dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Ramsés Nunes e. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, R. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7283288442883348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Keila Queiroz e. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.contributor.referee3 |
ANDRADE, Vivian Galdino de. |
|
dc.contributor.referee4 |
SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda. |
|
dc.description.resumo |
Durante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-01 |
|
dc.description.abstract |
During the period known as First Republic the urban scenario of Campina Grande was subjected to a series of changes towards the direction of the modern progressive model instigated by both the new government and the imminence of the new century that was emerging. These changes would only take effect if there were “pedagogies” that would fulfill the role of modifying the behavior and features of the ancient archaic town with imperial and colonial aspects. The aim of this work is to observe through the media of that time, the newspapers published in the space of the town in question, how and through whom the discourses bearing this “pedagogy” were manifested, as well as their concretization of the “pedagogized” spaces and behaviors. In view of the proposed path, we use the concept of “City Pedagogy” to question the expression of models legitimized by scientific and intellectual discourse for the transformation of urban space, and discourse analysis for the interpretation of periodic journalistic sources restricted to the period from 1888 to 1930. We use the theoretical approach by Michel de Certeau, considering that the urban space as practiced by the subjects who populate it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-06T17:29:44Z |
|
dc.date.available |
2019-09-06 |
|
dc.date.available |
2019-09-06T17:29:44Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da Cidade |
pt_BR |
dc.subject |
Republicanismo |
pt_BR |
dc.subject |
Jornais |
pt_BR |
dc.subject |
Intelectuais |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy of the City |
pt_BR |
dc.subject |
Republicanism |
pt_BR |
dc.subject |
Newspapers |
pt_BR |
dc.subject |
Intellectuals |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Hadassa Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An urbanity under construction: pedagogies of Campina Grande in the times of the first republic. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797 |
pt_BR |