dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE, Tiago Paz e. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
A monografia foi pensada a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as
implicações que a institucionalização pode suscitar no processo emocional e cognitivo
de crianças abrigadas? Para responder a esta pergunta elaboramos os seguintes
objetivos: Descrever e analisar as possíveis implicações que a institucionalização em
abrigo pode causar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças na
primeira infância; refletir sobre as percepções que as professoras têm acerca das
crianças institucionalizadas, na escola regular, e suas influências para o processo de
ensino e aprendizagem; descrever as experiências relatadas por professoras da Educação
Infantil com crianças que vivem na casa de passagem, no ambiente de sala de aula.
Trabalhamos com a concepção da Teoria do Apego do teórico John Bowlby (2002) e
teórico da Educação Infantil. Estudamos como se dá a relação entre professor e aluno
para a permanência ou transferência de crianças institucionalizadas na escola e para uma
melhor compreensão, trazemos uma retrospectiva do contexto histórico e as mudanças
ocorridas na concepção de criança, além de abordarmos a dimensão da relevância dos
vínculos afetivos propostos pela Teoria do Apego. Na metodologia trabalhamos com a
pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada com sete professoras de
duas escolas públicas de Cajazeiras/PB. A análise dos dados está dividido em dois eixos
temáticos: Implicações que a institucionalização poderá causar no processo de ensino e
aprendizagem da criança na escola; Relação, escola, abrigo, família e comunidade:
diálogos necessários para o desenvolvimento infantil. Por fim, acreditamos nossos
objetivos foram alcançados, bem como nosso problema de pesquisa foi respondido,
considerando as falas das professoras e as especificidades vivenciadas em sala de aula
com crianças abrigadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Crianças institucionalizadas na educação infantil na escola regular: o que pensam professoras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-20 |
|
dc.description.abstract |
The monograph is designed from the following research problem: What are the
implications that institutionalization can raise the emotional and cognitive process of
sheltered children? To answer this question we developed the following objectives: To
describe and analyze the possible implications of the institutionalization in shelter can
cause in the process of learning and development of children in early childhood; reflect
on the perceptions that the teachers have about institutionalized children in regular
school, and their influence in the process of teaching and learning; describe the
experiences reported by teachers of early childhood education to children living in the
halfway house, in the classroom environment. We work with the design of the
Attachment Theory of theoretical John Bowlby (2002) and theoretician of early
childhood education. We studied how is the relationship between teacher and student to
stay or transfer of institutionalized children in school and to a better understanding, we
bring a retrospective of the historical context and the changes in the child's conception,
and approach the size of the relevance of the links affective proposed by the Attachment
Theory. In the methodology we work with qualitative research from a semistructured
interviews with seven teachers of two public schools in Cajazeiras / PB. The data
analysis is divided into two themes: Implications that institutionalization may result in
the teaching and learning of children in school; Relationship, school, shelter, family and
community: dialogue necessary for child development. Finally, we believe our goals
have been achieved, as well as our research problem was answered by considering the
testimonies of the teachers and the specifics experienced in the classroom with children
in shelters. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6785 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-06T11:07:07Z |
|
dc.date.available |
2019-09-06 |
|
dc.date.available |
2019-09-06T11:07:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças abrigadas - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria do apego |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Sheltered Children - Education |
pt_BR |
dc.subject |
Children - development |
pt_BR |
dc.subject |
Attachment Theory |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VALHO, Geilza Simplício do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Institutionalized children in early childhood education: what they think teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VALHO, Geilza Simplício do. Crianças institucionalizadas na educação infantil na escola regular: o que pensam professoras. 2016. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |