DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem de monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson baseada em jogos eletrônicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1080593968001453 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Leandro Dias da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7856968264410259 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.advisor2ID Almeida, H. O. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 pt_BR
dc.contributor.referee1 PERKUSICH, Ângelo.
dc.contributor.referee2 GORGÔNIO, Kyller Costa.
dc.contributor.referee3 COSTA, Cristiano André da.
dc.contributor.referee4 FISCHER, Robert.
dc.description.resumo Os Sistemas de Monitoramento da Saúde (SMS) possibilitam aos médicos obterem informações sobre o estado de saúde de seus pacientes. Além disso, as identificações dos sintomas das doenças podem auxiliar no diagnóstico precoce e prevenir a ocorrência de situações críticas. Para acompanhar e avaliar a saúde motora de um paciente, é necessário realizar uma avaliação motora por meio de movimentos específicos. Isto dificulta a concepção de um SMS de dados motores não-invasivo e engajados na rotina diária dos pacientes. A abordagem apresentada nesta tese, utiliza os jogos eletrônicos como fator motivacional para o fornecimento dos dados motores. Durante o jogo, o usuário é induzido a executar movimentos relevantes, de modo que um sensor de movimento possa adquiri-los e quantificá-los. Este ambiente lúdico, de jogo eletrônico, abstrai o usuário do contexto de tratamento da saúde e incentiva a execução dos movimentos de uma maneira mais natural do que a imposta por um exame clínico. Para avaliar esta abordagem, foi desenvolvido um jogo com a arquitetura proposta para identificar sintomas motores relacionadas com a Doença de Parkinson. Num estudo de caso controle, foram avaliados os movimentos angulares dos braços para quantificar as habilidades motoras desses grupos. Os dados coletados foram processados e aplicados a uma Máquina de Vetor de Suporte(SVM) para classificar a ocorrência do sintoma da bradicinesia do Parkinson. Obteve-se uma classificação com uma acurácia de 86,67% e falsos positivos de6,67%. Além disso, em um experimento para avaliação da aceitação dos usuários, 90% ficaram motivados com o jogo desenvolvido e afirmaram que integrariam o SMS em sua rotina diária. Estes resultados demonstram que a abordagem de monitoramento baseado em jogos, apresentada nesta tese, tem potencial para ser um SMS para monitoramentos dos sintomas motores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem de monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson baseada em jogos eletrônicos. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-03
dc.description.abstract Health Monitoring Systems (HMS) allow doctors to gain a better picture of their patient’s health status. An early identification of symptoms can support the disease’s diagnostic and prevent critical situations. In order to monitor a patient’s motor abilities, it is necessary to record and evaluate specific movements. This makes it difficult to design a HMS that non-obtrusively integrates into the patient’s daily routine. The approach presented in this thesis makes use of the motivational power of electronic games. While playing the game, the user is incited to make the relevant movements, so that an optical sensor can detect and measure them. The playful situation distracts the user from thinking about health issues and therefore encourages more natural movements with improved validity for a health examination. To evaluate this approach, a game has been developed and employed to detect Parkinson related motor symptoms. In a study with patients diagnosed as affected by the Parkinson Disease and a healthy control group, the angular movements of the arms were used to measure motor abilities. The data was then processed and applied to a Support Vector Machine (SVM) to predict, based on the detected movements, whether a subject shows Parkinson related symptoms or should be classified as healthy. The system classified the subjects with an accuracy of 86.67% and arate of 6.67% false positives. Furthermore, the use racceptance of the game-based approach was studied and showed that 90% of the users felt motivated to play the game as part of their daily routine. These results demonstrate that the game-based approach presented in this thesis has the potential to become a base for HMS that monitor motor symptoms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/675
dc.date.accessioned 2018-05-15T12:49:12Z
dc.date.available 2018-05-15
dc.date.available 2018-05-15T12:49:12Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Sistemas de Monitoramento da Saúde pt_BR
dc.subject Jogos para Saúde pt_BR
dc.subject Doença de Parkinson pt_BR
dc.subject Máquina de Vetor de Suporte pt_BR
dc.subject Health Monitoring Systems pt_BR
dc.subject Health Games pt_BR
dc.subject Parkinson Disease pt_BR
dc.subject Support Vector Machine pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Leonardo Melo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, L. M. de. Uma abordagem de monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson baseada em jogos eletrônicos. 2016. 100 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/675 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta