DSpace/Manakin Repository

Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7803045225693901 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-23
dc.description.abstract This work aims to analyze teaching learning from experiences in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching – PIBID/Pedagogy in the academic learning of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Cajazeiras/PB campus. PIBID/Pedagogy works in public schools, in the early years of Elementary School, from 1st to 5th year. The Program is part of four schools that have signed partnerships with the University, including undergraduate students in Pedagogy in school practice, even before completing the course. PIBID contributes to the teaching-learning process in the schools in which it operates, together with the supervisor who assists and supervises the scholarship holders of initiation to teaching in the activities developed and has contributed to the learning of students with difficulties in understanding the contents worked in classroom, more specifically in reading and writing. These students receive weekly assistance during the pedagogical shifts. The research is qualitative and was carried out through a questionnaire containing six questions, with 13 scholarship students from the Program and who are students of the Pedagogy course. We conclude that the scholarship holders who answered the questionnaire understand the importance of PIBID for their teacher training, specifically considering the different activities experienced in the Program such as: planning, workshops, pedagogical shifts, as well as the interaction experienced with everyone who is part of the school environment in favor of an education that truly transforms the educational reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
dc.date.accessioned 2019-09-05T19:59:35Z
dc.date.available 2019-09-05
dc.date.available 2019-09-05T19:59:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Docência - aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Allany Pinto da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta