Dépôt DSpace/Manakin

Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MEDEIROS, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0934802763464383 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.
dc.contributor.referee1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.description.resumo Diante das dificuldades de aprendizagem relacionadas ao domínio da leitura e escrita apresentadas por alguns alunos de uma escola pública da zona rural do município de Picuí-PB, busca-se com esse estudo analisar as concepções de leitura e escrita de familiares responsáveis e de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de descobrir fatores que como ela, influenciam no processo de alfabetização e letramento. Através de uma abordagem de pesquisa qualitativa tendo-se como questões norteadoras a caracterização do contexto social da escola e dos alunos envolvidos, o registro e análise sobre o que pensam familiares e alunos a respeito de leitura e escrita, buscando fazer uma ponte entre essas falas e a teoria. Isso tudo com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas e diminuir as necessidades linguísticas dos alunos do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula pt_BR
dc.title Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract Faced with learning difficulties related to the field of reading and writing presented by some students of a public school in rural municipality of Picuí -PB , we seek to study and analyze the conceptions of reading and writing family guardians and students third year of elementary school , the prospect of discovering how it factors that influence the literacy and literacy process. Through a qualitative research approach taking as guiding questions caracterização do the social context of the school and the students involved , the recording and analysis about what families and students think about reading and writing , seeking to bridge these perspectives and theory. This all with the intention of contributing to the improvement of quality of education in public schools and reduce the linguistic needs of the students of the field . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962
dc.date.accessioned 2019-09-12T16:10:49Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T16:10:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento e concepções de familiares pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Literacy and conceptions of family pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Literatura
dc.subject Alfabetización y concepciones de familia
dc.subject Estudiantes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Josimane dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Responsible family members and students conceptions about reading and writing of a class in a rural school in Picuí - PB. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de familiares y alumnos responsables sobre la lectura y la escritura en una clase de una escuela rural de Picuí - PB.
dc.identifier.citation MEDEIROS, Josimane dos Santos. Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB. 2014. 66fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962 pt_BR
dc.description.resumen Frente a las dificultades de aprendizaje relacionadas con el dominio de la lectura y escritura presentadas por algunos alumnos de una escuela pública de la zona rural del municipio de Picuí-PB, este estudio busca analizar las concepciones de lectura y escritura de familiares responsables y estudiantes del tercer año de primaria, con miras a descubrir factores que, como ella, inciden en el proceso de lectoescritura y lectoescritura. A través de un enfoque de investigación cualitativa, teniendo como preguntas orientadoras la caracterización del contexto social de la escuela y de los estudiantes involucrados, el registro y análisis de lo que los familiares y estudiantes piensan sobre la lectura y la escritura, buscando tender un puente entre estas líneas y la teoría. Todo esto con la intención de contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza en las escuelas públicas y reducir las necesidades lingüísticas de los estudiantes rurales.


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte