DSpace/Manakin Repository

Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. N. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3804482107479252 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.referee2 LIRA , Rejane Maria de Araújo.
dc.description.resumo Nos dias atuais é cada vez mais necessário discutir a formação inicial e contínua e os saberes docentes, como forma de repensar a prática pedagógica diante dos desafios do dia-a-dia. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a relevância dos saberes docentes e os desafios da profissão. Assim sendo, este estudo objetivou refletir sobre a importância da formação inicial e contínua, bem como investigar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes, discutir a importância dos saberes necessários à prática dos professores, identificar as principais dificuldades dos professores no processo de formação contínua e os desafios da profissão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer melhor o tema, seguida de uma pesquisa de campo realizada com 4 (quatro) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Barro-CE. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 9 (nove) questões. Os dados foram analisados a partir das falas das docentes fazendo a mediação teórica com autores como Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), entre outros. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelas professoras, como a ausência ou pouca disponibilidade de outros profissionais para substitui-las durante as formações, a falta de tempo para participarem das formações, a não parceria entre família e escola, entre outras. Essa situação aponta a importância da formação inicial e a necessidade de uma formação contínua como possibilidade de construir novos conhecimentos para enfrentar os desafios docentes, assim como para ressignificar os saberes necessários à prática educativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-23
dc.description.abstract Nowadays, it is increasingly necessary to discuss initial and continuing education and teacher knowledge, as a way of rethinking pedagogical practice in the face of everyday challenges. This theme was chosen with the purpose of broadening the knowledge about the subject and better understanding the relevance of the teaching knowledge and the challenges of the profession. Thus, this study aimed to reflect on the importance of initial and continuing training, as well as investigate the conceptions of initial and continuing teacher training, discuss the importance of the knowledge needed for teachers' practice, identify the main difficulties teachers face in the training process The challenges of the profession. For that, an exploratory research was carried out to better clarify the theme, followed by a field survey conducted with 4 (four) teachers from the first years of elementary school, from a municipal school in the city of Barro-CE. A semi-structured interview with 9 (nine) questions was used as data collection instrument. The data were analyzed from the lectures of the teachers doing the theoretical mediation with authors like Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), among others. The results pointed out the many difficulties experienced by the teachers, such as the absence or lack of availability of other professionals to replace them during training, lack of time to participate in training, non-partnership between family and school, among others. This situation points to the importance of initial training and the need for continuous training as a possibility to build new knowledge to face the teaching challenges, as well as to re-significate the knowledge necessary for the educational practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773
dc.date.accessioned 2019-09-05T19:49:26Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T19:49:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial and continuous training of teachers and the knowledge necessary for their practice in the face of current challenges. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro. Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta