dc.creator.ID |
VIEIRA, V. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9307323475542336 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como questão central: Como professoras e monitoras, da
Educação Infantil, compreendem a utilização do lúdico em suas práticas
pedagógicas? Para responder a esse questionamento elencamos os seguintes
objetivos: analisar o que professoras e monitoras compreendem sobre o lúdico nas
atividades em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras nas práticas
pedagógicas de professoras e monitoras e discutir a relação existente entre o lúdico
e a aprendizagem escolar. Embora a temática seja muito abordada nos dias atuais,
o despertar do interesse pela pesquisa foi a necessidade de aprofundar estudos que
estivessem relacionados ao lúdico na Educação Infantil, por esta representar um dos
grandes percentuais de instituições que acolhem crianças de baixa renda que tanto
dependem de seus profissionais para oportunizar um melhor desenvolvimento
integral. A pesquisa foi realizada com duas docentes e duas monitoras com idade
entre 32 e 48 anos, que atuam com crianças entre quatro e cinco anos de idade em
uma instituição pública localizada na cidade de Cajazeiras/PB. A pesquisa é de
caráter exploratório e qualitativo; e a análise dos dados foi efetivada mediante a
análise temática. As informações da pesquisa foram obtidas mediante um
questionário semiestruturado. Os resultados indicam que, embora os profissionais
da Educação Infantil compreendam que, o lúdico constitui um universo de
possibilidades de desenvolvimento de habilidades/capacidades para o
desenvolvimento pleno da criança, em alguns casos, existem reflexos de um modelo
tradicional de ensino. Pode-se concluir que, as atividades lúdicas representam o
alicerce do desenvolvimento da criança, e que necessita ser não só compreendido,
mas explorado com maior intensidade por todos educadores, além de
permanecerem em constante processo de formação para atender todas as
necessidades da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The central issue of this research is: How do teachers and teaching assistants from
Early Childhood Education understand the use of playful activities in their
pedagogical practices? To answer this question, we’ve listed the following objectives:
to analyze what teachers and teaching assistants understand about playful activities
in the classroom; to reflect the use of games in the pedagogical practices of teachers
and teaching assistants, and discuss the relation between playful activities and
school learning. Although this theme has been very addressed nowadays, the
awakening to the interest of this research was in the need of further studies that
would be related to the playful activities at Early Childhood Education, because it
represents a major percentage of institutions for low-income children who rely on
their professionals to create opportunities for a better integral development. The
survey was conducted with two teachers and two teaching assistants aged between
32 and 48 years old, who work with children aged between four and five years old in
a public institution located in Cajazeiras city, state of Paraíba. This research is
exploratory and qualitative; and the analysis of the data happened through thematic
analysis. The information for this survey was obtained through a semi-structured
questionnaire. The results indicate that, although professionals at Early Childhood
Education understand that playful activities constitute a universe of possibilities for
the development of skills/ abilities fully developing children, sometimes there are
reflections of a traditional teaching model. It is possible to conclude that playful
activities represent the foundation for children’s development, and it needs to be not
only understood, but explored more intensely by all the teachers, besides they
remain in constant process of formation to attend all of the child’s needs. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6786 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-06T11:19:07Z |
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dc.date.available |
2019-09-06 |
|
dc.date.available |
2019-09-06T11:19:07Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Impudicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Vania Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Play and learn in early childhood education: understandings about the playful in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Vania Gomes. Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |