dc.creator.ID |
BRITTO, J. H. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9690612088729096 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Nilton Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, N. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8562093622305647 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Aluísio Braz de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ANDRADE, Jonas Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
Os índices de acidentes de transito no Brasil estão entre os maiores do mundo. A
interseção e suas proximidades são os locais onde se registram a maioria dos acidentes
no sistema viário urbano. Este trabalho objetiva investigar os acidentes de transito em
interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade, analisando o
desempenho da ilha central como dispositivo de redução de acidentes de transito em
interseções. Um estudo de caso realizado na cidade de Natal - RN analisou os acidentes
de transito registrados entre 1997 e 2000 em 14 (quatorze) interseções controladas por
prioridade, sendo 7 (sete) dessas com ilhas centrais circulares. Apos as analises
comparativas das características geométricas do trafego e dos acidentes registrados,
concluiu-se que a implantação das ilhas centrais nas interseções estudadas não reduziu o numero nem a gravidade dos acidentes de transito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2001-08 |
|
dc.description.abstract |
The registers of road accidents in Brazil are one of the biggest in the world. The
intersections and their neighborhoods are considered to be the places where the majority
of the road accidents occur. This work aims to investigate the road accidents,
specifically, the ones in the intersections with or without "central islands", controlled by
priority. It's also an objective of this work, to analyse the performance of the "central
islands" as a mechanism of road accidents' reduction in the intersections. An
application for Natal - RN, had allowed analysing the road accidents registered between
1997 and 2000 in 14 (fourteen) intersections controlled by priority at the considered
town. Seven of these intersections were "central islands". The conclusion of the
comparative analysis between the geometric characteristics, traffic flow and the
registered accidents, is that the control islands' implementation at the studied
intersections didn't reduce the number and severity of road accidents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-10T12:06:45Z |
|
dc.date.available |
2019-09-10 |
|
dc.date.available |
2019-09-10T12:06:45Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes de Transito |
|
dc.subject |
Interseções |
|
dc.subject |
Rotatórias |
|
dc.subject |
Circulação Urbana |
|
dc.subject |
Mobilidade Urbana |
|
dc.subject |
Tráfego |
|
dc.subject |
Sistema Viário Urbano |
|
dc.subject |
Ilhas Centrais |
|
dc.subject |
Road Accidents |
|
dc.subject |
Intersections |
|
dc.subject |
Roundabouts |
|
dc.subject |
Urban Circulation |
|
dc.subject |
Urban mobility |
|
dc.subject |
Traffic Flow |
|
dc.subject |
Urban Road System |
|
dc.subject |
Central Islands |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITTO, Júlio Henrique Diniz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparative analysis of traffic accidents at intersections, with or without central island, controlled by priority: a case study for the city of Natal-RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITTO, Júlio Henrique Diniz de. Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. 2001. 117f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871 |
pt_BR |