dc.creator.ID |
SILVA, A. K. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6761384131937517 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como problemática de estudo o seguinte questionamento: Qual a importância
do Curso de Pedagogia para a formação de professores na percepção de docentes que atuam na
Educação Infantil no munícipio de Cajazeiras-PB? O Objetivo Geral desta pesquisa consiste em
compreender a importância do curso de Pedagogia para atuar como professor da Educação
Infantil, no munícipio de Cajazeiras. Desta maneira tem-se como objetivos específicos: Discutir
a trajetória da Formação de Professores para a Educação Infantil no Brasil, investigar qual a
importância da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e refletir sobre a
importância do curso de Pedagogia na Formação de Professores para atuarem na Educação
Infantil. Para a realização deste trabalho foram realizadas 4 entrevistas com professoras efetivas
de creches que pertencem a rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. A entrevista
foi organizada em um roteiro com 17 perguntas, foram também realizadas 3 observações na sala
de aula dos respectivos entrevistados. Para a análise dos dados foi considerada a
contextualização dos sujeitos da pesquisa, das escolas que serviram de lócus para a pesquisa, das
turmas observadas, a observação e a Formação de professores: A percepção dos docentes
entrevistados. Como resultado esse trabalho destaca que os entrevistados têm a percepção da
importância do Curso de Pedagogia, sendo este essencial para aqueles que desejam atuar na
Educação Infantil, e da relevância que a formação continuada tem para a prática docente dos
sujeitos, ficando claro que para os que já atuam além do Curso de Pedagogia faz-se necessário
uma formação continuada que contemple as especificidades que atendam as crianças da faixa
etária entre 0 e 5 anos de idade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-26 |
|
dc.description.abstract |
This study had the following questioning as a study problem: What is the Pedagogy course
importance to the teachers training in the teachers perception who work in kindergarten in
Cajazeiras-PB? The general objective from this work is understanding the meaning of the
Pedagogy course to work as a kindergarten teacher, in Cajazeiras city. This way we have as
specific objects: To discuss the trajectory of Teacher Training for kindergarten in Brazil, to
investigate what is the meaning of the teachers training to work in kindergarten and consider
about the meaning of the Pedagogy course in the teachers training to work in kindergarten. To
accomplish this work, four interviews were made with effective teachers of daycare centers
belonging to the public school network of Cajazeiras. The interview was organized in a script
with 17 questions, three observations were also made in the classroom of the respective
interviewees. For the data analysis was considered the contextualization of the research subject,
the school that was locus to the research, the classes observed, the observation and the teachers
training: The interviewed teachers‟ perception. As a result this work points that the
interviewees have the understanding about the importance of the Pedagogy course, which is
essential for those who wishes to act in kindergarten, and the relevance that continued education
has for their teaching practice, becoming clear that for the ones who already work, beyond the
Pedagogy course it is necessary a continued study that include the specificities to attend children
between 0 and 5 years old. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T15:30:43Z |
|
dc.date.available |
201-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T15:30:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy Course |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Preschool Teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogy Course: Teacher Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |