DSpace/Manakin Repository

Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4759718374854590 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas e desafios do letramento na construção de educandos surdos diante dos desafios encontrados na sala de aula e na escola a partir da literatura pertinente ao assunto. As principais problemáticas dessa questão dizem respeito às práticas pedagógicas aplicadas no Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, estas que são reduzidas a ideia de que os surdos precisam se adaptar aos métodos de ensino para ouvintes. O atual contexto amplia a missão dos educadores e da escola na promoção do ensino-aprendizagem, porque preocupa, ao passo que motiva a buscar soluções realmente viáveis para a inclusão do aluno surdo no processo de letramento. As proposições encontradas na legislação fomentam um projeto educacional com ampla eficácia no que se refere a inclusão social, porém, sua efetivação ainda precisa de muitas compreensões, estruturações e avanços reais. As práticas pedagógicas ainda são muito dispares da realidade da sala de aula e das condições da escola. Para pensar essa temática tão complexa e instigadora, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa bibliográfica na qual tivemos como principais mediadores das discussões, autores como: Mantoan (2006), Rose (2011), Soares (2001), entre outros, como documentos oficiais, tais como: Lei de LIBRAS e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que foram de fundamental importância para a compreensão e análise da literatura recorrente sobre a temática do surdo e do letramento. Assim, verificamos uma grande necessidade da escola enquanto mediadora essencial da educação, de oferecer um espaço de inclusão para todos, onde as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa tornem-se uma atividade prazerosa e construtora de conhecimento, envolvendo a aprendizagem cultural, social e cognitiva do aluno surdo, respeitando e valorizando este indivíduo enquanto membro de uma minoria linguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-13
dc.description.abstract The objective of this work is to analyze the perspectives and challenges of literacy in the construction of deaf students facing the challenges found in the classroom and at school. The main problems of this question are related to the pedagogical practices applied in the teaching of Portuguese as a second language for deaf students, and those issues are generally reduced to the idea that the deaf need to adapt to the teaching methods of listeners. The current context expands the mission of educators and the school in the promotion of teaching-learning, because, in addition to a concern, the challenges motivate the search for truly viable solutions for the inclusion of the deaf student in literacy process. The propositions found in the legal instruments foster an educational project with great effectiveness regarding social inclusion, but its implementation still needs many understandings, structures and real advances. Pedagogical practices are still indifferent in relation to the classroom and the school conditions reality. In order to think about such a complex and instigating theme, we chose to develop a qualitative research, using the bibliographic research method in which we had as main mediators of the discussions, authors such as MANTOAN (2006), ROSE (2011), SOARES 2001), among others, as official documents, such as: Law of LIBRAS and the Law of Guidelines and Bases of National Education that were of fundamental importance for the understanding and analysis of the recurrent literature on the theme of the deaf and literacy. Thus, we see that the school, as an essential mediator of education, needs to improve the offering of a space for inclusion for all, where pedagogical practices of Portuguese language teaching become a pleasurable and constructive activity of knowledge, involving cultural, social and cognitive behavior of the deaf student, respecting and valuing this individual as a member of a linguistic minority pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6843
dc.date.accessioned 2019-09-09T16:15:52Z
dc.date.available 2019-09-09
dc.date.available 2019-09-09T16:15:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Segunda língua pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.subject Pedagogical Practices pt_BR
dc.subject Portuguese Language - teaching pt_BR
dc.subject Second Language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Matheus Dantas da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy for the deaf: Perspectives and Challenges in the School Context. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Matheus Dantas da. Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta