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Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

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dc.creator.ID VIEIRA, V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9307323475542336 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como questão central: Como professoras e monitoras, da Educação Infantil, compreendem a utilização do lúdico em suas práticas pedagógicas? Para responder a esse questionamento elencamos os seguintes objetivos: analisar o que professoras e monitoras compreendem sobre o lúdico nas atividades em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas de professoras e monitoras e discutir a relação existente entre o lúdico e a aprendizagem escolar. Embora a temática seja muito abordada nos dias atuais, o despertar do interesse pela pesquisa foi a necessidade de aprofundar estudos que estivessem relacionados ao lúdico na Educação Infantil, por esta representar um dos grandes percentuais de instituições que acolhem crianças de baixa renda que tanto dependem de seus profissionais para oportunizar um melhor desenvolvimento integral. A pesquisa foi realizada com duas docentes e duas monitoras com idade entre 32 e 48 anos, que atuam com crianças entre quatro e cinco anos de idade em uma instituição pública localizada na cidade de Cajazeiras/PB. A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo; e a análise dos dados foi efetivada mediante a análise temática. As informações da pesquisa foram obtidas mediante um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que, embora os profissionais da Educação Infantil compreendam que, o lúdico constitui um universo de possibilidades de desenvolvimento de habilidades/capacidades para o desenvolvimento pleno da criança, em alguns casos, existem reflexos de um modelo tradicional de ensino. Pode-se concluir que, as atividades lúdicas representam o alicerce do desenvolvimento da criança, e que necessita ser não só compreendido, mas explorado com maior intensidade por todos educadores, além de permanecerem em constante processo de formação para atender todas as necessidades da criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The central issue of this research is: How do teachers and teaching assistants from Early Childhood Education understand the use of playful activities in their pedagogical practices? To answer this question, we’ve listed the following objectives: to analyze what teachers and teaching assistants understand about playful activities in the classroom; to reflect the use of games in the pedagogical practices of teachers and teaching assistants, and discuss the relation between playful activities and school learning. Although this theme has been very addressed nowadays, the awakening to the interest of this research was in the need of further studies that would be related to the playful activities at Early Childhood Education, because it represents a major percentage of institutions for low-income children who rely on their professionals to create opportunities for a better integral development. The survey was conducted with two teachers and two teaching assistants aged between 32 and 48 years old, who work with children aged between four and five years old in a public institution located in Cajazeiras city, state of Paraíba. This research is exploratory and qualitative; and the analysis of the data happened through thematic analysis. The information for this survey was obtained through a semi-structured questionnaire. The results indicate that, although professionals at Early Childhood Education understand that playful activities constitute a universe of possibilities for the development of skills/ abilities fully developing children, sometimes there are reflections of a traditional teaching model. It is possible to conclude that playful activities represent the foundation for children’s development, and it needs to be not only understood, but explored more intensely by all the teachers, besides they remain in constant process of formation to attend all of the child’s needs. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6786
dc.date.accessioned 2019-09-06T11:19:07Z
dc.date.available 2019-09-06
dc.date.available 2019-09-06T11:19:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Impudicidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Vania Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Play and learn in early childhood education: understandings about the playful in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Vania Gomes. Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


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