DSpace/Manakin Repository

Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4795174625067058 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.description.resumo A ligação do Conselho Tutelar com a Escola é justificada por sua exímia missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) regulamenta as leis referentes à educação destes, o Conselho pode interagir com os educadores no intuito de vencer o fracasso escolar. Assim pretende-se, através desse estudo, explanar a atuação do Conselho Tutelar face ao sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). A pesquisa teve como objetivo geral esclarecer como se dá a relação Conselho/Escola prevista no ECA e sua articulação e atuação no sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). O estudo borda problemas relacionados à oferta de ensino e aplicação dos direitos educacionais, como também às ações do CT na educação e a participação da Escola na defesa dos direitos de seus alunos. Além disso, mediante a revisão de literatura e a análise dos dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com três membros do CT da gestão presente e três da gestão anterior, bem como por seis professores da Escola Municipal Papa Paulo VI, puderam-se alistar algumas falhas do relacionamento desses órgãos, apontar alternativas como melhor esclarecimento mútuo de suas atribuições e considerar as muitas vantagens que essa relação oferece, na perspectiva de alcançar um ensino e aprendizagem de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The connection of the Guardian Council with the School excels is justified by its mission to ensure compliance with the rights of the child and adolescent. Since the Statute of the Child and Adolescent (ECA) regulates these laws pertaining to education, the Council may interact with educators in order to overcome school failure. So we intend, through this study, explain the role of the Guardian Council in relation to the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The research investigation aims to clarify how is the relationship Council/School provided the ECA and its articulation and performance in the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The study border issues related to the provision of teaching and application of educational rights, as well as the actions of CT on education and participation School in defending the rights of their students. Furthermore, through the literature review and analysis of data collected through semi-structured interviews with three members of the management of this CT and three of the previous management, as well as six of the Municipal School teachers Pope Paul VI, might be listing a few failures relationship of these bodies, identify alternatives as better mutual clarification of their duties and consider the many advantages that this relationship offers the prospect of achieving teaching and learning quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6971
dc.date.accessioned 2019-09-12T18:22:08Z
dc.date.available 2019-09-12
dc.date.available 2019-09-12T18:22:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Criança e Adolescente pt_BR
dc.subject Conselho Tutelar pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.subject Child and Adolescent pt_BR
dc.subject Child Protection Council pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Enseñanza
dc.subject Niño y adolescente
dc.subject Consejo Tutelar
dc.subject Escuela
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria de Lourdes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Articulation between tutelary council and school: acting in the elementary school of Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.title.alternative Articulación entre consejo de tutela y escuela: actuación en la educación básica en Nova Floresta - PB.
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Lourdes da. Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB. 2014. 67fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La vinculación entre el Consejo Tutelar y el Colegio se justifica por su excelente misión de velar por el cumplimiento de los derechos de los niños, niñas y adolescentes. Dado que el Estatuto de la Niñez y la Adolescencia (ECA) regula las leyes relativas a su educación, el Consejo puede interactuar con los educadores para superar el fracaso escolar. Así, se pretende, a través de este estudio, explicar el papel del Consejo Tutelar en relación al sistema educativo de la Escuela Básica de Nova Floresta (PB). El objetivo general de la investigación fue esclarecer cómo se produce la relación Consejo/Escuela prevista en el ECA y su articulación y actuación en el sistema educativo de la Enseñanza Fundamental de Nova Floresta (PB). El estudio bordea problemas relacionados con la oferta de enseñanza y aplicación de los derechos educativos, así como las acciones de la CT en la educación y la participación de la Escuela en la defensa de los derechos de sus estudiantes. Además, a través de la revisión bibliográfica y el análisis de los datos recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con tres miembros de la CT de la administración actual y tres de la administración anterior, así como con seis docentes de la Escola Municipal Papa Paulo VI, se detectaron algunas falencias. de la relación entre estos órganos, señalar alternativas como una mejor clarificación mutua de sus atribuciones y considerar las múltiples ventajas que ofrece esta relación, en la perspectiva de lograr una enseñanza y un aprendizaje de calidad.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta