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Episódios significativos de ventos de través no aeroporto de Petrolina: um estudo de condições meteorológicas adversas em operações de pouso e decolagem.

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dc.creator.ID Barbieri, L.F.P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8635194719529993 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Magaly de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, M F pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4257035337685617 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAGÃO, Maria Regina da Silva.
dc.contributor.referee2 BARRETO, Aldinete Bezerra.
dc.description.resumo O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo caracterizar o regime de vento em superfície na área do Aeroporto Internacional de Petrolina (Senador Nilo Coelho) e identificar condições meteorológicas adversas cruciais às operações de pouso e decolagem. Enfoque especial foi dado aos episódios de vento cruzado, também denominado vento de través (vento perpendicular à pista de pouso). Os principais dados utilizados são as mensagens METAR do período 2003 - 2014. Um aumento significativo na frequência de vento de través, que chega a 100% no mês de julho, é informação importante a ser considerada pelos pilotos que atuam na Região. A Análise Fatorial por Componentes Principais (ACP) foi utilizada para identificar mecanismos físicos associados com mudanças significativas no vento local. Foram retidos três fatores que explicaram 94,9% da variabilidade dos dados no mês de abril. Os episódios mais significativos de vento de través do quadrante Nordeste (TRV_NE) ocorreram no ano de 2012 em condições atmosféricas influenciadas pela atuação de VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis). Movimentos descendentes no centro do VCAN, redução na umidade atmosférica e um número maior de nuvens mais altas estão entre as principais características desses eventos. As análises mostram ainda uma relação positiva entre o número de registros de VCAN e a frequência de TRV_NE, e que a circulação da brisa lacustre induzida pela implantação do Lago de Sobradinho ao sul do aeroporto de Petrolina contribuiu para o aumento na frequência de vento de través do quadrante Sudoeste (TRV_SW). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Meteorologia pt_BR
dc.subject.cnpq Geociências pt_BR
dc.title Episódios significativos de ventos de través no aeroporto de Petrolina: um estudo de condições meteorológicas adversas em operações de pouso e decolagem. pt_BR
dc.date.issued 2016-02-26
dc.description.abstract The development of this work aimed to characterize the surface wind regime in the Petrolina International Airport area (Senator Nilo Coelho) and to identify adverse weather conditions crucial to landing and takeoff operations. Special focus was given to cross-wind (wind perpendicular to the runway) episodes. The main data used are the METAR messages for the period 2003 – 2014. A significant increase in cross-wind frequency, that reaches 100% in the month of July, is important information to be considered by the pilots that operate in the region. The Factor Analysis by Principal Components (PCA) was used to identify physical mechanisms associated with significant changes in the local wind. Three factors explaining 94.9% of the variance in the month of April were retained. The most significant episodes of cross-wind on the Northeast quadrant (TRV_NE) occurred in 2012 under atmospheric conditions influenced by UTCV (Upper Tropospheric Cyclonic Vortex). Descending motion in the UTCV center, reduction in atmospheric humidity and a larger number of higher base clouds are among the main characteristics of these events. The analyses show also a positive relationship between the number of UTCV reports and the frequency of TRV_NE, and that the lake breeze circulation induced by the implantation of the Sobradinho Lake to the south of the Petrolina airport contributed for the increase in the frequency of cross-wind on the Southwest quadrant (TRV_SW). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/695
dc.date.accessioned 2018-05-15T19:33:49Z
dc.date.available 2018-05-15
dc.date.available 2018-05-15T19:33:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aeroporto Internacional de Petrolina pt_BR
dc.subject Mensagens METAR pt_BR
dc.subject Condições Atmosféricas pt_BR
dc.subject Vento na Aviação pt_BR
dc.subject T-Student pt_BR
dc.subject VCAN pt_BR
dc.subject ACP pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBIERI, Leonardo Fagner Ponciano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Significant episodes of crosswinds at Petrolina airport: a study of adverse weather conditions in landing and take-off operations.
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation BARBIERI, L. F. P. Episódios significativos de ventos de través no aeroporto de Petrolina: um estudo de condições meteorológicas adversas em operações de pouso e decolagem. 2016. 62 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/695 pt_BR


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