DSpace/Manakin Repository

Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Ramsés Nunes e.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, R. N. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7283288442883348 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.contributor.referee4 SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda.
dc.description.resumo Durante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-01
dc.description.abstract During the period known as First Republic the urban scenario of Campina Grande was subjected to a series of changes towards the direction of the modern progressive model instigated by both the new government and the imminence of the new century that was emerging. These changes would only take effect if there were “pedagogies” that would fulfill the role of modifying the behavior and features of the ancient archaic town with imperial and colonial aspects. The aim of this work is to observe through the media of that time, the newspapers published in the space of the town in question, how and through whom the discourses bearing this “pedagogy” were manifested, as well as their concretization of the “pedagogized” spaces and behaviors. In view of the proposed path, we use the concept of “City Pedagogy” to question the expression of models legitimized by scientific and intellectual discourse for the transformation of urban space, and discourse analysis for the interpretation of periodic journalistic sources restricted to the period from 1888 to 1930. We use the theoretical approach by Michel de Certeau, considering that the urban space as practiced by the subjects who populate it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
dc.date.accessioned 2019-09-06T17:29:44Z
dc.date.available 2019-09-06
dc.date.available 2019-09-06T17:29:44Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Pedagogia da Cidade pt_BR
dc.subject Republicanismo pt_BR
dc.subject Jornais pt_BR
dc.subject Intelectuais pt_BR
dc.subject Pedagogy of the City pt_BR
dc.subject Republicanism pt_BR
dc.subject Newspapers pt_BR
dc.subject Intellectuals pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Hadassa Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An urbanity under construction: pedagogies of Campina Grande in the times of the first republic. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta