dc.creator.ID |
SÁ, T. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2273796069661570 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOVIKOFF, Cristina. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOVIKOFF, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.referee2 |
MITHIDIERI, Otávio Barreiros. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica. Inicialmente discute-se
brevemente a formação do pedagogo, expõem-se alguns desafios deste profissional na
atualidade. Nesta pesquisa, especificadamente destaca-se dificuldades do pedagogo para o
processo de ensino-aprendizagem. Assim, adotou-se a pedagogia histórico-crítica propagada
por Dermeval Saviani (1995) na década de 80, uma teoria crítica que preocupa-se com a
propagação de métodos de ensino eficaz. Logo, de possíveis transformações na sociedade. A
pergunta de partida é como trabalhar com a dialética no ensino fundamental, considerando os
desafios atuais do Pedagogo? O pressuposto que se estabeleceu foi que se faz necessário um
aprofundamento teórico para realizar a prática docente de modo consciente no viés da
pedagogia histórico-crítica e que por meio da didática, podemos vivenciar o método da
dialética dessa Pedagogia nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral foi
analisar a importância da estratégia dialética enquanto mediação pedagógica própria da
perspectiva Histórico-Crítica no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, no
município de Sousa, PB. A metodologia qualitativa com experimento de aula pautada na
teoria de Saviani foi acompanhada de coleta de dados por questionário semiestruturado e
observação participante. Vale esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao
experimento qualitativo da pesquisa intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia
da Paraíba: questões teórico-metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico-
científico-cultural para a intervenção” (CNPq, 2010-2018) proposta por Novikoff e associada
ao Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para
Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Os instrumentos adotados foram os
atestados e validados pelo referido laboratório. Os dados foram tratados a luz da análise de
conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados sinalizaram a qualidade da relação ensino-
aprendizagem da pedagogia histórico-crítica, possibilitando verificar a eficiência da didática
mediada pela dialética, bem como a organização do trabalho docente por meio dos cinco
passos (prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social
final) sistematizados por Saviani (1995) tem efeito imediato. Esta metodologia dialética
evidenciou-se como um instrumento de trabalho valoroso para o exercício docente em sala de
aula, concretizando-se em procedimentos práticos que assumem os passos da dialética que são
prática-teoria-prática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia histórico-crítica: os desafios da dialética nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-19 |
|
dc.description.abstract |
This paper deals with Historical-Critical Pedagogy. Initially the pedagogue's training is briefly
discussed, some challenges of this professional are exposed today. In this research,
specifically highlights difficulties of the pedagogue for the teaching-learning process. Thus,
we adopted the historical-critical pedagogy propagated by Dermeval Saviani (1995) in the
80's, a critical theory that worries about the propagation of effective teaching methods.
Therefore, of possible transformations in society. The starting question is how to work with
dialectics in elementary school, considering the present challenges of the Pedagogue? The
presupposition that was established was that a theoretical deepening is necessary to realize the
teaching practice consciously in the bias of the historical-critical pedagogy and that through
didactics, we can experience the method of the dialectic of this Pedagogy in the initial years
of elementary education. The general objective was to analyze the importance of the dialectic
strategy as a pedagogical mediation of the Historical-Critical perspective in the teaching-
learning process in elementary education, in the city of Sousa, PB. The qualitative
methodology with a class experiment based on Saviani's theory was followed by data
collection by semi-structured questionnaire and participant observation. It is worth clarifying
that the present research is linked to the qualitative experiment of the research entitled
"Scientific education in the Pedagogy of Paraíba courses: theoretical-methodological and
epistemological issues in the academic-scientific-cultural formation for the intervention"
(CNPq, 2010-2018) proposed by Novikoff and associated to the Laboratory of the Group of
Studies and Research in Social Representations in / for Teacher Training - LAGERES / CNPq
(2010). The instruments adopted were those certified and validated by said laboratory. The
data were treated in the light of content analysis (BARDIN, 2011). The results showed the
quality of the teaching-learning relationship of historical-critical pedagogy, making it possible
to verify the effectiveness of didactics mediated by the dialectic, as well as the organization of
teaching work through the five steps (initial social practice, problematization,
instrumentalization, catharsis and practice social system) systematized by Saviani (1995) has
immediate effect. This dialectical methodology was evidenced as a valuable work instrument
for the teaching exercise in the classroom, concretizing itself in practical procedures that
assume the steps of the dialectic that are practice-theory-practice |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6749 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T15:54:09Z |
|
dc.date.available |
2019-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T15:54:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia histórico-crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Dialética |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue Training |
pt_BR |
dc.subject |
Historical-Critical Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Dialectic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SÁ, Tatiane Braga de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historical-critical pedagogy: the challenges of dialectics in the early years of elementary school in the municipality of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
|
dc.identifier.citation |
SA, Tatiane Braga de. Pedagogia histórico-crítica: os desafios da dialética nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sousa-PB. 2018. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |