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Habilidades empreendedoras de concluintes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior.

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dc.creator.ID SANTOS, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2612346914316596 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
dc.description.resumo Identificar as habilidades empreendedoras dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior acerca das estratégias que possam implementar quando enfermeiros. Método: Estudo de abordagem qualitativa convergindo para o tipo exploratório-descritivo, tendo como cenário o curso de bacharelado em enfermagem de um campus em expansão da Universidade Federal de Campina Grande. A coleta do material empírico foi realizada entre setembro/outubro de 2018, através de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado, contando com uma amostra de 24 estudantes concluintes escolhidos por conveniência ou disponibilidade até que houvesse a saturação das informações, em seguida foi realizada a transcrição e análise dos fragmentos das falas, feita a apreensão dos temas principais sendo agrupados em blocos de significação que originaram as categorias empíricas, posteriormente analisadas pela Técnica da Análise de Discurso. Resultados: Foi percebido que os graduandos apresentam o conceito midiático do empreendedorismo, mesmo cursando disciplinas voltadas para a administração e gestão em serviços de saúde e enfermagem. Limitam suas opções apenas ao empreendedorismo coorporativo em detrimento do social, não demonstrando desejo de empreender o que pode se explicar pela conjuntura social, econômica e política. Conclusão: Podemos concluir que os acadêmicos trazem nos discursos traços de habilidades como necessidade de realização, criatividade, impulso, autonomia, coragem para assumir riscos calculados/moderados, no entanto, ainda os expressa de forma tímida inclusive citando estratégias em terceira pessoa o que leva a crer que eles não se veem como potenciais empreendedores apesar da enfermagem ser uma área em ascensão e com diferentes possibilidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Habilidades empreendedoras de concluintes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-05
dc.description.abstract To identify the entrepreneurial skills of the academics of a Higher Education Institution. Method: A qualitative study converging to the exploratory-descriptive type, taking as a scenario the bachelor’s degree in nursing of an expanding campus of the Federal University of Campina Grande. The empirical material was collected between September / October 2018, through interviews mediated by a semi structured script, with a sample of 24 students selected for convenience or availability until the information was saturated, followed by transcription and analysis of the fragments of the speeches, made the apprehension of the main themes being grouped in blocks of meaning that originated the empirical categories, later analyzed by the technique of iscourse analysis. Results It was noticed that undergraduates present the media concept of entrepreneurship, even while attending disciplines focused on administration and management in health and nursing services. They limit their options only to corporate entrepreneurship to the detriment of the social, not demonstrating desire to undertake what can be explained by the social, economic and political conjuncture.Conclusion: We can conclude that academics bring in the discourses traits of abilities such as need for achievement, creativity, impulse, autonomy, courage to take calculated / moderate risks, nevertheless still expresses them in a timid way including quoting third person strategies which leads us to believe that they do not see themselves as potential entrepreneurs even though nursing is a rising area with different possibilities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6823
dc.date.accessioned 2019-09-09T11:44:38Z
dc.date.available 2019-09-09
dc.date.available 2019-09-09T11:44:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Gestão em saúde pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Health management pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Emprendimiento
dc.subject Manejo de la salud
dc.subject Enfermería
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jaysa Soares dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Entrepreneurial skills of nursing graduates from a higher education institution. pt_BR
dc.title.alternative Habilidades emprendedoras de egresados ​​de enfermería en una institución de educación superior.
dc.identifier.citation SANTOS, Jaysa Soares dos. Habilidades empreendedoras de concluintes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. 2018. 43fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Identificar las habilidades emprendedoras de los académicos de una Institución de Educación Superior con respecto a las estrategias que pueden implementar como enfermeras. Método: Estudio con abordaje cualitativo convergente al tipo exploratorio-descriptivo, con el marco de la licenciatura en enfermería en un campus en expansión de la Universidad Federal de Campina Grande. La recolección de material empírico se realizó entre septiembre / octubre de 2018, mediante entrevistas mediadas por un guión semiestructurado, con una muestra de 24 egresados ​​elegidos por conveniencia o disponibilidad hasta que hubo saturación de información, luego se realizó la transcripción y análisis. de los fragmentos del discurso, con la aprehensión de los temas principales agrupados en bloques de sentido que originaron las categorías empíricas, posteriormente analizadas por la Técnica de Análisis del Discurso. Resultados: Se notó que los estudiantes de pregrado presentan el concepto mediático de emprendimiento, incluso cursando cursos enfocados a la administración y gestión en los servicios de salud y enfermería. Limitan sus opciones únicamente al emprendimiento empresarial en detrimento de lo social, sin mostrar deseos de emprender lo que puede explicarse por la situación social, económica y política. Conclusión: Podemos concluir que los académicos traen en sus discursos rasgos de habilidades como la necesidad de logro, la creatividad, el impulso, la autonomía, el coraje para tomar riesgos calculados / moderados, sin embargo, aún los expresan de manera tímida, incluso citando terceros. estrategias de la persona.Para creer que no se ven a sí mismos como potenciales emprendedores a pesar de que la enfermería es un área en auge y con diferentes posibilidades.


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