DSpace/Manakin Repository

Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4977064993374075 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Esta monografia tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina, com os objetivos de analisar o curso de Pedagogia do CFP: formação competências e habilidades atuais; discutir o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores; investigar as competências e habilidades do pedagogo diante das novas exigências e demandas sociais e refletir os espaços de atuação do pedagogo frente aos novos desafios da sociedade contemporânea. Na atualidade é exigido cada vez mais profissionais com formação, competências e habilidades, para atuar nos diferentes espaços escolares e não escolares. O estudo teórico foi elaborado a partir das contribuições de autores como Tardif e Lessard (2009); Franco (2008); Pimenta e Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud e Thurler (2002); Rios (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Nogueira (1989); entre outros. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com 10 (dez) egressos do curso de Pedagogia, no exercício da docência, na cidade de Cajazeiras e região do estado da Paraíba. No intuito de compreender através de suas falas o processo de formação, competências e habilidades do pedagogo na atualidade. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, contendo seis questões, a análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que alguns dos pedagogos entrevistados não possuem clareza sobre as competências e habilidades inerentes ao pedagogo, muitos, ainda, percebem o curso como conjunto de técnicas. Logo, o curso precisa intensificar a formação de pedagogos críticos-reflexivos, com autonomia, capaz de pensar e repensar suas práticas em diferentes espaços educativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-18
dc.description.abstract This paper has as object of study the Faculty of Education of the Federal University of Campina Teacher Training Centre with the objective of analyzing the course of CFP Pedagogy: training skills and current skills; discuss the Faculty of Education Teacher Training Center; investigate the skills and teacher skills in the face of new demands and social demands and reflect the teacher's performance spaces face the new challenges of contemporary society. At the present time it is required more and more professionals with training, skills and abilities to act in different school and non-school spaces. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Tardif and Lessard (2009); Franco (2008); Pepper and Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud and Thurler (2002); Rivers (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Walnut (1989); among others. Then, a field study with ten (10) Faculty of Education graduates was held in the teaching profession in the city of Cajazeiras and the state of Paraiba region. In order to understand through his lines the training process, skills and teacher's skills today. Data collection was carried out from a semi-structured interview, with six questions, the analysis was performed on a qualitative approach. The results showed that some of the interviewed teachers have no clarity about the competencies and skills inherent to the teacher, many still perceive the course as a set of techniques. Thus, the course needs to intensify the formation of critical-reflective teachers with autonomy, able to think and rethink their practices in different educational spaces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
dc.date.accessioned 2019-09-09T15:08:03Z
dc.date.available 2019-09-09
dc.date.available 2019-09-09T15:08:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia - curso pt_BR
dc.subject Pedagogia - habilidades pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Pedagogy - course pt_BR
dc.subject Pedagogy - Skills pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Joilma de Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative CFP Pedagogy Course: training, competencies and skills current. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Joilma de Abreu. Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. 2016. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta