DSpace/Manakin Repository

Análise conjunta do binômio ensino-aprendizagem da termodinâmica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, N. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9040401630731523 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MANZI, João Teotônio.
dc.contributor.advisor1ID MANZI, J. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3557380082612068 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Romildo Pereira.
dc.contributor.referee2 BARROS, Joana Maria de Farias.
dc.description.resumo É bem conhecido que apreender os conceitos básicos da termodinâmica tem sido uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer de sua vida acadêmica, quer seja no âmbito do ensino médio, dos cursos técnicos, bem como nos cursos universitários. A disciplina e considerada pelos discentes como uma das mais complexas da grade curricular, requerendo esforços adicionais e, portanto exigindo do professor estrategias didáticas eficientes bem como, as modificações de suas metodologias de ensino empregadas em sala de aula, que permita obter avanços significativos na aprendizagem dos discentes. Tais modificações tem como principal objetivo facilitar a aprendizagem da termodinâmica, cujos conteúdos propostos devem vincular as aulas teóricas com o cotidiano do estudante, possibilitando assim aulas mais agradáveis e interessantes. Sendo assim, o objetivo maior desse trabalho e analisar e avaliar as dificuldades da relação do binômio ensino-aprendizagem da termodinâmica, encontradas pelos discentes acerca dos conceitos associados a ótica do cotidiano. Para analisar tais dificuldades, uma estrategia que considera as correlações de força entre o binômio foi proposta por uma serie de questões sobre a termodinâmica relacionadas ao cotidiano do aluno de diferentes graus de maturidade acadêmica e aplicadas em instituições de ensino distintas. Uma vez que as informações essenciais foram capturadas, os dados foram organizados e analisados mediante métodos qualitativo e quantitativo sendo tratados sob o ponto de vista estatístico. A avaliação dos resultados indica e confirma as dificuldades e o baixo rendimento no ensino-aprendizagem da termodinâmica com relação aos seus conteúdos, não só com respeito ao seu conteúdo teórico e pratico, mas também no seu aspecto motivacional. Observa-se ainda uma clara dicotomia relacionada a termodinâmica e ao cotidiano dos alunos, verificando um baixo desempenho dos grupos pesquisados onde, em geral, os resultados podem diferir entre si, devido as exigências acadêmicas de cada instituição de ensino pesquisada. Assim sendo, a formação dos alunos e insuficiente para o correspondente grau acadêmico, no que se refere aos conteúdos básicos da termodinâmica associados a vivencia dos alunos analisados. Portanto e essencial e indispensável que os estudantes nas instituições de ensino adquiram conteúdos mais significativos e sólidos acerca dos conceitos básicos da termodinâmica, para então poderem identificar e correlacionar os fatos do seu cotidiano que estão associados com os conhecimentos científicos expostos em sala de aula. Contudo, e necessário que o professor durante as suas aulas oriente os seus alunos na diretriz do conhecimento, da aprendizagem significativa, a fim de que, no momento em que o acadêmico percorrer todo processo de educação escolar e universitário, não seja um cidadão imaturo, acrítico, com lacunas indesejáveis na sua formação acadêmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química
dc.title Análise conjunta do binômio ensino-aprendizagem da termodinâmica. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-09
dc.description.abstract It is well known that grasping the basic concepts of thermodynamics has been one of the major difficulties faced by students throughout their academic life, whether in high school, technical, as well as university courses. The subject is considered by students as one of the most complex of the curriculum, requiring additional efforts and therefore requiring efficient teaching strategies as well as modifications of their teaching methodologies used in the classroom, which allows significant advances in learning. of the students. Such modifications have as main objective to facilitate the learning of thermodynamics, whose proposed contents should link the theoretical classes with the student's daily life, thus enabling more enjoyable and interesting classes. Thus, the main objective of this work is to analyze and evaluate the difficulties of the relationship between the teaching-learning thermodynamics binomial, found by students about the concepts associated with everyday optics. To analyze these difficulties, a strategy that considers the strength correlations between the binomial was proposed by a series of questions about the thermodynamics related to the daily life of students of different degrees of academic maturity and applied in different educational institutions. Once the essential information was captured, the data were organized and analyzed using qualitative and quantitative methods and were treated from the statistical point of view. The evaluation of the results indicates and confirms the difficulties and the low performance in the teaching-learning of thermodynamics in relation to its contents, not only regarding its theoretical and practical content, but also in its motivational aspect. There is also a clear dichotomy related to the thermodynamics and the students' daily life, verifying a poor performance of the researched groups where, in general, the results may differ among them, due to the academic requirements of each research institution. Thus, the students 'education is insufficient for the corresponding academic degree, regarding the basic thermodynamic contents associated with the students' experience. Therefore it is essential and indispensable that students in educational institutions acquire more meaningful and solid content about the basic concepts of thermodynamics, so that they can identify and correlate the facts of their daily lives that are associated with the scientific knowledge exposed in the classroom. However, it is necessary that the teacher during his classes guides his students in the guideline of knowledge, meaningful learning, so that, when the academic goes through the whole process of school and university education, he is not an immature citizen, uncritical, with undesirable gaps in their academic background. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6967
dc.date.accessioned 2019-09-12T17:58:18Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T17:58:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Termodinâmica
dc.subject Didática - Estratégias e Métodos
dc.subject Ensino-Aprendizagem
dc.subject Métodos Estatísticos
dc.subject Estado da Arte
dc.subject Thermodynamics
dc.subject Didactics - Strategies and Methods
dc.subject Teaching-Learning
dc.subject Statistical methods
dc.subject State of art
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Nataline Cândido da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Joint analysis of the teaching-learning binomial of thermodynamics. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Nataline Cândido da Silva. Análise conjunta do binômio ensino- aprendizagem da termodinâmica. 2015. 103f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Química, Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6967 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta