Repositorio Dspace/Manakin

Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SOUSA, F. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5862806191109204 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-31
dc.description.abstract This study aims to discuss the importance and contributions of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) for academic and professional training of Professor of Portuguese, here specifically of Full Degree in Letters - Portuguese Center Language Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Câmpus of Cajazeiras - PB. Specifically, we seek to present, through theoretical foundations, the importance of initial and continuing training, especially Professor of Portuguese Language. The idea of defining this subject for our research is due to the experiences lived as fellows of that project that has given us experience the reality of the classroom, leading to her our contributions as students in an attempt to improve and situate our academic experiences at the same time contribuíamos with the improvement of basic education in public schools. The dialogue between school and university allowed us to reflect on the current situation of the classroom in relation to Portuguese classes in the same way to develop new perspectives for education. Our research is bibliographic nature with a qualitative approach. The theoretical bases consulted guided to the importance of initial and continuing training. Therefore it highlights the work of: Light (2010) on teacher training Portuguese, Imbernon on continuing education of teachers (2010), Oliveira (2010) on the knowledge necessary to Portuguese teacher, among others. We note that the PIBID contributes both to the enhancement of teacher training in the stages of initial training and in the continuous training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
dc.date.accessioned 2019-09-05T16:51:59Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T16:51:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Francisca Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the PIBID of CFP - UFCG - CAMPUS of Cajazeiras to the formation of the portuguese high school teacher. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta