DSpace/Manakin Repository

A relação entre os conteúdos trabalhados pelos professores de educação física e os parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, João Batista da.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Geneci Cavalcante Moura de.
dc.description.resumo A Educação Física apresenta um vasto campo de ensino e aprendizagem que propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) e demais diretrizes que regem a educação, tem em seus conteúdos objetivos que propõem a formação social do aluno. Tendo como sua importância no ambiente escolar quando proporciona aos alunos conteúdos necessários para o conhecimento sobre a cultura corporal, fundamentais para assimilação e ampliação da aprendizagem escolar. Os esportes, os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas dão subsídios capazes de fazer com que os indivíduos possam através de suas práticas corporais, construir e adquirir novos conhecimentos. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II na cidade de Cuité-PB, buscando uma fundamentação a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s). A metodologia envolveu uma amostra composta por 09 professores de 07 escolas diferentes, sendo todos os sujeitos da pesquisa licenciados em Educação Física, sendo 02 professores da rede pública, 03 professores da rede particular e 04 professores da rede estadual de ensino. De acordo com os resultados verifica-se que os docentes demonstraram que a Educação Física é um componente curricular rico em conteúdos e possibilidades específicas de movimento, porém indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem dos conteúdos da cultura corporal nas aulas, uma vez que não havia o interesse de trabalhar todos os conteúdos da Educação Física, propostos pelos PCN‟s mas apenas alguns deles como: esportes e jogos pré-desportivos. Sendo assim, a pesquisa revelou que a Educação Física dentro das escolas compreende entre alguns conteúdos os jogos e esportes como prioridades e com o intuito de competição, tornando a cultura corporal e seus conteúdos algo pouco utilizado nas aulas teóricas e práticas, o que distância dos objetivos propostos pelos PCN‟s da área em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A relação entre os conteúdos trabalhados pelos professores de educação física e os parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract Physical Education offers a wide range of teaching and learning that proposed by the National Curriculum Parameters ( PCN 's) and other guidelines governing education , has in its objective content offering social education of the student . Having as its importance in the school environment provides students when necessary contents for knowledge about the body , fundamental culture assimilation and expansion of school learning . Sports , games , dances, fights , the gymnastics give subsidies capable of making individuals can through their bodily practices , build and acquire new knowledge . The present study aims to identify and analyze the content used by teachers of Physical Education in Elementary School II in the city of Cuité -PB , seeking reasons in light of the National Curriculum Parameters ( PCN 's) . The methodology involved a sample of 09 teachers from 07 different schools , all of the subjects licensed in Physical Education , 02 public school teachers , 03 teachers from private schools and 04 teachers from state schools . According to the results it appears that teachers demonstrated that physical education is rich in content and specific possibilities of movement curricular component , but indicate that there are some limitations to the approach of the contents of physical culture classes , since no had the interest to work all the contents of Physical Education , proposed by PCN's but only some of them as pre - sports and sports games . Thus , the research revealed that physical education in schools includes some content from the games and sports as a priority and with the aim of competition , making the body culture and its contents something rarely used in theoretical and practical classes , which range from objectives proposed by the PCN's of the study area . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6964
dc.date.accessioned 2019-09-12T17:02:25Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T17:02:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Conteúdos pt_BR
dc.subject PCN‟s pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.subject Contents pt_BR
dc.subject PCN's pt_BR
dc.subject Educación Física Escolar
dc.subject Contenido
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Franciana Silva dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship between the contents worked by physical education teachers and the national curricular parameters in elementary school II. pt_BR
dc.title.alternative La relación entre los contenidos trabajados por los profesores de educación física y los parámetros del currículo nacional en la educación básica II.
dc.identifier.citation SANTOS, Franciana Silva dos. A relação entre os conteúdos trabalhados pelos professores de educação física e os parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental II. 2014. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La Educación Física presenta un vasto campo de enseñanza y aprendizaje que propuesto por los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN's) y demás lineamientos que rigen la educación, tienen en su contenido objetivos que proponen la formación social del alumno. Teniendo como importancia en el ámbito escolar cuando proporciona a los estudiantes los contenidos necesarios para el conocimiento sobre la cultura corporal, fundamental para la asimilación y ampliación de los aprendizajes escolares. Los deportes, los juegos, los bailes, las peleas, la gimnasia brindan subsidios capaces de capacitar a los individuos, a través de sus prácticas corporales, para construir y adquirir nuevos conocimientos. El presente estudio tiene como objetivo identificar y analizar los contenidos utilizados por los profesores de Educación Física de la Enseñanza Básica II del municipio de Cuité-PB, buscando una fundamentación a la luz de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN's). La metodología involucró una muestra compuesta por 09 docentes de 07 escuelas diferentes, siendo todos los sujetos de la investigación licenciados en Educación Física, siendo 02 docentes de la red pública, 03 docentes de la red privada y 04 docentes de la red estatal de educación. De acuerdo con los resultados, parece que los docentes demostraron que la Educación Física es un componente curricular rico en contenidos y posibilidades específicas de movimiento, sin embargo, indican que existen algunas limitaciones en cuanto al abordaje de los contenidos de la cultura corporal en las clases, ya que no hubo interés en trabajar con todos los contenidos de Educación Física, propuestos por los PCN, sino solo algunos de ellos, como son: deportes y juegos predeportivos. Así, la investigación reveló que la Educación Física dentro de las escuelas incluye, entre algunos contenidos, el juego y el deporte como prioritarios y con el objetivo de la competencia, haciendo de la cultura corporal y sus contenidos algo poco utilizado en las clases teóricas y prácticas, lo que aleja los objetivos propuestos por los PCN. del área en estudio.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta