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Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9474452617185092 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, J.M.F.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.advisor2 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor2ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Leandro Dias da.
dc.contributor.referee2 TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli.
dc.description.resumo O uso de ambientes de aprendizagem online - cujo objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem – tem apresentado um rápido crescimento nos últimos anos. Um dos principais componentes que constituem esses ambientes é o feedback. Considerado um dos fatores mais significativos no processo de aprendizagem, o feedback é essencial para que o aluno obtenha um retorno sobre o seu desempenho e aprendizagem. Fornecer feedback aos estudantes em ambientes de aprendizagem online é um desafio, visto que diversos fatores e configurações devem ser levados em consideração ao se especificar um feedback, como questões de conteúdo, forma de apresentação e nível de personalização. Dentro desse contexto, nesta pesquisa são discutidos os desafios da criação de feedback voltados para ambientes educacionais no domínio de programação, em que os estudantes precisam praticar programação por meio da submissão de algoritmos que solucionem problemas. A maioria desses sistemas provê um feedback de baixa qualidade, informando ao estudante apenas se sua solução está correta ou não. Muitos estudantes não conseguem, a partir desse simples feedback, progredir em seu aprendizado. Nessa perspectiva, esta pesquisa propõe um mecanismo de feedback para ser utilizado em ambientes educacionais de programação, que auxilia o estudante no processo de elaboração da sua solução, fornecendo dicas sobre os próximos passos e correção de erros. Para que o mecanismo fosse criado, foi elaborado um modelo conceitual para especificação do feedback que seria utilizado. A validação da pesquisa foi levada a efeito por meio da aplicação de um quase-experimento com um grupo de estudantes de uma disciplina introdutória de programação. Os resultados mostraram que a prática de exercícios de programação com o auxílio de mecanismo de feedback criado teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação. pt_BR
dc.date.issued 2018-09-08
dc.description.abstract The use of online learning environments - whose goal is to aid in the teaching-learning process - has shown rapid growth in recent years. One of the critical components of these environments is feedback. The feedback is considered one of the most significant factors in the learning process, and it is essential for the student to obtain a return on his/her performance and learning. Providing feedback to students in online learning environments is challenging since there is some factors and settings should be taken into account for specifying feedback, such as the content of questions, presentation form, and the level of customization. In this context, this work discusses the challenges of creating feedback for educational environments in the programming domain, where students need to practice programming through the submission of algorithms that solve problems. Most of the learning systems provide poor quality feedback, only informing the student if his/her solution is correct or not. Many students can not, from this simple feedback, progress in their learning. In this perspective, this work proposes a feedback mechanism, to be used in educational programming environments, which assists the student in the process of elaborating his solution, providing tips on the next steps and correction of errors. For the mechanism to be created, a conceptual model was developed to specify the feedback that would be used. The validation of the work was carried out through the application of a quasi-experiment with a group of students of an introductory programming course. The results showed that the practice of programming exercises with the help of the feedback mechanism created had a positive impact on student learning. ii pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6791
dc.date.accessioned 2019-09-06T12:13:55Z
dc.date.available 2019-09-06
dc.date.available 2019-09-06T12:13:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Feedback pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Ambientes Educacionais pt_BR
dc.subject Aprendizagem de programação pt_BR
dc.subject Programming pt_BR
dc.subject Educational Environments pt_BR
dc.subject Programming Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Priscylla Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Feedback in educational environments in the programming domain. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, P. M. da S. Feedback em ambientes educacionais no domínio de programação. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6791 pt_BR


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