DSpace/Manakin Repository

Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITTO, J. H. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9690612088729096 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Nilton Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, N. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8562093622305647 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Aluísio Braz de.
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Jonas Pereira de.
dc.description.resumo Os índices de acidentes de transito no Brasil estão entre os maiores do mundo. A interseção e suas proximidades são os locais onde se registram a maioria dos acidentes no sistema viário urbano. Este trabalho objetiva investigar os acidentes de transito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade, analisando o desempenho da ilha central como dispositivo de redução de acidentes de transito em interseções. Um estudo de caso realizado na cidade de Natal - RN analisou os acidentes de transito registrados entre 1997 e 2000 em 14 (quatorze) interseções controladas por prioridade, sendo 7 (sete) dessas com ilhas centrais circulares. Apos as analises comparativas das características geométricas do trafego e dos acidentes registrados, concluiu-se que a implantação das ilhas centrais nas interseções estudadas não reduziu o numero nem a gravidade dos acidentes de transito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. pt_BR
dc.date.issued 2001-08
dc.description.abstract The registers of road accidents in Brazil are one of the biggest in the world. The intersections and their neighborhoods are considered to be the places where the majority of the road accidents occur. This work aims to investigate the road accidents, specifically, the ones in the intersections with or without "central islands", controlled by priority. It's also an objective of this work, to analyse the performance of the "central islands" as a mechanism of road accidents' reduction in the intersections. An application for Natal - RN, had allowed analysing the road accidents registered between 1997 and 2000 in 14 (fourteen) intersections controlled by priority at the considered town. Seven of these intersections were "central islands". The conclusion of the comparative analysis between the geometric characteristics, traffic flow and the registered accidents, is that the control islands' implementation at the studied intersections didn't reduce the number and severity of road accidents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871
dc.date.accessioned 2019-09-10T12:06:45Z
dc.date.available 2019-09-10
dc.date.available 2019-09-10T12:06:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Acidentes de Transito
dc.subject Interseções
dc.subject Rotatórias
dc.subject Circulação Urbana
dc.subject Mobilidade Urbana
dc.subject Tráfego
dc.subject Sistema Viário Urbano
dc.subject Ilhas Centrais
dc.subject Road Accidents
dc.subject Intersections
dc.subject Roundabouts
dc.subject Urban Circulation
dc.subject Urban mobility
dc.subject Traffic Flow
dc.subject Urban Road System
dc.subject Central Islands
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITTO, Júlio Henrique Diniz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comparative analysis of traffic accidents at intersections, with or without central island, controlled by priority: a case study for the city of Natal-RN. pt_BR
dc.identifier.citation BRITTO, Júlio Henrique Diniz de. Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. 2001. 117f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta