dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho tem como foco a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e
aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da
cidade de Cajazeiras/PB. Para a pesquisa, tomamos como referencial teórico Bahrens;
Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) e outros. Assim,
o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso de recursos tecnológicos no processo
de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas
estaduais da cidade de Cajazeiras/PB, bem como, verificar como se dá o uso do computador
pelas professoras, buscando identificar quais os tipos de tecnologias são disponibilizadas nas
escolas pesquisadas. Tivemos o cuidado de focar a pesquisa quanto aos objetivos como sendo
uma pesquisa exploratória, uma vez que buscamos saber mais da realidade enfrentada pelos
professores quanto à utilização de recursos tecnológicos junto aos alunos de 5º ano, e como
uma pesquisa de Campo quanto aos procedimentos técnicos, já que esta busca o
aprofundamento das questões propostas. A pesquisa foi realizada através da aplicação do
instrumento questionário, contando este de 09 (nove) questões abertas, respondidas por
04(quatro) professoras de escolas de nível fundamental de instituições Estaduais da cidade de
Cajazeiras/PB. A partir da análise dos dados foi possível constatar que apesar das professoras
terem afirmado que sabem lidar bem com as tecnologias na escola e que o Estado propicia um
curso de capacitação na área, ainda sentem dificuldades em utilizar os recursos tecnológicos
em sala de aula como auxiliar da aprendizagem dos/as alunos/as. Nesse sentido, os resultados
encontrados foram à necessidade de uma formação mais eficaz, quanto à utilização de
recursos tecnológicos na escola com fins de auxiliar mais no processo de ensino e
aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-07 |
|
dc.description.abstract |
The work has the focus the use of technological resources in the teaching and learning
process of students the 5º grade of elementary public school of Cajazeiras city. For survey, we
based on theorical referencial Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra
(2012) e Demo (2008) among others. Thus, the objective of this paper it was investigate the
use of the technological resources in the teaching and learning process of students the 5º grade
of elementary public school of Cajazeiras city, as well as, to check how the computer was
used by the teachers, looking to identify which kind of available technologies in the
researched schools. We had the care in keeping the survey focus as exploratory, and also, we
tried to know the reality of the teacher on the use of tecnological resources with the 5º grade
students, and how the field research can contribute to techniques procedures since it seeks to
deepen the questions posed. The survey was conducted through of questionnaire with 09
(nine) open questions, which were answered by 04 (four) teachers of the public schools
elementar level in the public institutions of the Cajazeiras city. From of the data analyzes it
was possible to note that despite the teachers had claimed that know how to use the
tecnologies in the school and that the state provides an empowerment course, they experience
difficulties in the use of the technology resources in the class like auxiliar in the students
learning. In the sense, the results found were the necessity effective training, as the use of
tecnological resources in the school to assist the learning and teaching processo of the
students of 5º grade the elementar school of cajazeiras city. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-05T19:38:37Z |
|
dc.date.available |
2019-09-05 |
|
dc.date.available |
2019-09-05T19:38:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Technological Resources - Education |
pt_BR |
dc.subject |
learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Education - technological resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Lígia Arruda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technological resources in the teaching and 5th grade pupils' learning state public schools of the city of Cajazeiras / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Lígia Arruda. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |