Repositorio Dspace/Manakin

A atuação docente para implementação da Lei nº 10.639/2003 e a busca de uma educação pela igualdade.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3393803370264915 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa tem como título: A atuação docente para implementação da lei nº 10.639/03 e a busca de uma educação pela igualdade e teve como objetivo geral: Analisar a atuação das educadoras na Implementação da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil na cidade de Cajazeiras - PB. O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa, através da qual será compreendida e interpretada uma realidade, levando em consideração as práticas e as concepções das professoras a respeito do tema abordado. Para coleta dos dados utilizamos a observação e questionário. As pesquisadas foram duas professoras da Educação Infantil de Pré I e II e o lócus da pesquisa deu-se em uma escola Municipal da cidade de Cajazeiras - PB. O trabalho teve como fundamentação teórica autores como: Gomes (2005), Cavalleiro (2007), LDB (1996), Pimenta (2004), Constituição Federal (1988), entre outros. Trabalho este que está dividido em dois capítulos: no primeiro fizemos um estudo sobre a Lei nº 10.639/03 e uma breve contextualização sobre a referida Lei, mostrando como a mesma é vista pelas educadoras depois de sua efetivação e como está sendo discutidas as relações étnico-raciais dentro do espaço escolar. No segundo capitulo estão os procedimentos metodológicos e analise dos dados, em que fizemos análises das concepções que as professoras têm acerca da implementação da Lei 10.639/03 para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, bem como, a prática dessas educadoras, nas suas salas de aula, ao utilizarem como atividade a produção e a explicação de textos que trate esta temática com as crianças. Constatamos que o trabalho sobre as questões raciais, embora importantes, não é por sua vez suficiente, pois devemos compreendê-los como fruto de uma produção que sofreu influência ao logo da história e que vem enfrentando dificuldades na busca do reconhecimento e efetivação da Lei Nº 10.639/03. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A atuação docente para implementação da Lei nº 10.639/2003 e a busca de uma educação pela igualdade. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work of research is titled: The teacher performance for implementation of Law nº 10.639/03 and the search of an education for equality and had as general objective:Analyze the performance of educators in the Implementation of Law 10.639 / 2003 in Childhood Education in the town of Cajazeiras - PB.The work in question it is a qualitative research, through which will be understood and interpreted a reality, taking into consideration the practices and conceptions of teachers about the theme addressed.For data collection we used the observation and questionnaire.The researchers were two teachers of Childhood Education of Pre I and II and the locus of research took place in a Municipal school in Cajazeiras - PB.The work was theoretical foundation authors as: Gomes (2005), Cavalleiro (2007), LDB (1996), Pimenta (2004), Federal Constitution (1988), among others.Work that is divided into two chapters: in the first we did a study about Law nº 10.639/03 and a brief contextualization of this law, showing how it is seen by educators after its effectuationand how it is being discussed the ethno-racialrelations within of the school space.In the second chapter are the methodological procedures and analysis of the data, in which we analyzed the conceptions that the teachers have about the implementation of Law 10.639/03for the teaching and learning process of students, as well as the practice of these educators in their classrooms, to the utilize on activity and production and the explanation of texts that treat this thematic with the children.We note that the work about racial issues, while important, is not turn enough, because we must understand them as the result of a production that was influenced throughout history and have been facing difficulties in the seeking recognition and effectuation of Law Nº 10.639/03. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6751
dc.date.accessioned 2019-09-05T16:27:12Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T16:27:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.subject Lei nº 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Educação – diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Educadores pt_BR
dc.subject Educational sociology pt_BR
dc.subject Law No. 10,639 / 2003 pt_BR
dc.subject Education - Ethnic-Racial Diversity pt_BR
dc.subject Educators pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching performance for the implementation of Law 10.639/2003 and the search for an education for equality. pt_BR
dc.identifier.citation SARMENTO, Mayrla Marla Lima. A atuação docente para implementação da Lei nº 10.639/2003 e a busca de uma educação pela igualdade. 2014. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta