DSpace/Manakin Repository

Análise da adequação da rotulagem e presença de propaganda direcionada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1425171316889442 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.
dc.contributor.advisor1ID JERÔNIMO, H. M. Â. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9383339024154196 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 OLIVEIRA, Thamires Mabel Queiroz de.
dc.contributor.advisor-co1ID OLIVEIRA, T. M. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1331377072016098 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Raquel Alves de.
dc.description.resumo O consumo de produtos industrializados vem ganhando destaque devido à praticidade para os indivíduos que não tem mais tempo para o preparo a partir do produto in natura e atualmente as indústrias tem investido em anúncios de alimentos pobres em nutrientes, de modo que as escolhas por produtos saudáveis sejam mais difíceis, gerando um ambiente obesogênico, comprometem principalmente a saúde das crianças. Associado a esses fatores, vale destacar os efeitos provocados pelas embalagens, que permite influenciar o público infantil de forma consciente e inconsciente, sobretudo pela presença do marketing e da propaganda. O estudo tem como objetivo analisar a adequação da rotulagem obrigatória e a presença de propaganda destinada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB. Utilizou-se como estratégia metodológica uma pesquisa de campo descritiva. A coleta dos dados das embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos foi realizada nas gôndolas de quatro supermercados de pequeno porte localizados na cidade de Cuité-PB. Para a análise, foram utilizados os dados dispostos nas planilhas do Microsoft Office Excel 2007. Os resultados apontaram que as variáveis analisadas se configuravam conformes em sua maioria e a não conformidade dos aditivos se repetiu em todas as amostras. Neste sentido, o estudo sinaliza para uma melhoria da fiscalização dos órgãos competentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Análise da adequação da rotulagem e presença de propaganda direcionada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract The consumption of industrialized products has been gaining prominence due to the practicality for the individuals who do not have more time to prepare from the product in natura and currently the industries have invested in nutrient poor food ads, so that the choices for healthy products are more difficult, generating an obesogenic environment, mainly compromise children's health. Associated with these factors, it is worth highlighting the effects caused by packaging, which allows children to be influenced consciously and unconsciously, mainly by the presence of marketing and advertising. The objective of this study was to analyze the adequacy of nutritional labeling and the presence of advertising aimed at children in the packaging of juices, nectars and tropical solid preparations commercialized in the supermarkets of Cuité-PB. A descriptive field research was used as methodological strategy. Data collection of juice, nectars and solid preparations was carried out in the gondolas of four small supermarkets located in the city of Cuité-PB. For the analysis, the data arranged in the Microsoft Office Excel 2007 spreadsheets were used. The results indicated that the analyzed variables conformed in their majority and the non-compliance of the additives was repeated in all the samples. In this sense, the study points to an improvement in the supervision of the competent bodies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6956
dc.date.accessioned 2019-09-12T15:14:10Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T15:14:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Rotulagem pt_BR
dc.subject Obesidade pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Labeling pt_BR
dc.subject Obesity pt_BR
dc.subject Publicity pt_BR
dc.subject Obesidad
dc.subject Publicidad
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERRAZ, Emília Galdino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the adequacy of labeling and presence of advertising directed to children contained in the packaging of juices, nectars and tropical solid preparations sold in supermarkets of Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de la adecuación del etiquetado y presencia de publicidad dirigida a los niños contenida en los envases de jugos, néctares y preparados sólidos tropicales vendidos en los supermercados de Cuité-PB.
dc.identifier.citation FERRAZ, Emília Galdino. Análise da adequação da rotulagem e presença de propaganda direcionada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB. 2018. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen El consumo de productos industrializados ha ido cobrando protagonismo debido a la practicidad para los individuos que ya no tienen tiempo de prepararse a partir del producto fresco y actualmente las industrias han invertido en publicidades de alimentos pobres en nutrientes, por lo que la elección de productos saludables es más difícil , generando un ambiente obesogénico, comprometen principalmente la salud de los niños. Asociado a estos factores, cabe destacar los efectos provocados por el packaging, que permite influir consciente e inconscientemente en el público infantil, especialmente a través de la presencia del marketing y la publicidad. El estudio tiene como objetivo analizar la adecuación del etiquetado obligatorio y la presencia de publicidad dirigida a los niños contenida en los envases de jugos, néctares y preparados sólidos tropicales vendidos en los supermercados de Cuité-PB. Se utilizó como estrategia metodológica una investigación descriptiva de campo. La recolección de datos de los envases de jugos, néctares y preparados sólidos se realizó en los estantes de cuatro pequeños supermercados ubicados en la ciudad de Cuité-PB. Para el análisis se utilizaron datos dispuestos en hojas de cálculo de Microsoft Office Excel 2007. Los resultados mostraron que las variables analizadas cumplieron en su mayoría y el incumplimiento de los aditivos se repitió en todas las muestras. En este sentido, el estudio apunta a una mejora en la supervisión de los órganos competentes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta