DSpace/Manakin Repository

O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, O. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3507860304987150 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Andrea Augusta de Morais.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.oliveira
dc.description.resumo A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.E Regular Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca PB, teve por objetivo realizar um diagnóstico do ensino de Geografia no âmbito da Educação de Jovens de Adultos. Para iniciarmos esse processo começamos com uma breve discursão bibliográfica sobre a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, resgatando e refletindo o processo de transformação da mesma, em seguida problematizei o ensino de Geografia na EJA nos dias atuais, onde foi possível discutir algumas considerações de autores a cerca da problemática do ensino. Em seguida foi promovida uma análise em relação ao ensino e as metodologias aplicadas nas aulas de geografia da EJA. Para obtermos os resultados no presente trabalho baseamos em estudos empíricos realizados com os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos da E.E.E.E Senador José Gaudêncio de Serra Branca PB. No decorrer do trabalho foram aplicados questionários para alunos e professores dessa instituição escolar, onde procuramos debater sobre metodologias de ensino aprendizagem de geografia na EJA aplicada na referida escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-07
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767
dc.date.accessioned 2019-09-05T19:13:32Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T19:13:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Serra Branca – PB - EJA pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Serra Branca - PB - EJA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Orrely Messias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of geography in youth and adult education in the city of Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Orrely Messias. O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB. 2019. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767 pt_BR
dc.description.resumen La investigación fuedesarrolada en E.E.E.E Regular Senador Jose Gaudencio, unicada en el municipio de Serra Branca PB, dirigido a lograr undiagnostico de la Geografia no ámbito de la Educación de Jóvenes y Adultos. Para comenzar este proceso comenzamos con un breve discurso bibliográfico sobre la trayectoria de la educación de jóvenes y adultos en Brasil, rescatando y reflejando el proceso de transformación del mismo, luego cuestioné la enseñanza de la Geografía en el EJA en los dias actuales , donde fue posible discutir algunas consideraciones de autores sobre el problema de la enseñanza.Depués se promovió un ensayo en relación a la enseñanza y metodologías aplicado en las clases de geografía del EJA. Obtener los resultados en el presente trabajo basados en estudios empiricos con estudiantes de secundaria en educación juvenil y de adultos de la E.E.E.E Senador Jose Gaudencio de Sierra Blanca PB. En curso del estudio, se aplicaron cuestionarios para alumnos y profesores de esta escuela.Donde tratamos de discutir metodologías de enseñanza de la geografía en el EJA se aplica a esta escuela. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta