DSpace/Manakin Repository

A recepção de poemas de Sérgio Capparelli em sala de aula: uma vivência com alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Santos, J.S.M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9404328372537210 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2 COSTA, Maria Suely da.
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta uma investigação da recepção de poemas de Sérgio Capparelli, no âmbito da sala de aula, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, a partir da vivência com a leitura literária, lançando mão de uma perspectiva metodológica que privilegia a interação texto x leitor. Desta forma, temos como objetivo geral: Estudar a recepção de poemas infantis de Sérgio Capparelli, em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I. E como objetivos específicos: 1. Realizar a leitura de poemas infantis; 2. Refletir acerca da criação de jogos dramáticos, a partir da leitura literária; 3. Verificar as formas de interação dos leitores com os poemas. Fundamentamo-nos em Abramovich (2004), Bordini (1986), Espeiorin e Ramos (2018) para refletirmos que é através da leitura que a experiência literária apresenta-se em cada indivíduo, possibilitando ao aluno - leitor a fantasia, a sensibilidade e o prazer da leitura. Conforme Pinheiro (2007), Cademartori (1986) e Silva (2014), quanto mais cedo acontecer a aproximação entre leitor e poesia, maiores as chances de despertar o prazer e a criatividade. Baseamo-nos na teoria de Jauss (1979), por esta valorizar o leitor como parte imprescindível no processo de leitura, destacando a dimensão estética da recepção. Nosso trabalho se caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A pesquisa realizou-se com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Inicialmente, observamos a turma por algumas semanas, para nos aproximarmos e criarmos o mínimo de elo, em seguida, realizamos a intervenção propriamente dita, trabalhamos com uma antologia de poemas de Capparelli, selecionada segundo características como: musicalidade, rimas, ritmo, presença de animais que ajudaram a despertar a participação dos alunos. A metodologia de pesquisa consistiu em: 1- Leitura oral dos poemas; 2- Leitura compartilhada dos poemas; 3- Vivências lúdicas com os poemas a partir de ilustrações, desenhos, imitações e jogos dramáticos. Os resultados de pesquisa revelaram que os alunos se envolveram com a leitura dos poemas e que a interação, a partir da metodologia proposta, mostrou-se favorável para a percepção dos elementos que permeiam a poesia, além de ter possibilitado vivências lúdicas e prazerosas com o poema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A recepção de poemas de Sérgio Capparelli em sala de aula: uma vivência com alunos do 4° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-29
dc.description.abstract This research presents an investigation of the reception of poems by Sérgio Capparelli, in the classroom, with students of the 4th grade of Elementary School, from the experience with literary reading, using a methodological perspective that privileges the interaction text x reader. Thus, we have as general objective: To study the reception of children's poems by Sérgio Capparelli, in a 4th grade class of Elementary School I. And as specific objectives: 1. Perform the reading of children's poems; 2. Reflect on the creation of dramatic games, based on literary reading; 3. Check the ways readers interact with the poems. We base ourselves in Abramovich (2004), Bordini (1986), Espeiorin and Ramos (2018) to reflect that it is through reading that the literary experience is presented in each individual, enabling the student - reader the fantasy, the sensitivity and the Reading pleasure. According to Pinheiro (2007), Cademartori (1986) and Silva (2014), the earlier the rapprochement between reader and poetry, the greater the chances of arousing pleasure and creativity. We are based on the theory of Jauss (1979), because it values ​​the reader as an essential part of the reading process, highlighting the aesthetic dimension of reception. Our work is characterized as bibliographic research and action research. The research was conducted with the 4th grade class of Elementary School I of Padre Antonino Municipal School, located in Campina Grande - PB. Initially, we watched the class for a few weeks, to get closer and create the least link, then we performed the intervention itself, worked with an anthology of Capparelli poems, selected according to characteristics such as: musicality, rhymes, rhythm, presence of animals that helped spark student participation. The research methodology consisted of: 1- Oral reading of the poems; 2- Shared reading of the poems; 3- Playful experiences with poems from illustrations, drawings, imitations and dramatic games. The research results revealed that the students were involved with the reading of the poems and that the interaction, based on the proposed methodology, was favorable for the perception of the elements that permeate the poetry, besides having allowed playful and pleasant experiences with the poetry. poem. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6884
dc.date.accessioned 2019-09-10T14:10:24Z
dc.date.available 2019-09-10
dc.date.available 2019-09-10T14:10:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Intervenção em Sala de Aula pt_BR
dc.subject Poemas pt_BR
dc.subject Leitura Lúdica pt_BR
dc.subject Vivência Literária pt_BR
dc.subject Classroom Intervention pt_BR
dc.subject Poems pt_BR
dc.subject Playful Reading pt_BR
dc.subject Literary Experience pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Juliane da Silva Messias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sérgio Capparelli's reception of poems in the classroom: an experience with 4th grade students. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, J. da S. M. A recepção de poemas de Sérgio Capparelli em sala de aula: uma vivência com alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6884 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta