DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre a formação de pedagogos (as) do CFP/UFCG acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo geral: compreender qual o olhar dos professores da UAE/UFCG/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, enquanto formadores de novos educadores. A pesquisa surgiu a partir de um questionamento que foi qual o olhar que os professores da UAE/UFCG/CFP têm em relação as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita dos/as estudantes do curso de Pedagogia enquanto formadores de novos educadores? Tem como objetivo geral compreender qual o olhar dos professores da UAE/UFCG/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita enquanto formadores de novos educadores. E objetivos específicos: Conceituar dificuldades de aprendizagem para a compreensão histórica do termo; Identificar como vem sendo desenvolvidas pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem no âmbito do ensino superior; Analisar as falas dos docentes do curso de Pedagogia UAE/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita enquanto formadores de novos educadores. Do mesmo modo por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo e com o referencial teórico como subsidio, tornou-se possível fazer um estudo mais aprofundado sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Para melhor compreensão, trouxemos uma retrospectiva do contexto histórico, bem como as dificuldades de aprendizagem como sendo a inter-relação de diversos fatores, tais como: privações culturais e psicossociais e com se dá a influência no desenvolvimento global e por conseguinte em seu aproveitamento escolar, além de abordar também questões como o papel do educador frente as dificuldades de aprendizagem. A partir daí iniciamos as análises dos dados coletados fazendo um contraponto com o embasamento teórico que nos possibilita a discussão do nosso objeto de estudo para que fosse possível uma melhor compreensão do tema em questão. Os resultados dos dados coletados nos mostram que a formação acadêmica não é suficiente para que os futuros docentes aprendam a trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, haja vista que a universidade prepara mas a formação continuada torna-se indispensável, uma vez que cada dia mais surgem questionamentos referente a aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um olhar sobre a formação de pedagogos (as) do CFP/UFCG acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-11
dc.description.abstract The purpose of this study was to understand the view of UAE / UFCG / CFP teachers about learning difficulties in reading and writing as trainers of new educators. The research came from a question that was what the teachers of UAE / UFCG / CFP have in relation to the reading and writing learning difficulties of the students of the Pedagogy course as trainers of new educators? Its general objective is to understand the view of UAE / UFCG / CFP teachers about learning difficulties in reading and writing as trainers of new educators. And specific objectives: Conceptualize learning difficulties for the historical understanding of the term; Identify how research has been developed on learning difficulties in higher education; To analyze the speeches of the teachers of the UAE / CFP Pedagogy course on the difficulties of learning in reading and writing as trainers of new educators. Likewise, through a qualitative, bibliographical and field research and with the theoretical reference as subsidy, it became possible to do a more in-depth study on the difficulties of learning in reading and writing. For a better understanding, we have brought a retrospective of the historical context, as well as the learning difficulties as the interrelationship of several factors, such as: cultural and psychosocial deprivation and with the influence in the global development and therefore in its school achievement, in addition to addressing issues such as the role of the educator in facing learning difficulties. From there we began the analyzes of the collected data, making a counterpoint with the theoretical basis that allows us to discuss our study object so that a better understanding of the subject in question is possible. The results of the collected data show that the academic formation is not sufficient for the future teachers to learn to work with the learning difficulties, since the university prepares but the continued formation becomes indispensable, since every day more arise questions regarding learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6838
dc.date.accessioned 2019-09-09T15:42:50Z
dc.date.available 2019-09-09
dc.date.available 2019-09-09T15:42:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem - dificuldades pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educational psychology pt_BR
dc.subject Learning - difficulties pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Naésia da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the training of CFP / UFCG educators about learning difficulties in reading and writing. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Naésia. Um olhar sobre a formação de pedagogos (as) do CFP/UFCG acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta