DSpace/Manakin Repository

Prevalência da síndrome de Burnout em docentes da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Cuité -PB

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3064559818879135 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Maria Emília da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Maria da Glória Batista de.
dc.description.resumo Burnout é uma palavra inglesa que se refere a algo que deixou de funcionar por exaustão. É um problema que atinge profissionais de serviço, principalmente aqueles voltados para atividades de cuidado com outros. A exaustão emocional é caracterizada pela falta ou carência de energia, entusiasmo e por sentimento de esgotamento de recursos. Os trabalhadores acreditam que já não têm condições de despender mais energia para o atendimento de seu cliente ou demais pessoas como faziam antes. Diante disso, Tem-se observado um crescimento significativo no meio acadêmico entre os profissionais docentes. Isso porque a realidade desse profissional pode ser afetada em função da sobrecarga de atividade por ele exercida. O objetivo desse trabalho foi avaliar o comportamento de risco para desenvolvimento de Síndrome de Burnout em docentes da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cuité – PB. Tratou-se de um estudo epidemiológico, descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A população estudada compreendeu 55 docentes. A coleta de dados foi realizada durante quatro semanas, nas salas dos participantes da pesquisa e solicitado ao entrevistado a permissão para o preenchimento do questionário. Os dados foram tratados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences, versão 23.0, feito comparações entre sexo ou entre as variáveis passiveis a desenvolverem a síndrome e sem risco de desenvolverem a síndrome. Foram feitas análise de dados sociodemográficos e do questionário preliminar de identificação da burnout. Onde foi constatado que há uma maior prevalência da Síndrome de Burnout entre docentes do sexo masculino, casados, com idades entre 30 a 39 anos, sendo mais comum a ocorrência da síndrome entre os que já estão 10 anos ou mais na profissão, atuando com dedicação de 40 horas semanais, foi encontrado o score através do questionário variando na faixa de 41 a 60. Verificou-se que todos os docentes que foram avaliados apresentaram em média algum grau de comprometimento da saúde, percebida de forma subjetiva. Seja ele de forma de possibilidade de desenvolver, ou em grau de comprometimento de Síndrome de Burnout já estabelecido. Assim, recomenda-se a realização de novos estudos, incluindo novas variáveis que possam ampliar o poder explicativo dessa síndrome, que tem evidenciado importante implicação para a saúde mental dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Farmácia pt_BR
dc.title Prevalência da síndrome de Burnout em docentes da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Cuité -PB pt_BR
dc.date.issued 2018-11-19
dc.description.abstract Burnout is an English word that refers to something that stopped working because of exhaustion. It is a problem that affects service professionals, especially those focused on caring for others. Emotional exhaustion is characterized by the lack or lack of energy, enthusiasm and feelings of resource depletion. Workers believe they are no longer able to spend more energy to care for their client or others as they did before. In view of this, there has been a significant growth in the academic environment among teaching professionals. In view of this, there has been a significant growth in the academic environment among teaching professionals. This is because the reality of this professional can be affected due to the overload of activity that he exerts. The objective of this study was to evaluate the risk behavior for the development of Burnout syndrome in teachers of the Federal University of Campina Grande - Campus de Cuité - PB. This was an epidemiological, descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach. The study population comprised 55 teachers. Data collection was carried out for four weeks in the rooms of the aforementioned professors and asking the teacher for permission to fill out the questionnaire. The data were treated in the statistical program Statistical Package for the Social Sciences version 23.0, made comparisons between sex or between the variables likely to develop the syndrome and no risk of developing the syndrome. As results and discussions, we obtained the following data: Socio-demographic data analysis and the preliminary questionnaire to identify burnout. It was found that there is a higher prevalence of Burnout syndrome among male teachers, married, between the ages of 30 and 39 years, with the syndrome being more common among those who are already 10 years or older in the profession, acting with dedication of 40 hours per week, the score was found through the questionnaire ranging from 41 to 60. At the conclusion of the research, it was possible to conclude that: All the teachers who were evaluated presented on average some degree of impairment of the health, perceived subjectively. Be it as a possibility to develop, or in degree of impairment of Burnout syndrome already established. Thus, it is recommended to carry out new studies, including new variables that may increase the explanatory power of this syndrome, which has shown important implications for the mental health of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6876
dc.date.accessioned 2019-09-10T12:27:10Z
dc.date.available 2019-09-10
dc.date.available 2019-09-10T12:27:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Síndrome de Burnout pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Exaustão Emocional pt_BR
dc.subject Burnout Syndrome pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Emotional Exhaustion pt_BR
dc.subject Facultad
dc.subject Agotamiento emocional
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Jéssica de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Prevalence of Burnout syndrome in teachers of the Federal University of Campina Grande Campus de Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prevalencia del síndrome de Burnout en profesores de la Universidad Federal de Campina Grande Campus de Cuité -PB.
dc.identifier.citation SOUZA, Jéssica de Medeiros. Prevalência da síndrome de Burnout em docentes da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Cuité-PB. 2018. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Burnout es una palabra inglesa que se refiere a algo que ha dejado de funcionar por agotamiento. Es un problema que afecta a los profesionales de los servicios, especialmente a los que se centran en las actividades de cuidado de otros. El agotamiento emocional se caracteriza por la falta o falta de energía, entusiasmo y una sensación de agotamiento de los recursos. Los trabajadores creen que ya no pueden gastar más energía en servir a sus clientes u otras personas como solían hacerlo. Por tanto, ha habido un crecimiento significativo en el entorno académico entre los profesionales de la enseñanza. Esto se debe a que la realidad de este profesional puede verse afectada por la sobrecarga de actividad que realiza. El objetivo de este trabajo fue evaluar las conductas de riesgo para el desarrollo del Síndrome de Burnout en profesores de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus de Cuité - PB. Se trata de un estudio epidemiológico, descriptivo, transversal con abordaje cuantitativo. La población estudiada fue de 55 profesores. La recopilación de datos se llevó a cabo durante cuatro semanas en las salas de los participantes de la investigación y se pidió permiso al encuestado para completar el cuestionario. Los datos se procesaron mediante el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales, versión 23.0, y se realizaron comparaciones entre sexo o entre variables susceptibles de desarrollar el síndrome y sin riesgo de desarrollar el síndrome. Se realizaron análisis de datos sociodemográficos y cuestionario preliminar de identificación de burnout. Donde se encontró que existe una mayor prevalencia del Síndrome de Burnout entre los profesores varones, casados, con edades entre 30 y 39 años, siendo más común la ocurrencia del síndrome entre quienes ya tienen 10 años o más en la profesión, trabajando con dedicación de 40 horas semanales, la puntuación se encontró a través del cuestionario en un rango de 41 a 60. Se encontró que todos los profesores evaluados presentaban, en promedio, algún grado de deterioro de la salud, percibido de manera subjetiva. Ya sea en forma de posibilidad de desarrollar, o en el grado de deterioro del Síndrome de Burnout ya establecido. Por ello, se recomiendan nuevos estudios, incluyendo nuevas variables que puedan ampliar el poder explicativo de este síndrome, que ha mostrado una importante implicación para la salud mental de los docentes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta