFPB), The Programa Estudante Convenio - Rede Publica (PEC-RP) [The Student - Public School Partnership Program] facilitated the entrance of in-service teachers with an professional practice in public schools-through a simplified university entrance examination-in the undergraduate courses at the Federal University of Paraiba (UFPB) as well as in the Federal University of Campina Grande (UFCG) which was created as a dismembering of the former in 2002. In the undergraduate course of Social Sciences of the Center of Humanities at the UFCG, the insertion of these students has defined new ways of social relations as well as new social configurations. This insertion has divided the students in two groups: the stigmatized PEC students, and the non-PEC students (students who enter the university mainly through a non-simplified university entrance examination known as Vestibular). This work analyses the process the formation of two different identities among the students in the undergraduate course of Social Sciences, where the majority group (non-PEC students) and the minority group (PEC students) have their images confronted with one another when academic performance is concerned. The representation of the PEC students is charged with negative and pejorative contents that define the ways they relate with the other students as well as the teachers. The games of attributing identities and their meanings that were revealed in the research, quantitative as well as qualitative, allows us to understand how power relations operate in the new social configurations created by the inclusive policies established by the PEC-RP. The problematic insertion of the PEC student in the undergraduate course of Social Sciences at the UFCG and the stigma which is associated with this insertion allows the broadening of the debate on inclusive policies, so as to incorporate mechanisms of accompaniment of the students who are benefited by them after entering the university, thus avoiding that these students join stigmatized minority groups inside the institutions in where they study, a situation that affects the credibility of the policies themselves as well as the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6740
dc.date.accessioned 2019-09-05T14:32:13Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T14:32:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Configurações Sociais
dc.subject Relações Sociais
dc.subject Identidades
dc.subject Estigma
dc.subject Politicas de Inclusão Social
dc.subject Curso de Ciências Sociais - UFCG
dc.subject Relações de Poder
dc.subject Programa Estudante Convênio - Rede Pública (PEC-RP)
dc.subject Universidade Pública
dc.subject Social Settings
dc.subject Social relationships
dc.subject Identities
dc.subject Stigma
dc.subject Social Inclusion Policies
dc.subject Students of the Social Sciences Course
dc.subject Power Relations
dc.subject Program Student Agreement - Public Network (PEC-RP0
dc.subject Public University
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Denize Zoraide Alexandria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion and stigmatization in the public university: the case of PEC-RP in the course of Social Sciences of UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Denize Zoraide Alexandria. Inclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG. 2006. 142f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6740 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta