dc.creator.ID |
SOUSA, R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6651067298994725 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo teve como objetivo principal refletir acerca dos estudantes de camadas
populares em cursos universitários considerados de elite: entre sonhos, dificuldades e
superações. Fundamentada na perspectiva sociológica, a pesquisa buscou analisar os dilemas
vivenciados e as estratégias de superação elaboradas por estudantes de camadas populares em
cursos elitizados do ensino superior. Essa pesquisa também pretendeu fazer um breve
apanhado a respeito da conjuntura que envolve o contexto histórico da expansão universitária
através da democratização do ensino superior no Brasil e a implantação de políticas de
inclusão social, haja vista que os sujeitos que participaram dessa pesquisa foram estudantes
pertencentes às classes dominadas que no decorrer da pesquisa ressaltaram sua trajetória
acadêmica, a partir dos sentidos e significados que estes foram construindo, baseados em suas
experiências como sujeitos sociais e acadêmicos. Tomando como base os princípios da
pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados
adotado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir dos instrumentais
da “Analise de Conteúdo”. A pesquisa nos possibilitou conhecer um pouco da realidade
acadêmica dos alunos entrevistados e estabelecer um diálogo com esses sujeitos. A entrevista
conteve oito questões relacionadas ao tema já citado, aplicado a sete estudantes do curso de
Direito da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Os resultados
encontrados na pesquisa mostraram que esses alunos de classe dominada enfrentaram muitos
dilemas para ingressar e permanecer no curso devido às deficiências que tiveram em sua
educação básica e a sua condição financeira. No entanto, estes fatos não interferiram no
desenvolvimento acadêmico dos sujeitos entrevistados. A pesquisa também apontou que a
escolha do curso entre esses foi influenciada por muitos fatores, tais como: a intervenção da
família, a sua vida escolar, a sua condição social, a conjuntura econômica e, sobretudo, a
realização pessoal dos alunos entrevistados. E que democratizar o ensino não é apenas
garantir o ingresso na universidade, mas promover condições, por meio do desenvolvimento
de políticas públicas, que possibilitem uma efetiva democratização no ensino superior,
oferecendo mecanismos para que os alunos de classe dominada permaneçam no curso e
consigam concluí-lo com êxito. Os alunos entrevistados também apresentaram seus projetos
de vida profissional e pessoal após a conclusão do curso, todos eles têm planos traçados para
seguir a carreira na área do Direito. No entanto, como eles pertencem às classes dominadas,
não têm condições financeiras para manter-se. Assim, precisam conseguir de alguma forma se
estabilizar relativamente bem para continuar se dedicando aos estudos e conseguir chegar a
atingir a meta desejada. Desse modo, a estratégia adotada por esses sujeitos é conseguir essa
estabilidade, por meio da aprovação em um concurso público. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Estudantes de camadas populares em cursos universitários considerados elite: entre sonhos, dificuldades e superações. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-08-29 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to reflect on the young students of lower classes in college courses
considered elite: between dreams, difficulties and overcomings. Based on the sociological
perspective, the research aimed to analyze the experienced dilemmas and the overcoming
strategies developed by young students of lower classes in elitist courses from higher
education. This research also sought to make a brief overview about the situation surrounding
the historical context of the university expansion through the democratization of higher
education in Brazil and the implementation of social inclusion policies, considering that the
subjects who took part in this study were young students belonging the lower classes that
during the research highlighted its academic path, from the senses and meanings they were
building, based on his experiences as social and academic subjects. Building on the principles
of descriptive research, with emphasis on the qualitative approach, the used data collection
instrument was a semi-structured interview. Data were analyzed from the instrumental of
"Content Analysis". The research enabled us to know a little of the academic reality of the
interviewed students and establish a dialogue with these subjects. The interview contained
eight questions related to the mentioned topic above, applied to seven students of the Curso de
Direito of the Universidade Federal de Campina Grande, Sousa campus. The results found in
the research showed that these lower classes students faced many dilemmas to join and stay
on course because of the deficiencies they had in their basic education and their financial
condition. However, these facts do not interfere with the academic development of the
interviewed subjects. The survey also pointed out that the courses choice on these was
influenced by many factors, such as family intervention, their school life, their social status,
economic conditions, and especially the personal development of the interviewed students.
And that to democratize education is not only to ensure admission to the university, but to
promote conditions through the development of public policies that enable an effective
democratization in higher education, providing mechanisms for the lower classes of students
to remain on the course and complete it with success. Interviewed students also presented
their professional and personal life projects after the end of the course, they all have set plans
to pursue the career in the Law area. However, as they belong to lower classes, they can not
afford to keep up, so they need to get somehow to stabilize relatively well to keep dedicating
to studies and achieve the desired goal. Thus, the strategy adopted by these subjects is to
achieve this stability through the approval in a public contest. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6744 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T15:15:07Z |
|
dc.date.available |
2019-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T15:15:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes - camadas populares |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Students- popular layers |
pt_BR |
dc.subject |
University Courses |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Rosemary da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Popular students in elite university courses: between dreams, difficulties and overcoming. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Rosemary da Silva. Estudantes da camadas populares em cursos universitários considerados de elite: entre sonhos, dificuldades e superações. 2016. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |