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A perspectiva do ensino por pesquisa na aprendizagem em ciências.

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dc.creator.ID GOMES, A. L. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2166159131142796 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULA, José Carlos Freitas de.
dc.contributor.advisor1ID PAULA, J. C. de F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1070998406032540 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELLO, Leonardo Cavalcante de Araujo.
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, Jair Stefani Pereira de.
dc.description.resumo A função do ensino das Ciências deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisões, o que implica na apresentação sistêmica dos conteúdos trabalhados em sala de aula, percebendo os mesmos enquanto meios necessários ao exercício do pensar. Nosso objetivo foi de aplicar uma metodologia de ensino que rompe com as fronteiras entre as diferentes componentes curriculares propostas pelo currículo escolar alterando inclusive a hierarquização dos conteúdos e sequências didáticas tradicionalmente trabalhadas no ensino, apresentando o aluno como protagonista da construção do seu próprio saber e o professor como mediador ou facilitador no processo ensino-aprendizagem. O trabalho ocorreu Escola José Luiz Neto na Cidade de Barra de Santa Rosa – PB, em parceria com o PET-MEC-SESu, Laboratório de Pesquisa em Educação Química – CES e programa de pós-graduação em Ensino e Aprendizagem da UFCG, para estudar os efeitos da intervenção humana no Açude Curimataú da Cidade de Barra de Santa Rosa. Nesse trabalho os alunos foram os responsáveis para obtenção dos dados durante toda pesquisa e os educadores foram os orientadores na obtenção das informações necessárias para a construção do conhecimento. O encontro da equipe docente acontecia a cada duas semanas. Foi possível concluir a importância da eficácia desse método de ensino, porque tem como caráter educativo de despertar nos alunos uma postura de protagonistas da sua própria aprendizagem. Mas para um melhor resultado é necessário um novo olhar sobre esta concepção educacional a fim de viabilizar uma mudança nos currículos escolares com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A perspectiva do ensino por pesquisa na aprendizagem em ciências. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The role of science education should be to develop the capacity for decision-making , which entails systemic presentation of content learned in the classroom , while realizing they need to pursue ways to think . Our goal was to apply a teaching methodology that breaks the boundaries between the different curriculum components proposed by changing school curriculum including the prioritization of content and didactic sequences traditionally worked in education , with the student as the protagonist of the construction of their own knowledge and teacher as a mediator or facilitator in teaching -learning process . The work was José Luiz Neto School in the City of Santa Rosa Bar - PB , in partnership with the PET - MEC - SESu Research Laboratory in Chemistry Education - CES program and graduate in Teaching and Learning UFCG to study the effects of human intervention in Curimataú Dam Bar of the City of Santa Rosa . In this study students were responsible for data collection for all research and educators were the guiding in obtaining the information necessary for the construction of knowledge . The meeting of the teaching staff took place every two weeks. It was concluded that the importance of effective teaching method , because its educational character awaken in students an attitude of the protagonists of their own learning . But for best results you need a new look at this educational design in order to make a change in the school curriculum in order to improve student learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6960
dc.date.accessioned 2019-09-12T15:43:47Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T15:43:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Research pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Búsqueda
dc.subject Enseñanza-aprendizaje
dc.subject Formación de profesores
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Ana Lúcia Santos Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perspective of teaching by research in science learning. pt_BR
dc.title.alternative La perspectiva docente investigadora en el aprendizaje de las ciencias.
dc.identifier.citation GOMES, Ana Lúcia Santos Silva. A perspectiva do ensino por pesquisa na aprendizagem em ciências. 2014. 77fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6960 pt_BR
dc.description.resumen El papel de la enseñanza de las ciencias debe ser desarrollar la capacidad de tomar decisiones, lo que implica la presentación sistémica de los contenidos trabajados en el aula, percibiéndolos como medios necesarios para el ejercicio del pensamiento. Nuestro objetivo fue aplicar una metodología de enseñanza que rompa las fronteras entre los diferentes componentes curriculares propuestos por el currículo escolar, alterando incluso la jerarquía de contenidos y secuencias didácticas tradicionalmente trabajadas en la enseñanza, presentando al alumno como protagonista de la construcción de su propio conocimiento. y el docente como mediador o facilitador en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El trabajo se realizó en la Escuela José Luiz Neto de la Ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, en alianza con el PET-MEC-SESu, el Laboratorio de Investigación en Educación Química - CES y el programa de posgrado en Enseñanza y Aprendizaje de la UFCG, para estudiar la efectos de la intervención humana en el Embalse Curimataú en la ciudad de Barra de Santa Rosa. En este trabajo los estudiantes fueron los encargados de obtener los datos a lo largo de la investigación y los docentes fueron los asesores en la obtención de la información necesaria para la construcción del conocimiento. La reunión del personal docente se llevó a cabo cada dos semanas. Se pudo concluir la importancia de la eficacia de este método de enseñanza, pues tiene el carácter educativo de despertar en los estudiantes una postura de protagonistas de su propio aprendizaje. Pero para un mejor resultado, es necesaria una nueva mirada a este concepto educativo que permita un cambio en los currículos escolares para mejorar el aprendizaje de los estudiantes.


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