DSpace/Manakin Repository

Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6053426405697012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LULA JÚNIOR, Bernardo.
dc.contributor.advisor1ID LULA JR, B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1465309727421021 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.referee2 GARCIA, Francilene Procópio.
dc.contributor.referee3 COSTA, Evandro de Barros.
dc.description.resumo Tradicionalmente, a Engenharia de Software (ES) tem priorizado o desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas com maior ênfase em aspectos funcionais e de planejamento do software. Esta conduta tem se refletido no ensino da ES, em que aspectos relativos à usabilidade do software, geralmente, são abordados em segundo plano. Apesar dos esforços de integração da ES com a área de Interface Homem-Computador (IHC), no sentido de ofertar procedimentos que contemplem o mínimo de recursos para projeto de usabilidade de interface, não é raro encontrar alunos que relatem dificuldades em produzir, compreender e utilizar tais recursos adequadamente. Sendo desejável que o laboratório de ES seja completo, abordando tanto aspectos funcionais quanto de usabilidade, a disciplina Laboratório de Engenharia de Software, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aperfeiçoou o processo de desenvolvimento ágil easYProcess para torná-lo centrado com o usuário, agregando a produção de artefatos para projeto de interface. Foram verificadas dificuldades dos alunos com a produção e manejo desses artefatos. Este trabalho investigou os benefícios que a inclusão de uma metodologia de concepção de interfaces, baseada na tarefa e suportada por ferramental de software, podem proporcionar ao laboratório de software, em que o ambiente da graduação da UFCG foi adotado como referencial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Software pt_BR
dc.title Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software. pt_BR
dc.date.issued 2010-12-20
dc.description.abstract Traditionally, Software Engineering (SE) has prioritized the development and application of methodological and tooling support with major focus in functional and planning aspects of software development. This behavior has been reflected in SE teaching where aspects associated with software usability are addressed in a secondary plan, in general. Despite efforts to integrate SE with Human-Computer Interaction (HCI) area, aiming to offer procedures for minimal interface usability treatment, is not rare to find students reporting difficulties in production, comprehension and use of these resources properly. It is desirable that the SE laboratory approach be completed addressing both functional and usability issues. The Laboratory of Software Engineering discipline at Federal University of Campina Grande (UFCG) improved the agile development process easYProcess to turn it to be user-centered, by adding usability artifacts to its production. Difficulties have been detected with students during the production and use of these artifacts. This work investigated which benefits the inclusion of an interface conception methodology, based on task analysis and supported by a software tool, may provide to software laboratory, in which the UFCG graduation environment was adopted as referential. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750
dc.date.accessioned 2019-09-05T15:57:21Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T15:57:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Engenharia de Software – Interfaces pt_BR
dc.subject Engenharia de Software - Ensino pt_BR
dc.subject Interface Homem-Computador pt_BR
dc.subject Laboratório de Software pt_BR
dc.subject Projeto de Interface - Metodologias e Ferramentas pt_BR
dc.subject Software Engineering – Interfaces pt_BR
dc.subject Software Engineering - Teaching pt_BR
dc.subject Human-Computer Interaction pt_BR
dc.subject Software Laboratory pt_BR
dc.subject Interface Design - Methodologies and Tools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Giuseppe Anthony Nascimento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impact of methodological support and usability-oriented tooling on the practical teaching of software engineering. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, G. A. N. de. Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta